Buscar

DIREITO CIVIL - U1S2 - Atividade de Aprendizagem

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL - U1S2 - Atividade de Aprendizagem
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
"Princípio vem do latim principium e tem significado variado, este pode ser entendido como o começo de tudo, é o nascedouro das coisas e seres, é o que vem antes, início, origem, ponto de partida, regra a seguir, La Norma Primaria. Princípio significa normas elementares ou requisitos primários instituídos como base que mostram o conjunto de regras ou preceitos que se fixaram para servir de norma a toda espécie de ação jurídica, traçando, assim, a conduta a ser tida em qualquer operação jurídica.". (Fonte: Artigo os princípios do Código Civil inerentes as faces da sociedade. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/61319/os-principios-do-codigo-civil-inerente-as-faces-da-sociedade. Acesso em 10/11/2020).
 
O Código Civil de 2002 tem alguns princípios ou diretrizes, que são os valores base que permeiam todo o corpo de seu texto, neste sentido, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O princípio da Eticidade guia a interpretação do direito civil, que deve ser pautada na ética e na boa-fé objetiva das partes.
II. A Socialidade diz respeito à forma que deve ser o exercício de um direito, pelo seu titular, pois certamente irá impactar sobre a coletividade. Por isso, todos os institutos do Direito Civil devem cumprir uma função social, sempre prevalecendo os interesses individuais, mesmo que em detrimento do interesse coletivo.
III. Operabilidade  é o princípio que prevê que o direito não deve ficar no campo das abstrações, mas deve ser formalmente rigoroso.
IV. O princípio da dignidade da pessoa humana e o princípio da solidariedade social não devem ser seguidos pelo Código Civil, uma vez que são previstos na Constituição Federal e não no Código Civil.
Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I e III, apenas. 
b.
II e III, apenas.
c.
I, apenas.
d.
II, apenas.
e.
IV, apenas.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Como o direito regula a vida em sociedade e esta é composta de pessoas, o estudo do direito deve começar por elas, que são os sujeitos das relações jurídicas. Desse modo, o sujeito da relação jurídica é sempre o ser humano, na condição de ente social. (GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro, volume 1. 15. ed. – São Paulo: Saraiva Educação, 2018).
 
Sobre os sujeitos das relações jurídicas, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
(  ) O sujeito ativo é o titular do direito subjetivo ou potestativo, objeto da relação jurídica, podendo exigir da outra parte uma sujeição, obrigação ou comportamento.
(  ) Os animais não são considerados sujeitos de direitos, embora mereçam proteção. Por essa razão não têm capacidade para adquirir direitos.
(  ) Entes despersonalizados , tais como condomínio, sociedade de fato, massa falida, espólio não podem ser sujeitos de relações jurídicas.
(  ) Sujeito passivo é o devedor da obrigação ou comportamento. Logo, será o titular do dever jurídico. Assim, será o devedor da prestação principal.
(  ) Pessoa jurídica não pode ser sujeito em uma relação jurídica, uma vez que não possuí vontade própria.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
a.
V – F – V – V – F.
b.
V – V – V – F – F.
c.
F – F – V – V - V.
d.
V – F – V – F – V.
e.
V – V – F – V – F. 
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Prescreve o art. 2º do Código Civil: “A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro”. De acordo com o sistema adotado, tem-se o nascimento com vida como o marco inicial da personalidade. Respeitam-se, porém, os direitos do nascituro, desde a concepção, pois desde esse momento já começa a formação do novo ser”. (Fonte: Gonçalves, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro, volume 1. 15. ed. – São Paulo: Saraiva Educação, 2018. p. 52).
 
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
 
I.  Em caso de falecimento do genitor antes do nascimento, o nascituro não terá direito de ser reconhecido como filho.
II.  O nascituro não poderá ser beneficiado por legado ou herança.
III. É obrigatória a nomeação de um curador, se o pai falecer estando grávida a mulher, e não tendo esta o poder familiar.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
III, apenas. 
b.
I, apenas.
c.
I e II, apenas.
d.
II e III, apenas.
e.
II, apenas.

Continue navegando