Buscar

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA AV1


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU FARMÁCIA 
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
PROFESSOR: ALYNE ALMEIDA DE LIMA
JANAINA GOMES BARBOSA / MATRICULA: 01446025
Vamos entender o que é o RENAME
RENAME é a sigla para Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, que é a lista oficial de medicamentos que devem atender às necessidades prioritárias de saúde da população brasileira. É um instrumento norteador de diversas ações de assistência medicamentosa no SUS.
 Basear-se na Rename é uma estratégia correta para a elaboração de listas municipais? Por quê?
Sim, porque segundo a OMS, cada município deve elaborar sua própria lista de medicamentos essenciais, tendo como referência a RENAME.
Essa seleção de medicamentos é um processo contínuo e multidisciplinar que deve se basear na eficácia, segurança, qualidade e custo dos medicamentos para garantir seu uso racional.
No entanto, ao compilar esta lista Consultar os outros não é suficiente.
RENAME e selecione os medicamentos Deve haver um estudo da situação epidemiológica da comunidade uma consulta sobre as prioridades definidas pela administração e sobre os recursos financeiros de que dispõem.
A consulta à RENAME é importante porque ela entende
Seleção e estandardização de medicamentos indicados para o tratamento de doenças ou agravos segundo o SUÍNO (lei Orgânica da saúde 8.080/1990). Isso evita o uso de medicamentos ineficazes, ou sem critérios de segurança suficientes, de alto custo e de baixa qualidade para a população.
E, finalmente, para que essa lista seja efetivada na prática medidas educacional devem ser tomadas para publicar, divulgar e divulgar a lista de drogas selecionadas tanto para profissionais quanto para usuários de drogas.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
Medicamentos essenciais e processo de seleção em práticas de gestão da Assistência a Farmacêutica em estados e municípios brasileiros, dispo nível em: https: //www.sci elo sp.org/article/csc /2014.v19n9 /3859 -3868/ 
Avanços e perspectivas da RE NAME após no vos marcos legais: o desafio de contribuir para um S US único e integral, disponível em: http://farmacia.saude.pe.gov.b r/si tes/ farmacia.Saúde pe.gov.br/files/a rtigo -rename .pdf

Continue navegando