Buscar

Resumo sobre especies expticas - aula 08-09-2021

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Espécies exóticas trabalhadas na aula de 08/09/2021. 
Disciplina: Produção de Peixes
Prof.: Marina Lemos
Aluna: Vanessa A. S. Miranda
Carpas
Temos carpas de origem europeia e também as japonesas. 
As principais caspas podem ser de origem europeia são: húngara, espelho (que são voltadas para produção - principal característica são as escamas - a espelho tem escamas grandes e com falhas - enquanto a húngara tem escamas pequenas e por todo corpo) e coloridas (voltadas pra ornamentação). 
Temos também as carpas chinesas: cabeçuda, prateada e capim - produção de carne no Brasil também (principalmente a cabeçuda e capim) - a cabeçuda (Aristichthys nobilis) a cabeça corresponde a 25% do corpo - boca bem grande e escamas pequenas - atingem até 50 kilos - se alimenta na superfície - pode chegar a um metro - enquanto a prateada e capim nas profundidades - sendo a capim (Ctenopharyngodon idella) se alimentando de capim aquático (ou seja, é herbívora) - de 30 a 90% do seu peso em vegetais - corpo em formato de torpedo - pesa em torno de 20 kilos. Já as carpas prateadas (Hipophthalmichthys molitrix) em um ano atingem 2 kilos - ao natural pode ultrapassar 50 kilos, tem uma tonalidade prateada - se alimentam principalmente de fitoplânctons. E, as coloridas (Cyprinus Carpio) são de cunho ornamental - gostam de água clara e limpa - possuem barbilhões para localização do alimento - são usadas para ornamentação em hotéis - restaurantes etc, são mansas de maneira geral, tendo turismo como grande importância, participam de concursos de beleza. 
As carpas se adaptam bem em quase todo ambiente aquático. Em um ano atingem um kilo e meio - podem passar de 40 anos (geralmente as de ornamentação). Gostam mais de águas mais quentes e calmas, vivem em água doce. Algumas tem barbilhões. 
As carpas húngara e a espelho os barbilhões ajudam a encontrar comida, pois vivem em grandes profundidades - aonde água é mais turva. Apresentam boa produtividade - custo baixo - é um peixe mais rústico - se adaptam bem as criações intensivas. 
Machos mais esguios e fêmeas mais largas, principalmente no ventre (principal forma de dimorfismo nas carpas). 
Tilápias 
Inclui várias espécies dentro do gênero. É de água doce, porém pode ser produzida tanto em água doce quanto água salgada. No Brasil o tempo de engorda varia de 4 à 11 meses (varia local, clima etc).  A origem das tilápias é Africana. São extremamente rústicas, podem ser mantidas em diferentes ambientes. Podem, inclusive, em aquários (fazem aquele tipo de maremoto no fundo do aquário) e acabam comendo tudo que tem no aquário (as plantas) - são territorialistas (principalmente na época reprodutiva) com outras espécies. A mais comum produzida/consumida no Brasil é a Tilápia do Nilo ( Oreochromis niloticus) é originária do Rio Nilo - Egito. Se adaptou bem a criação em cativeiro. Possui listras escuras pelo corpo - cor mais esverdeada - mais escura. É onívora, mas tem tendência a ser herbívora. Tem alta rusticidade - ótima produção de carne e de qualidade. Maturidade sexual varia - mas fica entre 4 e 5 meses. Possui certa tolerância a variação de temperaturas e altas salinidades da água. 
Uma característica da Tilápia diferentemente de outras espécies está ligada a desova (inicia-se pelo macho que cava um buraco e resguarda a área ferozmente - depois tenta seduzir a fêmea pra acasalar com ele - assim sendo a fêmea põe os ovos no local preparado pelo macho e permite que ele os fertilize. Após isso o macho abandona o local e deixa sobre responsabilidade da fêmea, e essa por sua vez transporta os ovos fertilizados na boca, antes dos alevinos estarem nadando livremente; ela cuida da prole por duas ou três semanas seguintes; diferentemente da carpa e outras espécies que formam ninhos no fundo da região aquática que vivem. Pode se reproduzir (desovar) 6 vezes ao ano - os alevinos se desenvolvem rápido - tanto o macho, quanto a fêmea podem desenvolver comportamento agressivo durante a época reprodutiva, os machos principalmente são territorialistas. Podem viver até 10 anos, menos que a carpa, uma tilápia pode chegar até 60cm, mas o mais comum é 40 centímetros. 
Características físicas para dimorfismo sexual: o macho apresenta nadadeiras dorsais e anais em formato triangular, enquanto na fêmea as nadadeiras são mais arredondadas. 
Além da Tilápia do Nilo, temos a Tilápia Azul (Oreochromis aureus) - apresenta coloração azul acinzentada - também apresenta rápido ganho de peso, maturidade sexual bem na faixa de 4 meses. Se adapta bem temperaturas variadas e salinidade, são típicas de água doce, mas vivem bem em água salgada. Pesa em torno de dois kilos e meio, é menor, em comparação a Tilápia do Nilo, tendo 13 a 20 centímetros, pode por em torno de 160 mil ovos. Carne também bastante apreciada no Brasil.
Tilápia de Moçambique (Oreochromis mossambicus) - possui coloração azulado meio esverdeado, porém mais clara quando comparada com as outras Tilápias- também se adapta às altas salinidades e condições ambientais diversas, a maturidade sexual é menor, enquanto as outras são de 4 meses, essa é de 3 meses. O peso quando adultas chega a 620 gramas (menor também quando em comparação as outras). Chega de 20 a 30 centímetros na fase adulta, além de poder viver em torno de 10 anos também. 
Devido a rusticidade e precocidade das tilápias e ainda a fácil adaptação às diferentes climas e produções no Brasil fez com que se tornasse muito comercializado em nosso país. 
Truta 
É originária dos rios da América do Norte -  migraram para oceano pacífico - são de água doce, mas se adaptam bem a água salgada, pertencem à família do Salmão (Salmonidae). Possuem corpo mais alongado - possuem manchas/pintas coloridas espalhadas pelo corpo - são bem coloridas - atingem 30 a 45 centímetros - pode chegar a 10kilos - vivem em torno de 11 anos e possuem boa rusticidade e adaptabilidade- o que facilita sua criação no Brasil - os machos na época da reprodução ficam mais coloridos, os machos irão amadurecer com 2 anos e as fêmeas com 3 anos. São animais mais tardios no quesito reprodutivo. As trutas se alimentam de pequenos peixes e invertebrados. Mesmo sendo originárias de clima temperado, se adapta bem a outras regiões, porém não se esperá-los como os demais peixes, pois eles preferem águas frias, claras, limpas e tem preferência por águas de nascentes. É um peixe bastante apreciado no Rio de Janeiro. O salmão que é da mesma família que a Truta é extremamente exigente quanto a temperatura- o Salmão comercializado no Brasil ainda depende muito de importação, pois ainda não dominamos a cadeia produtiva deste animal, é um animal exigente com a questão de nutrição e fica doente fácil, também típico de região temperada com água mais fria. O desafio hoje é tornar essa produtividade mais acessível para produtor e também para consumidor. Uma espécie muito comum é a Oncorhynchus mykiss (Truta-arco-íris).

Outros materiais