Buscar

Educação e Diversidade- Avaliação II

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Educação e Diversidade (EDU02)
	Avaliação:
	Avaliação II - 
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Podemos dizer que os direitos humanos possuem um caráter histórico, pois sofrem alterações através dos tempos, atendendo Às necessidades e circunstâncias específicas de cada momento. No entanto, a ideia de direitos humanos, tal como a conhecemos é recente, e traz precedentes históricos amparados pelo pensamento liberal moderno. Sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Não se refere aos direitos culturais.
	 b)
	Trata das políticas econômicas necessárias à implantação dos direitos humanos.
	 c)
	Faz referência aos partidos políticos e seus direitos.
	 d)
	Trata dos direitos de liberdade e igualdade.
	2.
	Para a superação das diferenças, dentro da sociedade, pelas vias da escola e do currículo escolar, faz-se necessário levar em consideração os saberes, os valores, os significados, as identidades étnicas, religiosas, sexuais e o convívio com as diferenças. Assim, na sala de aula, e na escola como um todo, seria de grande valia que os conteúdos já existentes nas diferentes disciplinas curriculares pudessem servir para a desestabilização do pensamento europeizante e cristão, com o intuito de criar o confronto com outras formas de conceber e compreender o mundo. Acerca das diferenças e sua superação na escola, tendo como base os currículos e as diferentes disciplinas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É importante que o professor aja no sentido de desconstruir os discursos estereotipados e romper com os rótulos.
(    ) É de grande valia, no espaço escolar, a promoção da diversidade, com o objetivo de promover a boa convivência entre os diferentes indivíduos.
(    ) Vale muito que se evite a promoção de eventos que envolvam crianças, adolescentes e jovens.
(    ) Buscar fazer com que as minorias participem de atividades culturais voltadas aos seus próprios interesses.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	3.
	Para constituirmos uma nação democrática, é preciso antes de tudo o respeito à pluralidade dos grupos e culturas que a formam. Os Parâmetros Curriculares Nacionais consideram em um de seus documentos a pluralidade cultural, tratada como temas transversais. Sobre os princípios dos PCN com relação à diversidade cultural nos temas transversais, analise as sentenças a seguir:
I- Enfatizar as diferentes culturas que constituem a nação e a valorização da identidade.
II- Acolher com solidariedade e empatia pessoas que sofrem discriminação.
III- Silenciar frente a atitudes de discriminação ou violação dos direitos da criança e do cidadão.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	4.
	Para Paulo Freire, a avaliação é a mediação entre o ensino do professor, as aprendizagens do professor e as aprendizagens do aluno, sendo o fio da comunicação entre formas de ensinar e formas de aprender. É preciso considerar que os alunos aprendem de formas diferentes, pois têm histórias de vida diferentes, são sujeitos históricos, e isso condiciona sua relação com o mundo e influencia sua forma de aprender. Avaliar é também buscar informações sobre o aluno (sua vida, sua comunidade, sua família, seus sonhos etc.) e conhecer o sujeito e seu jeito de aprender. Sobre o conceito de avaliação, analise as sentenças a seguir:
I- O conceito de avaliação não está relacionado com a postura filosófica, a tendência educacional adotada e ao momento histórico no qual está inserido.
II- O conceito de avaliação está relacionado apenas com a postura filosófica e a tendência educacional adotada.
III- O conceito de avaliação está relacionado com a postura filosófica, a tendência educacional adotada e ao momento histórico no qual está inserido.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	5.
	A Constituição Brasileira de 1988 e tantos documentos e outras leis dela advindos insistem em mostrar que a sociedade brasileira formou-se a partir de um processo de miscigenação, ou seja, a partir de indivíduos de diferentes etnias e culturas. No entanto, a sociedade, de um modo geral, e talvez até involuntariamente, tende ao seguimento dos padrões do Velho Mundo, em que predominam os brancos. O papel mais importante é o do homem, o cristianismo é a religião predominante, o heterossexualismo é o bem aceito, discriminando-se, a seu turno, os que não se encaixam nesses padrões. Acerca da diversidade, sua origem e a necessidade de superação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(    ) A LDB de 1996 preconiza o princípio da igualdade de condições para o acesso à escola e ao pluralismo de ideias.
(    ) A escola brasileira apresenta um grande número de alunos com origens étnico-raciais diferentes, mas os livros didáticos (a maioria destes) apresenta visões estereotipadas dos diversos grupos constituintes da sociedade.
(    ) Os professores, no ambiente escolar, tratam igualitariamente os diferentes valores culturais, próprios do contexto da criança e do adolescente.
(    ) Para que ocorra a verdadeira mudança, no que concerne à diversidade, é importante que as práticas pedagógicas tenham as diferenças como alicerce.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	6.
	A sociedade como um todo deveria ter como característica a inclusão, ou seja, que as diferenças, mesmo existentes e visíveis, não sejam utilizadas para promover a desigualdade, mas sejam, sim, contribuintes para a promoção da igualdade. O ponto de partida, para isso, poderia ser o ambiente escolar, o qual, na sua essência, deveria ser promotor da igualdade. A educação, portanto, tem de ser convidada ao debate e ao reconhecimento da diversidade. Assim, no que concerne à diversidade no ambiente escolar, analise as sentenças a seguir:  
I- O ambiente escolar inclusivo precisa trazer a marca do respeito à diversidade.
II- Um ambiente escolar inclusivo é promotor da cidadania.
III- Um ambiente escolar inclusivo pauta-se na chamada de atenção aos alunos que não promovam o respeito à diversidade.
IV- Um ambiente escolar inclusivo é marcado pelo reconhecimento da diversidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	7.
	O ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana é lei (Lei Nº 10.639/03) e concebe a promoção da igualdade racial a partir de discussões sobre diversidade e suas práticas em sala de aula. Esta lei tem como principal eixo uma educação inclusiva. Sobre as contribuições desta lei para educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Coopera para identificação e valorização de nossos costumes, heranças, tradições culturais.
(    ) Colabora para nos conhecermos e afirmarmos nossa identidade.
(    ) Defende a construção de uma nação igualitária e democrática.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - F - V.
	8.
	Diante de um cenário em que ainda existe preconceitos, agressões verbais, físicas, e o próprio bullying, ainda encontramos pessoas que participam de movimentos que evidenciam a violência, mesmo sabendo que precisamos reconhecer a multiplicidade e a inclusão de todos. Todavia, partimos do pressuposto de que todos tem direitos perante a lei e precisamos respeitar asdiferenças. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O desafio com relação à diversidade remete à compreensão das relações sociais com uma visão que reconheça a multiplicidade e a inclusão.
II- O desafio com relação à diversidade não remete à compreensão das relações sociais com uma visão que reconheça a multiplicidade e a inclusão.
III- O desafio com relação à diversidade remete à compreensão das relações sociais.
IV- O desafio com relação à diversidade é uma visão que reconheça a multiplicidade e a inclusão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	Segundo Lima (2006, p. 17): a diversidade é norma da espécie humana: seres humanos são diversos em suas experiências culturais, são únicos em suas personalidades e são também diversos em suas formas de perceber o mundo. Seres humanos apresentam, ainda, diversidade biológica. Algumas dessas diversidades provocam impedimentos de natureza distinta no processo de desenvolvimento das pessoas (as comumente chamadas de "portadoras de necessidades especiais"). Como toda forma de diversidade é hoje recebida na escola, há a demanda óbvia, por um currículo que atenda a essa universalidade. Para tanto, compete analisar as características do ensino regular brasileiro a fim de melhor compreender as políticas de inclusão adotas e perceber seus pontos positivos e os negativos no cenário educacional da inclusão no ensino regular. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O fato de conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende torna-se imprescindível para que os educadores auxiliem na construção da sua aprendizagem, bem como possibilitem mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social.
II- O fato de conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende não se torna imprescindível para que os educadores auxiliem na construção da sua aprendizagem, bem como possibilitem mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social.
III- O fato de conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende torna-se imprescindível, porém não possibilitam mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LIMA, Elvira de Souza. Currículo e desenvolvimento humano. In: MOREIRA, Antonio Flávio; ARROYO, Miguel. Indagações sobre currículo. Brasília: Departamento de Públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, 2006.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	10.
	É importante como educadores, termos o conhecimento da realidade sociocultural de nossos alunos, suas contradições, conflitos, necessidades e desafios. A partir do momento que conhecemos a realidade da comunidade onde a escola está inserida, podemos desenvolver o respeito às características e às diferenças individuais, desenvolvendo a habilidade de nos relacionarmos de forma mais humana e solidária. Sobre a elaboração de um projeto de educação, analise as sentenças a seguir:
    
I- Elaborar um projeto único e inflexível de educação em direitos humanos.
II- Elaborar um projeto de educação em direitos humanos que permita atuar de acordo com os interesses e necessidades dos alunos.
III- Elaborar um projeto de educação em direitos humanos que atenda às exigências burocráticas, desconsiderando as características próprias da clientela.
IV- Aplicar um projeto de educação em direitos humanos unificado, em todo o território nacional.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.

Continue navegando