Logo Passei Direto
Buscar

Psicologia e a Pessoa com Deficiência AOL1

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: "As pessoas com deficiência representam 15% da população mundial, cerca de um bilhão de habitantes, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) L..]. Trata-se da maior minoria do planeta que sobrevive em extrema desigualdade social, como analfabetismo, desemprego e baixa renda (SÃO PAULO, 2012). Essa realidade impacta os indicadores de desenvolvimento sustentável de forma negativa, razão suficiente para que o segmento social das pessoas com deficiência tenha seus direitos e necessidades específicas levadas na agenda política de todos os países." Fonte: MAOR, M. I. M. L. Movimento político das pessoas com deficiência: Reflexões sobre a conquista de direitos. Inclusão Social, [s.1.], v. 10, n. 2, 2017. p. 30. (Adaptado). Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as diferenças entre Integração e Inclusão, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I.()A inclusão é um movimento voltado para os ambientes escolares, no qual se entende que a instituição precisa aceitar receber estudantes com necessidades especiais.
II. ()A inclusão é a garantia de participação ativa, em igualdade de condições, nos mais diversos contextos. Para que ela seja efetiva, é preciso garantir acessibilidade, autonomia e voz à PCD.
III. () Integrar diz respeito a trazer a pessoa com deficiência para dentro dos espaços, permitindo seu acesso. Já a inclusão vai além disso, pois busca garantir que essa pessoa se torne parte efetiva, sem discriminação.
IV. ()A integração, por não considerar a totalidade das necessidades da pessoa com deficiência, pode acabar perpetuando ideias capacitistas nos espaços, vendo a presença da PCD como caridade.
V.()Para realizar a inclusão, é necessário que a pessoa com deficiência seja tratada, a fim de se tornar sua deficiência o mais imperceptível possível. Assim, ela conseguirá se adaptar à estrutura dos locais.
(A)V,F, F, V, V.
B)V, F,V, V, F
C)V,F, F, F,V.
D)F,V, F, F, V.

Leia o trecho a seguir: ".] uma das possibilidades de usos da CIF pode ser a contribuição para responder a importantes questões de Saúde Pública, tais como: qual é o estado de saúde das pessoas com deficiência comparadas às demais; que necessidades e que tipos de intervenções são mais adequadas para reduzir condições secundárias e promover a saúde das pessoas com deficiências, entre outras." Fonte: FARIAS, N.; BUCHALLA, C. M. A classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde da Organização Mundial da Saúde: conceitos, usos e perspectivas. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 8, n. 2, jun. 2005. p. 192. (Adaptado). Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. A CIF foi criada após a percepção de que a CID não conseguiria abarcar todas as demandas e conceitos referentes à deficiência. Apesar disso, a CIF vai além de listar deficiências.
II. Não trata apenas da questão da deficiência, mas sim de tudo que diz respeito à funcionalidade dos indivíduos na realização de suas atividades. Essa classificação considera o contexto integral do sujeito.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Leia o trecho a seguir: "No Brasil, o Censo IBGE 2010 aferiu que 23,9% da população, aproximadamente 45 milhões de pessoas, mencionaram apresentar alguma dificuldade funcional. Nesse total estão considerados todos os tipos e graus de deficiência de acordo como desempenho nas atividades e domínios pesquisados: alguma dificuldade, grande dificuldade ou não ser capaz de caminhar e subir escadas, enxergar, ouvir ou apresentar deficiência mental/intelectual (IBGE, 2012)" Fonte: MAIOR, M. I. M. L. Movimento político das pessoas com deficiência: Reflexões sobre a conquista de direitos. Inclusão Social, [s.l.], v. 10, n. 2, 2017. Apesar do reconhecimento atual de que as pessoas com deficiência são possuintes dos mesmos direitos que as pessoas sem deficiência, e da busca por igualdade de oportunidades, nem sempre foi assim.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a evolução histórica do conceito de deficiência, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O paradigma da proteção em relação às pessoas com deficiência teve uma significativa influência da Igreja Católica, que passou a abrigar e proteger muitas dessas pessoas. Mesmo assim, esse modelo é criticado.
II. Baseia-se em uma lógica assistencialista, que não confere tais cuidados à pessoa com deficiência como um direito, mas sim como caridade. Desse modo, sua autonomia é negada.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A história humana não é baseada apenas em mudanças de regimes políticos e relações internacionais, tampouco em evoluções tecnológicas. Na verdade, cada uma dessas mudanças reflete de forma significativa as transformações ocorridas no imaginário coletivo e nas relações privadas. Em outras palavras, a forma como as pessoas pensam produzem mudanças importantes nas suas práticas sociais. As quebras de paradigma quanto ao fenômeno da deficiência refletem isso de forma evidente.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a evolução histórica do conceito de deficiência, analise as etapas a seguir e associe-as com suas respectivas características:
1) Segregação.
2) Proteção.
3) Emancipação.
4) Inclusão.
() Período em que as pessoas com deficiência passaram a receber cuidados como forma de caridade principalmente por meio de instituições religiosas.
( ) Teve forte influência dos avanços científicos, protagonismo médico e início da integração da pessoa com deficiência no convívio social.
( ) Busca realizar mudanças estruturais que promovam a remoção de barreiras e a garantia de igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência.
( ) O Paradigma em que as pessoas com deficiência eram associadas ao mal ou a um castigo divino. Influência de uma visão mítica da realidade.
(A) 1,2,4,3.
(B) 2,3, 4,1.

Mais do que por conceitos formalmente estabelecidos, a percepção coletiva da deficiência se apresenta claramente através das atitudes, ações e políticas públicas direcionadas às pessoas com deficiência. Tanto no âmbito científico quanto no senso comum, é possível observar significativas mudanças quanto à percepção do que é deficiência com o passar do tempo. Essas mudanças são fruto do contexto histórico, das produções científicas e dos movimentos de organizações civis para a reivindicação de direitos, entre outros fatores.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a evolução histórica do conceito de deficiência, pode-se afirmar que a concepção atual de deficiência:
A demanda a integração dos deficientes no meio social, a fim de que possam aprender a se adaptar à vida normal, desde a escola até o mercado de trabalho.
B visa à inclusão das pessoas com deficiência por meio de ações de enfrentamento às barreiras, promovendo assim a igualdade de condições para todos os indivíduos.
C entende a necessidade de emancipação das pessoas com deficiência, por meio do seu acesso ao trabalho, sendo isto possível através de tratamentos médicos.
D visa à proteção das pessoas portadoras de deficiência, já que essas são mais vulneráveis e têm menos capacidade de gerirem a própria vida.
E visa separar os deficientes do restante da sociedade, dada a sua necessidade de cuidados específicos, bem como risco que podem apresentar à coletividade.

Leia o trecho a seguir: "Na Saúde Pública, tradicionalmente pouca atenção tem sido dada às pessoas com deficiência. No entanto, ao lado de recentes engajamentos por parte de organizações e de alguns governos, a publicação do modelo da CIF fornece as bases para as políticas e disciplinas da Saúde Pública em relação à população que apresenta deficiências." Fonte: FARIAS, N.; BUCHALLA, C. M. A classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde da Organização Mundial da Saúde: conceitos, usos e perspectivas. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 8, n. 2, jun. 2005.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as questões relacionadas à classificação de doenças e deficiências, é possível afirmar que os documentos classificatórios conferem segurança e direcionamento ao longo dos processos avaliativos e diagnósticos, porque
A tanto a CID quanto a CIF são documentos definitivos, sem abertura para reformulações. Dessa forma, eles permitem que os profissionais de saúde usem sempre os mesmos critérios e haja maior coerência.
B ao estabelecer critérios diagnósticos, a CIF centraliza a avaliação da funcionalidade no saber médico. Assim, a subjetividade que atrapalha a percepção da deficiência é removida.
C engloba todas as dificuldades de saúde que existem. A CID, que é o documento central, trata de patologias diversas, e o CIF, que é um dos capítulos da CID, trata de disfunções de ordem física.
D permitem que os diagnósticos e as avaliações partam de uma visão integral do sujeito. Assim, ao classificar uma deficiência, todos os aspectos referentes à saúde e funcionalidade são considerados.

Sabemos que, apesar das constantes reivindicações no que diz respeito à participação das pessoas com deficiência no convívio social, ainda é incomum encontrá-las em muitos espaços. Mais do que isso, sua ocupação em postos de trabalho, espaços de liderança e visibilidade é escassa.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as diferenças entre integração e inclusão, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Na atualidade, as pessoas com deficiência, bem como familiares e profissionais relacionados, buscam diferenciar a Integração e a Inclusão, já que essa diferença ainda não é plenamente compreendida.
II. A integração refere-se à inserção e participação das pessoas com deficiência nos diversos espaços coletivos, enquanto a inclusão trata do seu ingresso na escola, por meio da Educação Especial.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D as asserções I e II são proposições falsas.
E as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A questão da saúde é um dos principais interesses humanos ao longo da vida. Por muito tempo, a saúde foi vista como sinônimo da ausência/doenças. Hoje, porém, percebemos que ter uma vida saudável vai além do aspecto médico ou orgânico, mas diz respeito à integralidade da vida, incluindo as emoções, relações humanas, estrutura socioeconômica, entre outros fatores. A perspectiva do cuidado integral, por isso, é essencial até mesmo para a classificação de doenças ou deficiências.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as questões relacionadas à classificação das doenças e deficiências, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A Classificação Internacional de Doenças (CID) e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) tratam de conceitos diferentes, porém relacionados.
II. A deficiência é um agravamento da doença, de forma que, quando uma doença se cronifica e não tem cura, ela pode ser considerada uma deficiência física.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Na contemporaneidade, fica claro o valor da formalização de valores e regras por meio das instituições. Se, em algum momento, as normas orais foram suficientes para organizar as relações, hoje priorizamos leis que permitam uma maior estruturação dos acordos coletivos. de certo modo, nossas leis, diretrizes e instituições refletem nossos ideais, ao mesmo tempo que os estipulam. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os aspectos históricos da deficiência, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. A redação da Declaração Universal dos Direitos Humanos representou um grande passo para o combate às desigualdades e discriminações. Entretanto, ainda ocorrem violações aos direitos estabelecidos.
II. Enquanto a Declaração Universal dos Direitos Humanos busca englobar todas as pessoas, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência considera as demandas específicas das PCD.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: "As pessoas com deficiência representam 15% da população mundial, cerca de um bilhão de habitantes, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) L..]. Trata-se da maior minoria do planeta que sobrevive em extrema desigualdade social, como analfabetismo, desemprego e baixa renda (SÃO PAULO, 2012). Essa realidade impacta os indicadores de desenvolvimento sustentável de forma negativa, razão suficiente para que o segmento social das pessoas com deficiência tenha seus direitos e necessidades específicas levadas na agenda política de todos os países." Fonte: MAOR, M. I. M. L. Movimento político das pessoas com deficiência: Reflexões sobre a conquista de direitos. Inclusão Social, [s.1.], v. 10, n. 2, 2017. p. 30. (Adaptado). Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as diferenças entre Integração e Inclusão, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I.()A inclusão é um movimento voltado para os ambientes escolares, no qual se entende que a instituição precisa aceitar receber estudantes com necessidades especiais.
II. ()A inclusão é a garantia de participação ativa, em igualdade de condições, nos mais diversos contextos. Para que ela seja efetiva, é preciso garantir acessibilidade, autonomia e voz à PCD.
III. () Integrar diz respeito a trazer a pessoa com deficiência para dentro dos espaços, permitindo seu acesso. Já a inclusão vai além disso, pois busca garantir que essa pessoa se torne parte efetiva, sem discriminação.
IV. ()A integração, por não considerar a totalidade das necessidades da pessoa com deficiência, pode acabar perpetuando ideias capacitistas nos espaços, vendo a presença da PCD como caridade.
V.()Para realizar a inclusão, é necessário que a pessoa com deficiência seja tratada, a fim de se tornar sua deficiência o mais imperceptível possível. Assim, ela conseguirá se adaptar à estrutura dos locais.
(A)V,F, F, V, V.
B)V, F,V, V, F
C)V,F, F, F,V.
D)F,V, F, F, V.

Leia o trecho a seguir: ".] uma das possibilidades de usos da CIF pode ser a contribuição para responder a importantes questões de Saúde Pública, tais como: qual é o estado de saúde das pessoas com deficiência comparadas às demais; que necessidades e que tipos de intervenções são mais adequadas para reduzir condições secundárias e promover a saúde das pessoas com deficiências, entre outras." Fonte: FARIAS, N.; BUCHALLA, C. M. A classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde da Organização Mundial da Saúde: conceitos, usos e perspectivas. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 8, n. 2, jun. 2005. p. 192. (Adaptado). Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. A CIF foi criada após a percepção de que a CID não conseguiria abarcar todas as demandas e conceitos referentes à deficiência. Apesar disso, a CIF vai além de listar deficiências.
II. Não trata apenas da questão da deficiência, mas sim de tudo que diz respeito à funcionalidade dos indivíduos na realização de suas atividades. Essa classificação considera o contexto integral do sujeito.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Leia o trecho a seguir: "No Brasil, o Censo IBGE 2010 aferiu que 23,9% da população, aproximadamente 45 milhões de pessoas, mencionaram apresentar alguma dificuldade funcional. Nesse total estão considerados todos os tipos e graus de deficiência de acordo como desempenho nas atividades e domínios pesquisados: alguma dificuldade, grande dificuldade ou não ser capaz de caminhar e subir escadas, enxergar, ouvir ou apresentar deficiência mental/intelectual (IBGE, 2012)" Fonte: MAIOR, M. I. M. L. Movimento político das pessoas com deficiência: Reflexões sobre a conquista de direitos. Inclusão Social, [s.l.], v. 10, n. 2, 2017. Apesar do reconhecimento atual de que as pessoas com deficiência são possuintes dos mesmos direitos que as pessoas sem deficiência, e da busca por igualdade de oportunidades, nem sempre foi assim.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a evolução histórica do conceito de deficiência, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O paradigma da proteção em relação às pessoas com deficiência teve uma significativa influência da Igreja Católica, que passou a abrigar e proteger muitas dessas pessoas. Mesmo assim, esse modelo é criticado.
II. Baseia-se em uma lógica assistencialista, que não confere tais cuidados à pessoa com deficiência como um direito, mas sim como caridade. Desse modo, sua autonomia é negada.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A história humana não é baseada apenas em mudanças de regimes políticos e relações internacionais, tampouco em evoluções tecnológicas. Na verdade, cada uma dessas mudanças reflete de forma significativa as transformações ocorridas no imaginário coletivo e nas relações privadas. Em outras palavras, a forma como as pessoas pensam produzem mudanças importantes nas suas práticas sociais. As quebras de paradigma quanto ao fenômeno da deficiência refletem isso de forma evidente.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a evolução histórica do conceito de deficiência, analise as etapas a seguir e associe-as com suas respectivas características:
1) Segregação.
2) Proteção.
3) Emancipação.
4) Inclusão.
() Período em que as pessoas com deficiência passaram a receber cuidados como forma de caridade principalmente por meio de instituições religiosas.
( ) Teve forte influência dos avanços científicos, protagonismo médico e início da integração da pessoa com deficiência no convívio social.
( ) Busca realizar mudanças estruturais que promovam a remoção de barreiras e a garantia de igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência.
( ) O Paradigma em que as pessoas com deficiência eram associadas ao mal ou a um castigo divino. Influência de uma visão mítica da realidade.
(A) 1,2,4,3.
(B) 2,3, 4,1.

Mais do que por conceitos formalmente estabelecidos, a percepção coletiva da deficiência se apresenta claramente através das atitudes, ações e políticas públicas direcionadas às pessoas com deficiência. Tanto no âmbito científico quanto no senso comum, é possível observar significativas mudanças quanto à percepção do que é deficiência com o passar do tempo. Essas mudanças são fruto do contexto histórico, das produções científicas e dos movimentos de organizações civis para a reivindicação de direitos, entre outros fatores.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a evolução histórica do conceito de deficiência, pode-se afirmar que a concepção atual de deficiência:
A demanda a integração dos deficientes no meio social, a fim de que possam aprender a se adaptar à vida normal, desde a escola até o mercado de trabalho.
B visa à inclusão das pessoas com deficiência por meio de ações de enfrentamento às barreiras, promovendo assim a igualdade de condições para todos os indivíduos.
C entende a necessidade de emancipação das pessoas com deficiência, por meio do seu acesso ao trabalho, sendo isto possível através de tratamentos médicos.
D visa à proteção das pessoas portadoras de deficiência, já que essas são mais vulneráveis e têm menos capacidade de gerirem a própria vida.
E visa separar os deficientes do restante da sociedade, dada a sua necessidade de cuidados específicos, bem como risco que podem apresentar à coletividade.

Leia o trecho a seguir: "Na Saúde Pública, tradicionalmente pouca atenção tem sido dada às pessoas com deficiência. No entanto, ao lado de recentes engajamentos por parte de organizações e de alguns governos, a publicação do modelo da CIF fornece as bases para as políticas e disciplinas da Saúde Pública em relação à população que apresenta deficiências." Fonte: FARIAS, N.; BUCHALLA, C. M. A classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde da Organização Mundial da Saúde: conceitos, usos e perspectivas. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 8, n. 2, jun. 2005.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as questões relacionadas à classificação de doenças e deficiências, é possível afirmar que os documentos classificatórios conferem segurança e direcionamento ao longo dos processos avaliativos e diagnósticos, porque
A tanto a CID quanto a CIF são documentos definitivos, sem abertura para reformulações. Dessa forma, eles permitem que os profissionais de saúde usem sempre os mesmos critérios e haja maior coerência.
B ao estabelecer critérios diagnósticos, a CIF centraliza a avaliação da funcionalidade no saber médico. Assim, a subjetividade que atrapalha a percepção da deficiência é removida.
C engloba todas as dificuldades de saúde que existem. A CID, que é o documento central, trata de patologias diversas, e o CIF, que é um dos capítulos da CID, trata de disfunções de ordem física.
D permitem que os diagnósticos e as avaliações partam de uma visão integral do sujeito. Assim, ao classificar uma deficiência, todos os aspectos referentes à saúde e funcionalidade são considerados.

Sabemos que, apesar das constantes reivindicações no que diz respeito à participação das pessoas com deficiência no convívio social, ainda é incomum encontrá-las em muitos espaços. Mais do que isso, sua ocupação em postos de trabalho, espaços de liderança e visibilidade é escassa.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as diferenças entre integração e inclusão, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Na atualidade, as pessoas com deficiência, bem como familiares e profissionais relacionados, buscam diferenciar a Integração e a Inclusão, já que essa diferença ainda não é plenamente compreendida.
II. A integração refere-se à inserção e participação das pessoas com deficiência nos diversos espaços coletivos, enquanto a inclusão trata do seu ingresso na escola, por meio da Educação Especial.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D as asserções I e II são proposições falsas.
E as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A questão da saúde é um dos principais interesses humanos ao longo da vida. Por muito tempo, a saúde foi vista como sinônimo da ausência/doenças. Hoje, porém, percebemos que ter uma vida saudável vai além do aspecto médico ou orgânico, mas diz respeito à integralidade da vida, incluindo as emoções, relações humanas, estrutura socioeconômica, entre outros fatores. A perspectiva do cuidado integral, por isso, é essencial até mesmo para a classificação de doenças ou deficiências.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as questões relacionadas à classificação das doenças e deficiências, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A Classificação Internacional de Doenças (CID) e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) tratam de conceitos diferentes, porém relacionados.
II. A deficiência é um agravamento da doença, de forma que, quando uma doença se cronifica e não tem cura, ela pode ser considerada uma deficiência física.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Na contemporaneidade, fica claro o valor da formalização de valores e regras por meio das instituições. Se, em algum momento, as normas orais foram suficientes para organizar as relações, hoje priorizamos leis que permitam uma maior estruturação dos acordos coletivos. de certo modo, nossas leis, diretrizes e instituições refletem nossos ideais, ao mesmo tempo que os estipulam. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os aspectos históricos da deficiência, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. A redação da Declaração Universal dos Direitos Humanos representou um grande passo para o combate às desigualdades e discriminações. Entretanto, ainda ocorrem violações aos direitos estabelecidos.
II. Enquanto a Declaração Universal dos Direitos Humanos busca englobar todas as pessoas, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência considera as demandas específicas das PCD.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Prévia do material em texto

Course Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário 
Pergunta 1 0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
"As pessoas com deficiência representam 15% da população mundial, 
cerca de um bilhão de habitantes, conforme a Organização Mundial da 
Saúde (OMS) L..]. Trata-se da maior minoria do planeta que sobrevive 
em extrema desigualdade social, como analfabetismo, desemprego e 
baixa renda (SÃO PAULO, 2012). Essa realidade impacta os indicadores 
de desenvolvimento sustentável de forma negativa, razão suficiente para 
que o segmento social das pessoas com deficiência tenha seus direitos e 
necessidades específicas levadas na agenda política de todos os países." 
Fonte: MAOR, M. I. M. L. Movimento político das pessoas com 
deficiência: Reflexões sobre a conquista de direitos. Inclusão Social, [s.1.], 
v. 10, n. 2, 2017. p. 30. (Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as 
diferenças entre Integração e Inclusão, analise as afirmativas a seguir e 
assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): 
I.()A inclusão é um movimento voltado para os ambientes escolares, no 
qual se entende que a instituição precisa aceitar receber estudantes com 
necessidades especiais. 
I. ()A inclusão é a garantia de participação ativa, em igualdade de 
condições, nos mais diversos contextos. Para que ela seja efetiva,é 
preciso garantir acessibilidade, autonomia e voz à PCD. 
IL. () Integrar diz respeito a trazer a pessoa com defici�ncia para dentro 
dos espaços, permitindo seu acesso. Já a inclusão vai além disso, pois 
busca garantir que essa pessoa se torne parte efetiva, sem 
discriminação. 
V. ()A integração, por não considerar a totalidade das necessidades da 
pessoa com deficiência, pode acabar perpetuando ideias capacitistas 
nos espaços, vendo a presença da PCD como caridade. 
V.()Para realizar a inclusão, é necessário que a pessoa com deficiência 
seja tratada, a fim de se tornar sua deficiência o mais imperceptível 
possível. Assim, ela conseguirá se adaptar à estrutura dos locais. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta ^ 
(A)V,F, F, V, V. 
V, F,V, V, F 
V,F, F, F,V. 
Course Avaliação On-Line 1 (AOL 1)- Questionário 
F,V, V, V, F. Resposta correta 
F,V, F, F, V. 
Pergunta 2 0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
".] uma das possibilidades de usos da CIF pode ser a contribuição para 
respondera importantes questões de Saúde Pública, tais como: qual é o 
estado de saúde das pessoas com deficiència comparadas às demais; 
que necessidades e que tipos de intervenções são mais adequadas para 
reduzir condições secundárias e promover a saúde das pessoas com 
deficiências, entre outras." 
Fonte: FARIAS, N.; BUCHALLA, C. M. A classificação internacional de 
funcionalidade, incapacidade e saúde da Organização Mundial da Saúde: 
conceitos, usos e perspectivas. Revista Brasileira de Epidemiologia, São 
Paulo, v. 8, n. 2, jun. 2005. p. 192. (Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a 
Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
1. A CIF foi criada após a percepç�o de que a CID não conseguiria abarcar 
todas as demandas e conceitos referentes à deficiência. Apesar disso, a 
CIF vai além de listar deficiências. 
Porque: 
II. Não trata apenas da questão da deficiência, mas sim de tudo que diz 
espeito à funcionalidade dos individuos na realização de suas 
atividades. Essa classificação considera o contexto integral do sujeito. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta a 
A asserçãolé uma proposição falsa, e a ll é uma 
proposição verdadeira. 
As asserções I e ll são proposições 
verdadeiras, e a ll é uma justificativa Resposta correta 
correta da I. 
A asserção lé uma proposição verdadeira, e a ll é uma 
2 proposição falsa. 
Course Avaliação On-Line 1 (AOL 1)- Questionário 
Pergunta 3 0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
"No Brasil, o Censo IBGE 2010 aferiu que 23,9% da população, 
aproximadamente 45 milhões de pessoas, mencionaram apresentar 
alguma dificuldade funcional. Nesse total estão considerados todos os 
tipos e graus de deficiência de acordo como desempenho nas 
atividadese domínios pesquisados: alguma dificuldade, grande 
dificuldade ou não ser capaz de caminhar e subir escadas, enxergar, 
ouvir ou apresentar deficiência mental/intelectual (1BGE, 2012)" 
Fonte: MAIOR, M. I. M. L. Movimento político das pessoas com 
deficiência: Reflexões sobre a conquista de direitos. Inclusão Social, [s.l.], 
v. 10, n. 2, 2017. 
Apesar do reconhecimento atual de que as pessoas com deficiência são 
possuintes dos mesmos direitos que as pessoas sem deficiência, e da 
busca por igualdade de oportunidades, nem sempre foi assim. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a 
evolução histórica do conceito de deficiência, analise as asserções a 
seguir e a relação proposta entre elas. 
1.0 paradigma da proteção em relação às pessoas com deficiência teve 
uma significativa influência da lgreja Católica, que passou a abrigar e 
proteger muitas dessas pessoas. Mesmo assim, esse modelo é criticado. 
Porque: 
II. Baseia-se em uma lógica assistencialista, que não confere tais 
cuidados à pessoa com deficiência como um direito, mas sim como 
caridade. Desse modo, sua autonomia é negada. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
As asserções I e ll são proposições 
verdadeiras, e a ll é uma justificativa Resposta correta 
correta dal. 
A asserção l é uma proposição falsa, e a ll é uma 
proposição verdadeira. 
As asserções l e ll säo proposições verdadeiras, mas all não 
é uma justificativa correta da l. 
A asserção lé uma proposição verdadeira, e a ll é uma 
proposição falsa. 
Course Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário 
Pergunta 4 0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
"Uma sociedade para ser inclusiva tem que acolher todos os indivíduos 
respeitando suas diferenças, particularidades e limitações. Contudo, 
muitas sociedades não estão preparadas para lidar com as diferenças, o 
que promove a discriminação. O preconceito e a discriminação 
representam um grande entrave à inclus�o, uma vez que promovem 
estigmas e criam estereótipos, dificultando a contratação de pessoas 
com deficiência pelas empresas privadas. Estas diferenças são 
identificadas por algumas empresas como um complicador na relação 
Com o cliente." 
Fonte: NEVES-SILVA, P; PRAIS, F. G.; SILVEIRA, A. M. Inclusão da pessoa 
com deficiência no mercado de trabalho em Belo Horizonte, Brasil: 
Cenário e perspectiva. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 
8, 2015. p. 2551. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a 
inclusão, analise as afirmativas a seguir: 
I. A inclusão é a inserção de pessoas com deficiência no mercado de 
trabalho, e tem como objetivo associar a imagem das empresas 
contratantes à caridade e à assistência a grupos vulneráveis. 
II. Por conta das diversas necessidades específicas que as pessoas com 
deficiência têm, a inclusão torna-se opcional. Assim, nenhuma 
instituição é obrigada a dispor de ferramentas de acessibilidade. 
II. Na atualidade, ainda existem muitos equívocos sobre o que é 
inclusão, como a crença de que incluir seria o mesmo que integrar a 
pessoa com deficiência em um espaço. 
V. A inclusão das pessoas com deficiência é uma demanda recente, visto 
que esse grupo teve direitos garantidos ao longo de toda história. O que 
se busca, atualmente, é ampliar esses direitos na forma de privilégios. 
V. As pessoas com deficiência têm impedimentos de longo prazo, porém 
são capazes e têm o direito ao convívio social. Ë importante, para isso, 
que haja alterações estruturais e atitudinais nas instituições. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
AI1, 1 e V. 
B Llev. 
Ill e IV 
aureseAvaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário 
le IV. 
Ille V. Resposta correta 
Pergunta 5 0,1/0,1 
A história humana n�o é baseada apenas em mudanças de regimes 
políticos e relações internacionais, tampouco em evoluções tecnológicas. 
Na verdade, cada uma dessas mudanças reflete de forma significativa as 
transformações ocorridas no imaginário coletivo e nas relações privadas. 
Em outras palavras, a forma como as pessoas pensam produzem 
mudanças importantes nas suas práticas sociais. As quebras de 
paradigma quanto ao fenômeno da deficiência refletem isso de forma 
evidente. 
Considerando essas informações eo conteúdo estudado sobre a 
evolução histórica do conceito de deficiência, analise as etapas a seguir e 
associe-as com suas respectivas características: 
1) Segregação. 
2) Proteção. 
3) Emancipação. 
4) Inclusão. 
() Período em que as pessoas com deficiência passaram a receber 
cuidados como forma de caridade principalmente por meio de 
instituições religiosas. 
( Teve forte influência dos avanços cientificos, protagonismo médico e 
início da irntegração da pessoa com deficiência no convíivio social. 
)Busca realizar mudanças estruturais que promovam a remoção de 
barreiras ea garantia de igualdade de oportunidades para pessoas com 
deficiência. 
(O Paradigma em que as pessoas com deficiência eram associadas ao 
mal ou a um castigo divino. Influência de uma visão mítica da realidade. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta a 
(A) 1,2,4,3. 
B 2,3, 4,1. Resposta correta 
Course Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário 
Pergunta 6 0,1/0,1 
Mais do que por conceitos formalmente estabelecidos, a percepgção 
coletiva da deficiência se apresenta claramente através das atitudes, 
ações e políticas públicas direcionadas às pessoas com deficiência. Tanto 
no âmbito científico quanto no senso comum, é possível observar 
significativas mudanças quanto à percepç�o do que é deficiência com o 
passar do tempo. Essas mudanças são fruto do contexto histórico, das 
produções científicas e dos movimentos de organizações civis para a 
reivindicação de direitos, entre outros fatores. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a 
evolução histórica do conceito de deficiência, pode-se afirmar que a 
concepção atual de deficiência: 
Ocultar opções de resposta ^ 
demanda a integração dos deficientes no meio social, a fim 
de que possam aprender a se adaptar à vida normal, desde 
a escola até o mercado de trabalho. 
visa à inclusão das pessoas com 
deficiência por meio de ações de 
B enfrentamento às barreiras, Resposta correta 
promovendo assim a igualdade de 
condições para todos os indivídu0s. 
entende a necessidade de emancipação das pessoas com 
deficiência, por meio do seu acesso ao trabalho, sendo isto 
possivel através de tratamentos médicos. 
visa à proteção das pessoas portadoras de deficiência, já 
que essas são mais vulneráveis e têm menos capacidade de 
gerirem a própria vida. 
visa separar os deficientes do restante da sociedade, dada 
a sua necessidade de cuidados específicos, bem como risco 
que podem apresentar à coletividade. 
Pergunta 7 0,1/0,1 
Course Avaliação On-Line 1 (AOL 1) -Questionário 
Perguntaa7 0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
"Na Saúde Pública, tradicionalmente pouca atenção tem sido dada às 
pessoas com deficiência. No entanto, ao lado de recentes engajamentos 
por parte de organizações e de alguns governos, a publicaçäão do modelo 
da CIF fornece as bases para as politicas e disciplinas da Saúde Pública 
em relação à população que apresenta deficiências." 
Fonte: FARIAS, N.; BUCHALLA, C. M. A classificação internacional de 
funcionalidade, incapacidade e saúde da Organização Mundial da Saúde: 
conceitos, usos e perspectivas. Revista Brasileira de Epidemiologla, São 
Paulo, v. 8, n. 2, jun. 2005. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as 
questões relacionadas à classificação de doenças e deficiênclas, é 
possivel afirmar que os documentos classificatórios conferem segurança 
e direcionamento ao longo dos processos avaliativos e diagnósticos, 
porque 
Ocultar opções de resposta 
tanto a CID quanto a CIF são documentos definitivos, sem 
abertura para reformulações. Dessa forma, eles permitem 
que os profissionais de saúde usem sempre os meuss 
critérios e haja maior coerência. 
ao estabelecer critérios diagnósticos, a CIF centraliza a 
avaliação da funcionalidade no saber médico. Assim, a 
subjetividade que atrapalha a percepção da deficiência é 
removida. 
engloba todas as dificuldades de saúde que existem. A CID, 
que é o documento central, trata de patologias diversas, e 
o CIF, que é um dos capítulos da CID, trata de disfunções de 
ordem fisica. 
permitem que os diagnósticos e as 
avaliações partam de uma visão integral 
do sujeito. Assim, ao classificar uma 
D Resposta correta 
deficiência, todos os aspectos referentes 
à saúde e funcionalidade são 
considerados. 
nds rr ds dofi-ianairr aCir ¬s-- cs da cádianr 
Courae Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário 
Pergunta 8 0,1/0,1 
Sabemos que, apesar das constantes reivindicações no que diz respeito 
à participação das pessoas com deficiência no convívio social, ainda é 
incomum encontrá-las em muitos espaços. Mais do que isso, sua 
ocupação em postos de trabalho, espaços de liderança e visibilidadeé 
escassa. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as 
diferenças entre integração e inclusão, analise as asserções a seguir e a 
relação proposta entre elas: 
I. Na atualidade, as pessoas com deficiência, bem como familiares e 
profissionais relacionados, buscam diferenciar a Integração e a Inclusão, 
já que essa diferença ainda n�o é plenamente compreendida. 
Porque: 
II. A integração refere-se à inserção e participação das pessoas com 
deficiência nos diversos espaços coletivos, enquanto a inclusão trata do 
seu ingresso na escola, por meio da Educação Especial. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
A asserção lé uma proposição falsa, e a l é uma 
proposição verdadeira. 
A asserção lé uma proposição 
Resposta correta 
verdadeira, e a ll é uma proposição falsa. 
As asserções l e ll säo proposições verdadeiras, e a ll é uma 
justificativa correta da l. 
As asserções I e ll são proposições falsas. 
As asserções l e ll são proposições verdadeiras, mas a ll não 
é uma justificativa correta da I. 
Pergunta 9 0,1/0,1 
A questão da saúde é um dos principais interesses humanos ao longo da 
vida. Por muito tempo, a saúde foi vista como sinônimo da ausência/ 
doencas. Hoie. porém. percebemos aue ter uma vida saudável vai akir 
Course Avaliação On-Line 1 (AOL 1) -Questionário 
do aspecto médico ou orgânico, mas diz respeito à integralidade da vida, 
incluindo as emoções, relações humanas, estrutura socioeconômica, 
entre outros fatores. A perspectiva do cuidado integral, por isso, é 
essencial até mesmo para a classificação de doenças ou deficiências. 
Considerando essas informações eo conteúdo estudado sobre as 
questões relacionadas à classificação das doenças e deficiências, analise 
as asserções a seguir ea relação proposta entre elas: 
L.A Classificação Internacional de Doenças (CID) e a Classificação 
Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) tratam de 
conceitos diferentes, porém relacionados. 
Porque: 
II. A deficiência é um agravamento da doença, de forma que, quando 
uma doença se cronifica e não tem cura, ela pode ser considerada uma 
deficiência fisica. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta ^ 
A asserção l é uma proposição falsa, e a ll é uma 
proposição verdadeira. 
A asserção l é uma proposição 
B Resposta correta 
verdadeira, e a ll é uma proposição falsa. 
As asserções l e ll s�o proposições verdadeiras, mas a ll não 
é uma justificativa correta da . 
As asserçõoes l e lls�o proposições verdadeiras, e a ll é uma 
justificativa correta da l. 
As asserções I e ll são proposições falsas 
Pergunta 10 0,1/0,1 
Na contemporaneidade, fica claro o valor da formalização de valores e 
regras por meio das instituições. Se, em algum momento, as normas 
orais foram suficientes para organizar as relações, hoje priorizamos leis 
que permitam uma maior estruturação dos acordos coletivos. de certo 
modo, nossas leis, diretrizes e instituições refletem nossos ideais, ao 
mesmo tempo que os estipulam. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os 
Coaurae Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário 
Pergunta 10 0,1/0,1 
Na contemporaneidade, fica claro o valor da formalização de valores e 
regras por meio das instituições. Se, em algum momento, as normas 
orais foram suficientes para organizar as relações, hoje priorizamos leis 
que permitam uma maior estruturação dos acordos coletivos. de certo 
modo, nossas leis, diretrizes e instituições refletem nossos ideais, ao 
mesmo tempo que os estipulam. 
Considerando essas informaçõese o conteúdo estudado sobre os 
aspectos históricos da deficiência, analise as asserções a seguir e a 
relação proposta entre elas: 
I. A redação da Declaração Universal dos Direitos Humanos representou 
um grande passo para o combate às desigualdades e discriminações. 
Entretanto, ainda ocorrem violações aos direitos estabelecidos. 
Porque: 
II. Enquanto a Declaração Universal dos Direitos Humanos busca 
englobar todas as pessoas, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas 
com Deficiência considera as demandas específicas das PCD. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
As asserçõesl e ll são proposições 
verdadeiras, mas a ll não é uma Resposta correta 
justificativa correta da l. 
As asserções l e ll são proposições verdadeiras, e a Il é uma 
justificativa correta da l. 
As asserções I e ll s�o proposições falsas. 
A asserçãol é uma proposição verdadeira, e a ll é uma 
proposição falsa. 
A asserçãolé uma proposição falsa, e a ll é uma 
proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina