Buscar

Peso e balanceamento


Continue navegando


Prévia do material em texto

PESOS
Gustavo Henrique Bueno Braga
Matrícula: 01398272
Ciências aeronáutica 
PB (peso básico) que seria basicamente do avião vazio, incluindo apenas coisas necessárias para o acionamento, como o óleo, fluído hidráulico, poltronas, equipamentos fixos e combustível não drenável.
PBO ou peso básico operacional nada mais é que o PB + tripulação e comissários de bordo com suas bagagens manuais e documentos de bordo, e itens necessários para que a aeronave seja operada.
Carga paga seria os passageiros, bagagens, carga e correio, sendo considerado 75kg por passageiro com bagagem de mão; não inclui-se o combustível a ser consumido.
Contudo, chega no PAZC peso atual zero combustível, que se trata do PBO + carga paga faltando apenas o combustível este peso é fundamental ser bem distribuído para não gerar grandes alterações na ficha de peso e balanceamento, faltando apenas o combustível que será utilizado na operação.
É o PMZC o peso máximo zero combustível que seria o peso máximo da aeronave zero combustível, este peso somente pode ser excedido com combustível nos tanques das asas; sendo também um peso estrutural, determinado pelo fabricante com referência na seção central da asa e devido aos fatores carga suportados durante um voo.
Por fim as principais diferenças entre PAZC e PMZC seria que o PAZC é o peso que será operado a aeronave em ocasiões normais e o PMZC é o peso limite operacional antes de causar danos na estrutura da aeronave e é um limitante da carga paga.
Bibliografia
https://www.passeidireto.com/arquivo/41255056/teoria-de-voo-9
https://liftaviation.com.br/posts/peso-e-balanceamento-de-aeronaves-a-jato-teoria-de-voo/