Logo Passei Direto
Buscar

AV1 Psicologia e a Pessoa com Deficiência Unidade

User badge image
Cleubson Neri

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Quanto ao lugar ocupado pelas pessoas com deficiência na sociedade, percebe-se uma constante reformulação de pensamentos e propostas. Se essas pessoas anteriormente eram destinadas à exclusão total, hoje reivindica-se que elas não só interajam com sua comunidade, mas que tenham voz, autonomia e participação garantidas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a integração e a inclusão, pode-se afirmar que os dois conceitos se referem a visões e práticas diferentes em relação à deficiência, porque:
a integração visa inserir pessoas com deficiência nos espaços coletivos, e intervir sobre elas para torná-las mais adaptadas. Na inclusão, o objetivo principal é a remoção de barreiras no contexto social.
ao incluir, busca-se tornar a pessoa com deficiência o mais parecida possível com uma pessoa típica, a fim de evitar que ela sofra preconceitos. Já a integração permite a espontaneidade da PCD.
o modelo inclusivo tem ênfase na influência médica e nos impedimentos, enquanto o integrativo tem uma visão integral e multidisciplinar, visando a eliminação de barreiras.
se referem à mesma visão de que as pessoas com deficiência devem ser inseridas na vida em sociedade, porém se diferenciam porque o termo Integração é mais antigo, enquanto Inclusão é mais atual.
na integração ocorre uma total adaptação espacial e estrutural para receber o indivíduo com deficiência, enquanto na inclusão o que se promove são adaptações metodológicas e atitudinais.

Leia o trecho a seguir: “Na Saúde Pública, tradicionalmente pouca atenção tem sido dada às pessoas com deficiência. No entanto, ao lado de recentes engajamentos por parte de organizações e de alguns governos, a publicação do modelo da CIF fornece as bases para as políticas e disciplinas da Saúde Pública em relação à população que apresenta deficiências.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as questões relacionadas à classificação de doenças e deficiências, é possível afirmar que os documentos classificatórios conferem segurança e direcionamento ao longo dos processos avaliativos e diagnósticos, porque:
ao estabelecer critérios diagnósticos, a CIF centraliza a avaliação da funcionalidade no saber médico. Assim, a subjetividade que atrapalha a percepção da deficiência é removida.
permitem que os diagnósticos e as avaliações partam de uma visão integral do sujeito. Assim, ao classificar uma deficiência, todos os aspectos referentes à saúde e funcionalidade são considerados.
tratando-se de deficiências, o CIF faz uso de códigos correspondentes a cada uma delas. Assim, permite a construção de um projeto de intervenção universal, para todos que tiverem essa deficiência.
engloba todas as dificuldades de saúde que existem. A CID, que é o documento central, trata de patologias diversas, e o CIF, que é um dos capítulos da CID, trata de disfunções de ordem física.
tanto a CID quanto a CIF são documentos definitivos, sem abertura para reformulações. Dessa forma, eles permitem que os profissionais de saúde usem sempre os meus critérios e haja maior coerência.

A questão da saúde é um dos principais interesses humanos ao longo da vida. Por muito tempo, a saúde foi vista como sinônimo da ausência de doenças. Hoje, porém, percebemos que ter uma vida saudável vai além do aspecto médico ou orgânico, mas diz respeito à integralidade da vida, incluindo as emoções, relações humanas, estrutura socioeconômica, entre outros fatores. A perspectiva do cuidado integral, por isso, é essencial até mesmo para a classificação de doenças ou deficiências.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as questões relacionadas à classificação das doenças e deficiências, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A Classificação Internacional de Doenças (CID) e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) tratam de conceitos diferentes, porém relacionados.
II. A deficiência é um agravamento da doença, de forma que, quando uma doença se cronifica e não tem cura, ela pode ser considerada uma deficiência física.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

A vida em sociedade é mais do que estar com outras pessoas. Inclui a participação, o poder de dialogar, concordar e discordar, propor soluções e ter sua voz considerada. Essa vida social também apresenta desafios, uma vez que as diferenças de demandas, características, necessidades e valores, por vezes, culminam em conflitos. Mesmo assim, todas as pessoas têm direito ao convívio em sociedade, que é estruturante para nossa identidade e, em última instância, é o que nos torna humanos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as diferenças entre integração e inclusão, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Ao propor políticas de inclusão da pessoa com deficiência, é essencial a contribuição de profissionais de diversas áreas de conhecimento, formando uma equipe de cuidado multidisciplinar.
II. Em vez de acontecer na esfera das relações informais e afetivas, a inclusão acontece no contexto institucional. Ou seja, cumprimento de normas específicas precedem a espontaneidade e o acolhimento.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir: “No Brasil, o Censo IBGE 2010 aferiu que 23,9% da população, aproximadamente 45 milhões de pessoas, mencionaram apresentar alguma dificuldade funcional. Nesse total estão considerados todos os tipos e graus de deficiência de acordo com o desempenho nas atividades e domínios pesquisados: alguma dificuldade, grande dificuldade ou não ser capaz de caminhar e subir escadas, enxergar, ouvir ou apresentar deficiência mental/intelectual (IBGE, 2012).”
Apesar do reconhecimento atual de que as pessoas com deficiência são possuintes dos mesmos direitos que as pessoas sem deficiência, e da busca por igualdade de oportunidades, nem sempre foi assim. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a evolução histórica do conceito de deficiência, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O paradigma da proteção em relação às pessoas com deficiência teve uma significativa influência da Igreja Católica, que passou a abrigar e proteger muitas dessas pessoas. Mesmo assim, esse modelo é criticado.
II. Baseia-se em uma lógica assistencialista, que não confere tais cuidados à pessoa com deficiência como um direito, mas sim como caridade. Desse modo, sua autonomia é negada.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A questão da deficiência frequentemente é tratada em termos de uma relação entre diferentes. Fala-se das práticas do Estado, da religião e da sociedade como um todo frente às pessoas com deficiência, porém, por vezes, as ações dessas próprias pessoas são apagadas. Por isso, é essencial compreender que, dentre as muitas mudanças de percepção e ação acerca da deficiência, as pessoas com deficiência precisam ser protagonistas, dadas as suas reivindicações, ações de enfrentamento e resiliência.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a evolução histórica do conceito de deficiência, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O paradigma da segregação trouxe efeitos nocivos para as pessoas com deficiência. Nele, havia uma influência do misticismo e dos mitos, que tratavam a deficiência como um aspecto a ser evitado.
II. A perspectiva mística da realidade atribuía os fenômenos a causas espirituais. Dessa forma, as pessoas com deficiência eram associadas ao mal, sendo tratadas como castigos dos deuses.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

O ser humano tem desenvolvido diversas formas de lidar com o adoecimento. Desde uma perspectiva mística até a ascensão da ciência, as ferramentas são muitas, visando promover a saúde e sanar o sofrimento. Quanto às deficiências, também foram objetivo de investigação, proposições diversas de intervenção e construção de hipóteses quanto à sua origem. Essa busca constante por entender os fenômenos, suas causas e promover a saúde da melhor forma é essencial para uma melhor qualidade de vida.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a classificação das doenças, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Doença é um conceito de difícil definição, que se baseia em normas acerca do funcionamento do organismo. Já a deficiência se difere desta quanto a sua conceituação.
II. É um conceito estabelecido de forma mais homogênea, e que tem sido compreendido da mesma forma ao longo de toda a história. Isso facilita no diagnóstico e classificação das deficiências.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Na contemporaneidade, fica claro o valor da formalização de valores e regras por meio das instituições. Se, em algum momento, as normas orais foram suficientes para organizar as relações, hoje priorizamos leis que permitam uma maior estruturação dos acordos coletivos. de certo modo, nossas leis, diretrizes e instituições refletem nossos ideais, ao mesmo tempo que os estipulam. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os aspectos históricos da deficiência, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. A redação da Declaração Universal dos Direitos Humanos representou um grande passo para o combate às desigualdades e discriminações. Entretanto, ainda ocorrem violações aos direitos estabelecidos.
II. Enquanto a Declaração Universal dos Direitos Humanos busca englobar todas as pessoas, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência considera as demandas específicas das PCD.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

As deficiências, em seus mais diversos tipos, são um fenômeno que acompanha a humanidade ao longo de toda a história. Elas fazem parte da diversidade de configurações do que é ser humano e demandam formas específicas de interação com outros indivíduos e com o meio. Por isso, profissionais de diversas áreas de conhecimento buscam desenvolver tecnologias e estratégias de cuidado às pessoas com deficiência. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a aspectos históricos da deficiência, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. A Declaração Universal dos Direitos Humanos apresenta, no contexto pós-guerra, um novo paradigma civilizatório, pautado na não hierarquização de seres humanos, tratando a todos de forma igualitária.
II. Compreende-se que as diferenças fazem parte da humanidade, tanto do ponto de vista biológico quanto da construção de uma sociedade. Assim, a dignidade humana é garantida de forma incondicional.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Quanto ao lugar ocupado pelas pessoas com deficiência na sociedade, percebe-se uma constante reformulação de pensamentos e propostas. Se essas pessoas anteriormente eram destinadas à exclusão total, hoje reivindica-se que elas não só interajam com sua comunidade, mas que tenham voz, autonomia e participação garantidas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a integração e a inclusão, pode-se afirmar que os dois conceitos se referem a visões e práticas diferentes em relação à deficiência, porque:
a integração visa inserir pessoas com deficiência nos espaços coletivos, e intervir sobre elas para torná-las mais adaptadas. Na inclusão, o objetivo principal é a remoção de barreiras no contexto social.
ao incluir, busca-se tornar a pessoa com deficiência o mais parecida possível com uma pessoa típica, a fim de evitar que ela sofra preconceitos. Já a integração permite a espontaneidade da PCD.
o modelo inclusivo tem ênfase na influência médica e nos impedimentos, enquanto o integrativo tem uma visão integral e multidisciplinar, visando a eliminação de barreiras.
se referem à mesma visão de que as pessoas com deficiência devem ser inseridas na vida em sociedade, porém se diferenciam porque o termo Integração é mais antigo, enquanto Inclusão é mais atual.
na integração ocorre uma total adaptação espacial e estrutural para receber o indivíduo com deficiência, enquanto na inclusão o que se promove são adaptações metodológicas e atitudinais.

Leia o trecho a seguir: “Na Saúde Pública, tradicionalmente pouca atenção tem sido dada às pessoas com deficiência. No entanto, ao lado de recentes engajamentos por parte de organizações e de alguns governos, a publicação do modelo da CIF fornece as bases para as políticas e disciplinas da Saúde Pública em relação à população que apresenta deficiências.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as questões relacionadas à classificação de doenças e deficiências, é possível afirmar que os documentos classificatórios conferem segurança e direcionamento ao longo dos processos avaliativos e diagnósticos, porque:
ao estabelecer critérios diagnósticos, a CIF centraliza a avaliação da funcionalidade no saber médico. Assim, a subjetividade que atrapalha a percepção da deficiência é removida.
permitem que os diagnósticos e as avaliações partam de uma visão integral do sujeito. Assim, ao classificar uma deficiência, todos os aspectos referentes à saúde e funcionalidade são considerados.
tratando-se de deficiências, o CIF faz uso de códigos correspondentes a cada uma delas. Assim, permite a construção de um projeto de intervenção universal, para todos que tiverem essa deficiência.
engloba todas as dificuldades de saúde que existem. A CID, que é o documento central, trata de patologias diversas, e o CIF, que é um dos capítulos da CID, trata de disfunções de ordem física.
tanto a CID quanto a CIF são documentos definitivos, sem abertura para reformulações. Dessa forma, eles permitem que os profissionais de saúde usem sempre os meus critérios e haja maior coerência.

A questão da saúde é um dos principais interesses humanos ao longo da vida. Por muito tempo, a saúde foi vista como sinônimo da ausência de doenças. Hoje, porém, percebemos que ter uma vida saudável vai além do aspecto médico ou orgânico, mas diz respeito à integralidade da vida, incluindo as emoções, relações humanas, estrutura socioeconômica, entre outros fatores. A perspectiva do cuidado integral, por isso, é essencial até mesmo para a classificação de doenças ou deficiências.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as questões relacionadas à classificação das doenças e deficiências, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A Classificação Internacional de Doenças (CID) e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) tratam de conceitos diferentes, porém relacionados.
II. A deficiência é um agravamento da doença, de forma que, quando uma doença se cronifica e não tem cura, ela pode ser considerada uma deficiência física.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

A vida em sociedade é mais do que estar com outras pessoas. Inclui a participação, o poder de dialogar, concordar e discordar, propor soluções e ter sua voz considerada. Essa vida social também apresenta desafios, uma vez que as diferenças de demandas, características, necessidades e valores, por vezes, culminam em conflitos. Mesmo assim, todas as pessoas têm direito ao convívio em sociedade, que é estruturante para nossa identidade e, em última instância, é o que nos torna humanos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as diferenças entre integração e inclusão, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Ao propor políticas de inclusão da pessoa com deficiência, é essencial a contribuição de profissionais de diversas áreas de conhecimento, formando uma equipe de cuidado multidisciplinar.
II. Em vez de acontecer na esfera das relações informais e afetivas, a inclusão acontece no contexto institucional. Ou seja, cumprimento de normas específicas precedem a espontaneidade e o acolhimento.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir: “No Brasil, o Censo IBGE 2010 aferiu que 23,9% da população, aproximadamente 45 milhões de pessoas, mencionaram apresentar alguma dificuldade funcional. Nesse total estão considerados todos os tipos e graus de deficiência de acordo com o desempenho nas atividades e domínios pesquisados: alguma dificuldade, grande dificuldade ou não ser capaz de caminhar e subir escadas, enxergar, ouvir ou apresentar deficiência mental/intelectual (IBGE, 2012).”
Apesar do reconhecimento atual de que as pessoas com deficiência são possuintes dos mesmos direitos que as pessoas sem deficiência, e da busca por igualdade de oportunidades, nem sempre foi assim. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a evolução histórica do conceito de deficiência, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O paradigma da proteção em relação às pessoas com deficiência teve uma significativa influência da Igreja Católica, que passou a abrigar e proteger muitas dessas pessoas. Mesmo assim, esse modelo é criticado.
II. Baseia-se em uma lógica assistencialista, que não confere tais cuidados à pessoa com deficiência como um direito, mas sim como caridade. Desse modo, sua autonomia é negada.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A questão da deficiência frequentemente é tratada em termos de uma relação entre diferentes. Fala-se das práticas do Estado, da religião e da sociedade como um todo frente às pessoas com deficiência, porém, por vezes, as ações dessas próprias pessoas são apagadas. Por isso, é essencial compreender que, dentre as muitas mudanças de percepção e ação acerca da deficiência, as pessoas com deficiência precisam ser protagonistas, dadas as suas reivindicações, ações de enfrentamento e resiliência.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a evolução histórica do conceito de deficiência, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O paradigma da segregação trouxe efeitos nocivos para as pessoas com deficiência. Nele, havia uma influência do misticismo e dos mitos, que tratavam a deficiência como um aspecto a ser evitado.
II. A perspectiva mística da realidade atribuía os fenômenos a causas espirituais. Dessa forma, as pessoas com deficiência eram associadas ao mal, sendo tratadas como castigos dos deuses.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

O ser humano tem desenvolvido diversas formas de lidar com o adoecimento. Desde uma perspectiva mística até a ascensão da ciência, as ferramentas são muitas, visando promover a saúde e sanar o sofrimento. Quanto às deficiências, também foram objetivo de investigação, proposições diversas de intervenção e construção de hipóteses quanto à sua origem. Essa busca constante por entender os fenômenos, suas causas e promover a saúde da melhor forma é essencial para uma melhor qualidade de vida.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a classificação das doenças, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Doença é um conceito de difícil definição, que se baseia em normas acerca do funcionamento do organismo. Já a deficiência se difere desta quanto a sua conceituação.
II. É um conceito estabelecido de forma mais homogênea, e que tem sido compreendido da mesma forma ao longo de toda a história. Isso facilita no diagnóstico e classificação das deficiências.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Na contemporaneidade, fica claro o valor da formalização de valores e regras por meio das instituições. Se, em algum momento, as normas orais foram suficientes para organizar as relações, hoje priorizamos leis que permitam uma maior estruturação dos acordos coletivos. de certo modo, nossas leis, diretrizes e instituições refletem nossos ideais, ao mesmo tempo que os estipulam. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os aspectos históricos da deficiência, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. A redação da Declaração Universal dos Direitos Humanos representou um grande passo para o combate às desigualdades e discriminações. Entretanto, ainda ocorrem violações aos direitos estabelecidos.
II. Enquanto a Declaração Universal dos Direitos Humanos busca englobar todas as pessoas, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência considera as demandas específicas das PCD.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

As deficiências, em seus mais diversos tipos, são um fenômeno que acompanha a humanidade ao longo de toda a história. Elas fazem parte da diversidade de configurações do que é ser humano e demandam formas específicas de interação com outros indivíduos e com o meio. Por isso, profissionais de diversas áreas de conhecimento buscam desenvolver tecnologias e estratégias de cuidado às pessoas com deficiência. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a aspectos históricos da deficiência, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. A Declaração Universal dos Direitos Humanos apresenta, no contexto pós-guerra, um novo paradigma civilizatório, pautado na não hierarquização de seres humanos, tratando a todos de forma igualitária.
II. Compreende-se que as diferenças fazem parte da humanidade, tanto do ponto de vista biológico quanto da construção de uma sociedade. Assim, a dignidade humana é garantida de forma incondicional.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Prévia do material em texto

18/03/23, 12:59 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_148674_1/outline/assessment/_7263187_1/overview/attempt/_24682139_1/review/inline-feedback… 1/8
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 1 0,1 / 0,1
Quanto ao lugar ocupado pelas pessoas com deficiência na sociedade, percebe-se uma constante reformulação de 
pensamentos e propostas. Se essas pessoas anteriormente eram destinadas à exclusão total, hoje reivindica-se que 
elas não só interajam com sua comunidade, mas que tenham voz, autonomia e participação garantidas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a integração e a inclusão, pode-se afirmar que os dois 
conceitos se referem a visões e práticas diferentes em relação à deficiência, porque:
Resposta correta
a integração visa inserir pessoas com deficiência nos espaços coletivos, e intervir sobre 
elas para torná-las mais adaptadas. Na inclusão, o objetivo principal é a remoção de 
barreiras no contexto social.
ao incluir, busca-se tornar a pessoa com deficiência o mais parecida possível com uma pessoa típica, a fim 
de evitar que ela sofra preconceitos. Já a integração permite a espontaneidade da PCD.
o modelo inclusivo tem ênfase na influência médica e nos impedimentos, enquanto o integrativo tem uma 
visão integral e multidisciplinar, visando a eliminação de barreiras.
se referem à mesma visão de que as pessoas com deficiência devem ser inseridas na vida em sociedade, 
porém se diferenciam porque o termo Integração é mais antigo, enquanto Inclusão é mais atual.
na integração ocorre uma total adaptação espacial e estrutural para receber o indivíduo com deficiência, 
enquanto na inclusão o que se promove são adaptações metodológicas e atitudinais.
Pergunta 2 0,1 / 0,1
Leia o trecho a seguir:
“Na Saúde Pública, tradicionalmente pouca atenção tem sido dada às pessoas com deficiência. No entanto, ao lado de 
recentes engajamentos por parte de organizações e de alguns governos, a publicação do modelo da CIF fornece as 
bases para as políticas e disciplinas da Saúde Pública em relação à população que apresenta deficiências.” 
Fonte: FARIAS, N.; BUCHALLA, C. M. A classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde da 
Organização Mundial da Saúde: conceitos, usos e perspectivas. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 8, 
n. 2, jun. 2005.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as questões relacionadas à classificação de doenças e 
deficiências, é possível afirmar que os documentos classificatórios conferem segurança e direcionamento ao longo dos 
processos avaliativos e diagnósticos, porque:
18/03/23, 12:59 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_148674_1/outline/assessment/_7263187_1/overview/attempt/_24682139_1/review/inline-feedback… 2/8
Ocultar opções de resposta 
ao estabelecer critérios diagnósticos, a CIF centraliza a avaliação da funcionalidade no saber médico. 
Assim, a subjetividade que atrapalha a percepção da deficiência é removida.
Resposta correta
permitem que os diagnósticos e as avaliações partam de uma visão integral do sujeito. 
Assim, ao classificar uma deficiência, todos os aspectos referentes à saúde e 
funcionalidade são considerados.
tratando-se de deficiências, o CIF faz uso de códigos correspondentes a cada uma delas. Assim, permite a 
construção de um projeto de intervenção universal, para todos que tiverem essa deficiência.
engloba todas as dificuldades de saúde que existem. A CID, que é o documento central, trata de patologias 
diversas, e o CIF, que é um dos capítulos da CID, trata de disfunções de ordem física.
tanto a CID quanto a CIF são documentos definitivos, sem abertura para reformulações. Dessa forma, eles 
permitem que os profissionais de saúde usem sempre os meus critérios e haja maior coerência. 
Pergunta 3 0,1 / 0,1
A questão da saúde é um dos principais interesses humanos ao longo da vida. Por muito tempo, a saúde foi vista 
como sinônimo da ausência de doenças. Hoje, porém, percebemos que ter uma vida saudável vai além do aspecto 
médico ou orgânico, mas diz respeito à integralidade da vida, incluindo as emoções, relações humanas, estrutura 
socioeconômica, entre outros fatores. A perspectiva do cuidado integral, por isso, é essencial até mesmo para a 
classificação de doenças ou deficiências.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as questões relacionadas à classificação das doenças 
e deficiências, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A Classificação Internacional de Doenças (CID) e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e 
Saúde (CIF) tratam de conceitos diferentes, porém relacionados.
Porque:
II. A deficiência é um agravamento da doença, de forma que, quando uma doença se cronifica e não tem cura, ela 
pode ser considerada uma deficiência física.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta corretaA asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
18/03/23, 12:59 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_148674_1/outline/assessment/_7263187_1/overview/attempt/_24682139_1/review/inline-feedback… 3/8
Ocultar opções de resposta 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Pergunta 4 0,1 / 0,1
A vida em sociedade é mais do que estar com outras pessoas. Inclui a participação, o poder de dialogar, concordar e 
discordar, propor soluções e ter sua voz considerada. Essa vida social também apresenta desafios, uma vez que as 
diferenças de demandas, características, necessidades e valores, por vezes, culminam em conflitos. Mesmo assim, 
todas as pessoas têm direito ao convívio em sociedade, que é estruturante para nossa identidade e, em última 
instância, é o que nos torna humanos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as diferenças entre integração e inclusão, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Ao propor políticas de inclusão da pessoa com deficiência, é essencial a contribuição de profissionais de diversas 
áreas de conhecimento, formando uma equipe de cuidado multidisciplinar.
Porque:
II. Em vez de acontecer na esfera das relações informais e afetivas, a inclusão acontece no contexto institucional. Ou 
seja, cumprimento de normas específicas precedem a espontaneidade e o acolhimento.
A seguir, assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
Resposta corretaA asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Pergunta 5 0 / 0,1
18/03/23, 12:59 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_148674_1/outline/assessment/_7263187_1/overview/attempt/_24682139_1/review/inline-feedback… 4/8
Ocultar opções de resposta 
Sabemos que, apesar das constantes reivindicações no que diz respeito à participação das pessoas com deficiência 
no convívio social, ainda é incomum encontrá-las em muitos espaços. Mais do que isso, sua ocupação em postos de 
trabalho, espaços de liderança e visibilidade é escassa. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as diferenças entre integração e inclusão, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Na atualidade, as pessoas com deficiência, bem como familiares e profissionais relacionados, buscam diferenciar a 
Integração e a Inclusão, já que essa diferença ainda não é plenamente compreendida.
Porque:
II. A integração refere-se à inserção e participação das pessoas com deficiência nos diversosespaços coletivos, 
enquanto a inclusão trata do seu ingresso na escola, por meio da Educação Especial. 
A seguir, assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Resposta corretaA asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Pergunta 6 0 / 0,1
Leia o trecho a seguir:
“No Brasil, o Censo IBGE 2010 aferiu que 23,9% da população, aproximadamente 45 milhões de pessoas, 
mencionaram apresentar alguma dificuldade funcional. Nesse total estão considerados todos os tipos e graus de 
deficiência de acordo com o desempenho nas atividades e domínios pesquisados: alguma dificuldade, grande 
dificuldade ou não ser capaz de caminhar e subir escadas, enxergar, ouvir ou apresentar deficiência mental/intelectual 
(IBGE, 2012).” 
Fonte: MAIOR, M. I. M. L. Movimento político das pessoas com deficiência: Reflexões sobre a conquista de direitos. 
Inclusão Social, [s.l.], v. 10, n. 2, 2017.
Apesar do reconhecimento atual de que as pessoas com deficiência são possuintes dos mesmos direitos que as 
pessoas sem deficiência, e da busca por igualdade de oportunidades, nem sempre foi assim. Considerando essas 
informações e o conteúdo estudado sobre a evolução histórica do conceito de deficiência, analise as asserções a 
seguir e a relação proposta entre elas.
I. O paradigma da proteção em relação às pessoas com deficiência teve uma significativa influência da Igreja Católica, 
que passou a abrigar e proteger muitas dessas pessoas. Mesmo assim, esse modelo é criticado.
Porque:
18/03/23, 12:59 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_148674_1/outline/assessment/_7263187_1/overview/attempt/_24682139_1/review/inline-feedback… 5/8
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
II. Baseia-se em uma lógica assistencialista, que não confere tais cuidados à pessoa com deficiência como um direito, 
mas sim como caridade. Desse modo, sua autonomia é negada.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Incorreta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Resposta corretaAs asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Pergunta 7 0 / 0,1
A questão da deficiência frequentemente é tratada em termos de uma relação entre diferentes. Fala-se das práticas do 
Estado, da religião e da sociedade como um todo frente às pessoas com deficiência, porém, por vezes, as ações 
dessas próprias pessoas são apagadas. Por isso, é essencial compreender que, dentre as muitas mudanças de 
percepção e ação acerca da deficiência, as pessoas com deficiência precisam ser protagonistas, dadas as suas 
reivindicações, ações de enfrentamento e resiliência. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a evolução histórica do conceito de deficiência, analise 
as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O paradigma da segregação trouxe efeitos nocivos para as pessoas com deficiência. Nele, havia uma influência do 
misticismo e dos mitos, que tratavam a deficiência como um aspecto a ser evitado.
Porque:
II. A perspectiva mística da realidade atribuía os fenômenos a causas espirituais. Dessa forma, as pessoas com 
deficiência eram associadas ao mal, sendo tratadas como castigos dos deuses. 
A seguir, assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Resposta corretaAs asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
18/03/23, 12:59 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_148674_1/outline/assessment/_7263187_1/overview/attempt/_24682139_1/review/inline-feedback… 6/8
Ocultar opções de resposta 
Incorreta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Pergunta 8 0,1 / 0,1
O ser humano tem desenvolvido diversas formas de lidar com o adoecimento. Desde uma perspectiva mística até a 
ascensão da ciência, as ferramentas são muitas, visando promover a saúde e sanar o sofrimento. Quanto às 
deficiências, também foram objetivo de investigação, proposições diversas de intervenção e construção de hipóteses 
quanto à sua origem. Essa busca constante por entender os fenômenos, suas causas e promover a saúde da melhor 
forma é essencial para uma melhor qualidade de vida. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a classificação das doenças, analise as asserções a 
seguir e a relação proposta entre elas:
I. Doença é um conceito de difícil definição, que se baseia em normas acerca do funcionamento do organismo. Já a 
deficiência se difere desta quanto a sua conceituação.
Porque:
II. É um conceito estabelecido de forma mais homogênea, e que tem sido compreendido da mesma forma ao longo de 
toda a história. Isso facilita no diagnóstico e classificação das deficiências.
A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta corretaA asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Pergunta 9 0 / 0,1
18/03/23, 12:59 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_148674_1/outline/assessment/_7263187_1/overview/attempt/_24682139_1/review/inline-feedback… 7/8
Ocultar opções de resposta 
Na contemporaneidade, fica claro o valor da formalização de valores e regras por meio das instituições. Se, em algum 
momento, as normas orais foram suficientes para organizar as relações, hoje priorizamos leis que permitam uma maior 
estruturação dos acordos coletivos. de certo modo, nossas leis, diretrizes e instituições refletem nossos ideais, ao 
mesmo tempo que os estipulam.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os aspectos históricos da deficiência, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A redação da Declaração Universal dos Direitos Humanos representou um grande passo para o combate às 
desigualdades e discriminações. Entretanto, ainda ocorrem violações aos direitos estabelecidos.
Porque:
II. Enquanto a Declaração Universal dos Direitos Humanos busca englobar todas as pessoas, a Convenção sobre os 
Direitos das Pessoas com Deficiência considera as demandas específicas das PCD.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
Resposta correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta 
da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Incorreta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Pergunta 10 0,1 / 0,1
As deficiências, em seus mais diversos tipos, são um fenômeno que acompanha a humanidade ao longo de toda a 
história. Elas fazem parte da diversidade de configurações do que é ser humano e demandam formas específicas de 
interação com outros indivíduos e com o meio. Por isso, profissionais de diversas áreas de conhecimento buscam 
desenvolver tecnologias e estratégias de cuidado às pessoas com deficiência. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a aspectos históricos da deficiência, analise asasserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A Declaração Universal dos Direitos Humanos apresenta, no contexto pós-guerra, um novo paradigma civilizatório, 
pautado na não hierarquização de seres humanos, tratando a todos de forma igualitária.
 
Porque:
II. Compreende-se que as diferenças fazem parte da humanidade, tanto do ponto de vista biológico quanto da 
construção de uma sociedade. Assim, a dignidade humana é garantida de forma incondicional.
18/03/23, 12:59 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_148674_1/outline/assessment/_7263187_1/overview/attempt/_24682139_1/review/inline-feedback… 8/8
Ocultar opções de resposta 
A seguir, assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Resposta corretaAs asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina