Buscar

Atividade Contextualizada metodologia do ensino da arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada
Metodologia do Ensino da Arte
Conteúdo do exercício
1. 
Parte superior do formulário
Metodologia Ativa - Resolução de problemas: O objetivo dessa atividade é instigar a resolução de problemas com base no que foi estudo nesta disciplina. Aqui você deve explorar as possibilidades da metodologia ativa na contextualização do assunto proposta para solução de problemas.
 
Preparado (a)? Vamos começar!
Desejo boas-vindas a você na Atividade Contextualizada da disciplina. Agora, teremos uma oportunidade diferenciada de estudo, reflexão e construção de conhecimento dos temas abordados em nossa disciplina.
Aqui, você irá desenvolver e apresentar sua opinião no que diz respeito à disciplina. Além disso, para concluir esta atividade, é necessário que você leia textos, artigos científicos, artigos publicados em revistas e demais informações que te auxiliem em seus argumentos e possíveis questionamentos. Por isso, atenha-se ao tema proposto e busque utilizar de termos técnicos com clareza, para a compreensão do texto.
Lembre-se de que, durante o estudo de nossa disciplina, você agregou informações de extrema importância para sua vida acadêmica e/ou profissional. Baseado (a) nesses conhecimentos adquiridos e em suas pesquisas, elabore sua resposta autoral e evite utilizar textos integrais, tanto dos materiais de estudo, quanto dos disponíveis na internet. Não se esqueça de inserir as devidas referências utilizadas na sua produção. 
Dito isso, vamos em frente!
1. Para começar, analise com atenção o texto e, em seguida, elabore sua resposta!
Alguns anos depois do surgimento da Escola Nova, outras concepções foram sendo construídas, abrindo espaço para a consolidação da perspectiva sociointeracionista, a mais indicada pelos especialistas hoje por permitir que crianças e jovens não apenas conheçam as manifestações culturais da humanidade e da sociedade em que estão inseridas, mas também soltem a imaginação e desenvolvam a criatividade, utilizando todos os equipamentos e ferramentas à sua disposição.
Nos anos 1990, duas importantes inovações contribuíram significativamente para direcionar o caminho para o modelo atual de ensino: na Espanha, Fernando Hernández defendeu o estudo da chamada cultura visual (muito além das artes visuais clássicas, era necessário, segundo ele, trabalhar com videoclipes, internet, histórias em quadrinhos, objetos populares e da cultura
de massa, rótulos e outdoors nas salas de aula).
No Brasil, Ana Mae Barbosa elaborou a metodologia da proposta triangular (inspirada em ideias norte-americanas e inglesas, recuperou conteúdos e objetivos que tinham sido abandonados pela escola espontaneísta). Ela defendia que o professor deveria usar o seguinte tripé em classe: o fazer artístico, a história da arte e a leitura de obras.
2. Com base na interpretação do texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo:
Com base nessas informações e no conteúdo estudado ao longo da disciplina você deve realizar um texto argumentativo-dissertativo sobre os principais acontecimentos (de 1816 a 1996) do ensino de Arte nas escolas brasileiras.
3. Não se esqueça: Sua dissertação deverá conter até 30 (trinta) linhas.
 Aguardo sua produção.
 Bons estudos!
Parte inferior do formulário
A arte está presente no mundo desde os primórdios da humanidade, quando o ser humano expressava suas crenças, relações sociais, experiências de sua época e suas formas de sobrevivência, por meio de simbologias, ainda que ditas rudimentares, registradas nas rochas. Assim, estabelece a relação do individuo com o mundo, pois expressa concepções de uma sociedade e influencia nas transformações da realidade e do ser humano.
Em 1816 Durante o Reinado do Rei de Portugal Dom João VI no Brasil, chega ao Rio de Janeiro a Missão Artística Francesa e é criada a Academia Imperial de Belas Artes. Seguindo modelos europeus, é instalado oficialmente o ensino de Arte nas escolas.
Em 1900 até o inicio do século 20, o ensino de desenho é visto como uma preparação para o trabalho em fábricas e serviços artesanais. São valorizados o traço, a repetição de modelos e o desenho geométrico. Em 1922, apesar da efervescência das manifestações da Semana de Arte Moderna, o ensino segue as tendências da escola tradicional, que defende a necessidade de copiar modelos para treinar habilidades manuais.
Em 1930 o compositor Heitor Villa-Lobos, no governo Getúlio Vargas, institui o projeto de canto orfeônico nas escolas. No ano de 1935 foi promovido um concurso de desenho para crianças com temas livres, já em 1948 é criada no Rio de Janeiro a primeira “Escolhida de Arte”, com o intenção de propor atividades para o aluno desenvolver a autoexpressão e a prática. 
Em 1960 as experimentações que marcam a sociedade, como o movimento da bossa nova influencia o ensino de Arte nas escolas de todo o país. É a época da tendência da livre expressão se expandir pelas redes de ensino. Em 1971 segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB, a Educação Artística (que inclui artes plástica, educação musical e artes cênicas) passa a fazer parte do currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio.
Em 1973 se criou os primeiros cursos de licenciatura em Arte, com dois anos de duração e voltados à formação de professores capazes de lecionar música, teatro, artes visuais, desenho, dança e desenho geométrico. No ano de 1989 desde 1982 desenvolveram pesquisas sobre três ideias (fazer, ler imagens e estudar história da arte), Ana Mãe Barbosa cria a proposta triangular, que inova ao colocar obras como referência para o alunos e no ano de 1996 a LDB passa a considerar a Arte como disciplina obrigatória da Educação Básica. Os Parâmetros Curriculares Nacionais definem que ela é composta de quatro linguagens: artes visuais, dança, música e teatro. 
Aprender Arte na escola é uma possibilidade de ampliação de um universo de experiências, que auxilia na constituição da própria identidade, por meio do conhecimento de diferentes linguagens artísticas, a partir de um trabalho pedagógico realizado pelo professor, no qual prevalece o diálogo, a investigação e a exploração.

Continue navegando