Buscar

estudo de caso Direito Trabalhista e Previdenciário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A atual tecnologia globalizada, sem precedentes, impacta diretamente o mercado de trabalho, criando novas formas de contratação e de prestação de serviços profissionais. Trata-se do fenômeno da uberização.
Objetivando um breve contato com o tema, recomenda-se a leitura do seguinte artigo:
http://faculdade28deagosto.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Uberizac%CC%A7a%CC%83o_esta%CC%81gio-avanc%CC%A7ado-da-flexibilizac%CC%A7a%CC%83o-das-relac%CC%A7o%CC%83es-de-trabalho_2017.pdfLinks to an external site.
Qual é o papel do Direito do Trabalho frente às novas modalidades de trabalho?
Resposta do aluno
Baseando-se na leitura do artigo: UBERIZAÇÃO: ESTÁGIO AVANÇADO DA FLEXIBILIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO, foi possível analisar que as novas condições da flexibilidade de trabalho não afetam somente a forma de regularidade do assalariamento formal, mas também reduz a garantia dos direitos sociais e trabalhistas. A tendência dos mercados atuais é reduzir o número de trabalhadores efetivos e aumentar o número de contratos temporários. A uberização mostra a intensidade da precarização das relações de trabalho tornando-as instáveis e desvalorizando a qualificação dessas relações. 
Portanto o papel do Direito do Trabalho frente às novas modalidades de trabalho? É garantir os direitos sociais e trabalhistas diante a uberização generalizada, pois, esta nova forma de trabalho, consiste em organizar e remunerar a força de trabalho informalmente.

Continue navegando