Buscar

PROVA FISIOLOGIA VETERINARIA AOL 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA VETERINARIA AOL 2 
As aves são animais vertebrados e endotérmicos. Possuem segmentos e hábitos alimentares variados, sendo que cada segmento exerce uma função distinta se comparado a outros animais, como ruminantes, equinos, suínos e caninos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o aparelho digestivo de aves, analise os segmentos a seguir e associe-os com suas respectivas características.
1) Moela.      
2) Proventrículo.  
3) Papo.  
4) Bico.             
( ) Apreensão do alimento.
( ) Armazenamento de alimento.
( ) Estômago muscular das aves.
( ) Estômago glandular.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
4, 3, 1, 2.
O sistema digestivo de ruminantes possui várias cavidades ou segmentos. Um deles é conhecido como folho ou folhoso, localizado na terceira divisão do estômago entre o barrete e o abomaso. Tem como uma de suas principais funções a absorção de água do bolo alimentar.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre características anatomofisiológicas do sistema digestivo de ruminantes, o órgão em questão é o:
omaso. 
A cadeia produtiva sempre visa à maximização de resultado e produção animal, gerando um retorno ainda maior para o país e o produtor. Assim, deve-se saber que, na alimentação animal, alguns fatores responsáveis pela digestão podem influenciar o desempenho animal de forma direta e indireta.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o sistema digestivo de ruminantes, pode-se afirmar que: 
os fatores mecânicos envolvem ações como mastigação, regurgitação e defecação.
O sistema digestivo de cada ser vivo está adaptado e interligado a hábitos alimentares, qualidade do alimento e outros fatores que podem influenciar digestão, absorção e excreção de resíduos. No caso dos ruminantes, como bovinos, caprinos, ovinos e bubalinos, o rúmen desempenha um importante papel fermentativo na nutrição do animal, fornecendo ácidos graxos de cadeia curta e longa (AGCC e AGCL).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a digestão ruminal, é possível afirmar que:
o propionato é o principal precursor de glicose nos ruminantes.
O sistema digestivo de aves possui alguns segmentos ímpares que desempenham funções diferentes do que em outros animais. Um desses segmentos é considerado um pré-estômago (como em ruminantes), desempenhando a função de recebimento do alimento. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o sistema digestivo de aves, pode-se afirmar que o órgão descrito no texto é:
o papo. 
No sistema digestivo de ruminantes, particularmente nos segmentos duodeno e jejuno, ocorre a maior parte da digestão e da absorção dos nutrientes, como proteínas, lipídeos, minerais e vitaminas. Isso se dá principalmente por terem camadas de vilos, que servem para aumentar a superfície de absorção de nutrientes.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, as enzimas digestivas envolvidas nesse processo são:
tripsina, amilase pancreática e lipase.
O sistema digestivo dos ruminantes é composto por boca, faringe, esôfago, pré-estômagos (rúmen, retículo, omaso), abomaso (estômago verdadeiro ou glandular), intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Entre esses órgãos, existe um que desempenha o processo de ruminação, já que é o responsável pela contração que leva à regurgitação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as características anatomofisiológicas do sistema digestivo de ruminantes, o órgão descrito é o:
retículo.
O sistema digestivo das aves é composto por boca, bico, esôfago, inglúvio (papo), estômago glandular (proventrículo), estômago mecânico (moela ou ventrículo), intestino delgado (formado por duodeno, jejuno e íleo), intestino grosso (cecos, cólon e reto) e cloaca. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o sistema digestivo de não ruminantes, pode-se afirmar que o segmento que desempenha as funções das vias de eliminação urinária, digestiva e reprodutiva é:
a cloaca.
Analise a situação-problema a seguir:
Um equino manga-larga marchador deu entrada no hospital veterinário com complicações no aparelho digestivo, mais precisamente no flanco direito. O estagiário observou uma estrutura aumentada de volume, enrijecida, e o animal apresenta inquietação e dor. Porém, não relatou nada no exame e na ficha clínica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre características anatomofisiológicas do sistema digestivo de não ruminantes, a estrutura anatômica que pode estar acometida é o:
ceco.
Dentro da classificação de animais monogástricos, há os suínos, animais que apresentam trato digestivo relativamente pequeno e com reduzida capacidade de armazenamento. Neles, há um segmento digestivo onde ocorre a quimificação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as características anatomofisiológicas do sistema digestivo de não ruminantes, o órgão em que ocorre o processo químico que converte substâncias alimentícias no bolo alimentar (quimo) é o:
estômago.

Continue navegando