Buscar

Avaliação Prova _ Currículo concepção, história e marcos regulatórios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. “A diretriz de focalização das políticas sociais tem origem na tese de que, sob condições de limitação de recursos, o investimento público é mais eficaz quando direcionado a porções do território nacional ou subgrupos populacionais para os quais esse benefício resulte maior impacto positivo” (DI PIERRO, 2001, p. 325). A partir dessa citação, é correto afirmar que: 
as políticas de focalização não são empregadas na área da educação pois ferem princípios constitucionais.
as políticas de focalização não tratam dos recursos financeiros envolvidos, mantendo sua análise nos recursos humanos e no tempo.
as políticas de focalização partem da premissa de que alguns grupos culturais são mais privilegiados, dirigindo-se a estes para superação das diferenças.
as políticas de focalização tem como finalidade definir os setores prioritários aos quais serão destinados os maiores repasses de recursos.
as políticas de focalização distribuem, de forma equitativa, os recursos que se destinam à educação, uma vez que esta é prioridade da União.
2. Analise as afirmativas a respeito das atribuições das secretarias da administração direta do Ministério da Educação e assinale a alternativa correta.   
A Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE) é responsável pelas ações voltadas para a avaliação da educação básica e das instituições de ensino.
 A Secretaria da Educação Básica (SEB) tem como atribuição zelar pela Educação Infantil, pelo Ensino Fundamental e pelo Ensino Médio.
A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) é responsável por implementar as ações voltadas para a educação profissional e tecnológica.
A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) desenvolve ações que promovem a equidade, a valorização da diversidade a inclusão.
A Secretaria de Educação Superior (SESU) é responsável pelos cursos de pós-graduação stricto sensu, ou seja, mestrados e doutorados.
3. A orientação presente nos projetos do Banco Mundial para as reformas na educação em países da América Latina seria de uma educação que prioriza alguns elementos considerados centrais para o órgão de financiamento como prioridade na Educação Básica, melhoria na eficácia da educação, ênfase nos aspectos administrativos, descentralização e autonomia das instituições de ensino com consequente transferência de responsabilidade de gestão e análise econômica como critério dominante na definição de estratégias para educação (HADDAD, 2008). O pacote de reformas firmados a partir de acordos financeiros prevê a priorização da Educação Básica, para tanto, os investimentos são concentrados no Ensino Fundamental, desconsidera aqui o Ensino Médio e o Superior. Priorizar somente a educação primária é reduzir o campo de desenvolvimento do povo, uma vez que o ganho de conhecimento para o Ensino Primário centra-se em necessidades teóricas básicas do cidadão como alfabetização e conhecimentos básicos em matemática e ciências naturais. Segundo Torres (2000), ao pensar na prioridade da educação primária é incontestável relacionar os melhores salários aqueles que detêm os mais altos níveis de desenvolvimento educacional embora nem sempre a recíproca seja verdadeira, mas é contestável afirmar que a oferta da educação primária garante a saída de grupos da pobreza . Sobre a relação entre currículo nacional e a orientação presente nos projetos do Banco Mundial analise as assertivas que seguem e marque um V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: 
( )  O pacote de reformas firmados a partir de acordos financeiros prevê a priorização da Educação Básica, para tanto, os investimentos são concentrados no Ensino Fundamental, desconsidera aqui o Ensino Médio e o Superior mostrando assim a independência do pais quanto a construção da politica educacional. 
( ) A oferta da educação primária garante a saída de grupos da pobreza garante por si só a equidade de condições e diminuição da pobreza em países sul-americanos. 
( ) Priorizar somente a educação primária é reduzir o campo de desenvolvimento do povo, uma vez que o ganho de conhecimento para o Ensino Primário centra-se em necessidades teóricas básicas do cidadão como alfabetização e conhecimentos básicos em matemática e ciências naturais. 
(  ) A construção da política educacional na América Latina se deu com forte influência de organismos internacionais. Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta   
V-V-V-V
F-F-V-V
V-V-F-F
F-F-F-F
F-V-F-V
4. Em relação ao Conselho Nacional de Educação, assinale a alternativa correta.   
O Conselho Nacional de Educação apresenta duas esferas de responsabilidade: a normativa e a deliberativa, procurando tratar das questões que envolvem a educação brasileira.
O Conselho Nacional de Educação é um órgão de staff do Ministro da Educação que tem como principal atribuição prestar assessoria ao chefe de estado.
O Conselho Nacional de Educação organiza-se a partir de suas duas câmaras: a de Educação Superior e a do Ensino Fundamental.
O Conselho Nacional de Educação tem como uma de suas responsabilidades assegurar que a sociedade participe do desenvolvimento, do aprimoramento e da consolidação da educação nacional.
O Conselho Nacional de Educação atual foi criado em 1995 justamente para a construção da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em vigor desde 1996.
5. Analise as afirmativas a respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e assinale a alternativa correta.   
PCNs, RCNs e BNCC são documentos de caráter consultivo e orientador criados pelo Ministério da Educação para uso facultativo pelas escolas.
A BNCC refere-se ao currículo do ensino médio; os PCNs, da educação infantil; e os RCNs, do ensino fundamental.
A BNCC é um documento orientador de caráter facultativo para as escolas, enquanto os PCNs e RCNs são de aplicação obrigatória.
PCNs, RCNs e BNCC são documentos criados pelo Ministério da Educação para uso obrigatório pelas escolas.
Os PCNs apresentam função de orientação, enquanto os DCNs e a BNCC têm caráter obrigatório a fim de constituir o currículo das escolas brasileiras.
6. Currículo e políticas públicas No fim da década de 1980 e início da década de 1990, o país se encontrava em um momento de redemocratização que levaria ao acirramento das políticas públicas ao modelo neoliberal que se expandia no mundo. O redirecionamento das ações dos organismos multilaterais para a América Latina trouxe inúmeras reformas que configuraram a influência política da economia capitalista às pastas de interesse social. O percurso histórico do campo curricular e as políticas curriculares adotadas pelo Brasil, como em outros países em desenvolvimento, principalmente em países latino-americanos, foi dirigido por nuances vinculadas ao desenvolvimento econômico. Com o término da Ditadura Civil-Militar, desta vez, a Constituição elaborada possuía uma série de direitos nunca estabelecidos em nenhuma das versões anteriores. O momento político que se encontrava o país era de busca pela aclamada democracia e ganho de direitos sociais Fonte:https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Ug0ueS19zq0J:https://revistas.ufpr.br/jpe/article/download/77872/43231&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br O trecho acima deslumbra o contexto histórico brasileiro e o desenvolvimento do currículo educacional brasileiro. Nesse contexto é correto afirmar: 
O momento político que se encontrava o país, segundo o texto era de uma democracia consolidada.
O percurso histórico do campo curricular e as políticas curriculares adotadas pelo Brasil, como em outros países em desenvolvimento, principalmente em países latino-americanos, ocorreu de forma independente ao desenvolvimento econômico do país
No trecho acima mostra uma inter-relação entre a construção de um currículo educacional nacional e o momento histórico vivido.
Na década de 1980 e início da década de 1990, o país se encontrava em um momento de redemocratização que levariaao acirramento das políticas públicas ao modelo neoliberal que se expandia no mundo o que não interferiu na construção de um currículo nacional.
O redirecionamento das ações dos organismos multilaterais para a América Latina trouxe inúmeras reformas que configuraram a influência política da economia capitalista às pastas de interesse social mostrando assim o clima de harmonia institucional que é marca registrada desse período de redemocratização.
7. Assinale a alternativa que apresenta a carga horária mínima anual e os dias letivos referentes à educação básica.   
200 dias letivos e 800 horas-aula.
220 dias letivos 700 horas-aula. 
180 dias letivos e 760 horas-aula. V
250 dias letivos e 780 horas-aula.
800 dias letivos e 200 horas-aula.
8. Analise as afirmativas a respeito dos fatores que compõem as teorias sobre o currículo e marque a alternativa correta.   
Uma teoria sobre o currículo deve levar em consideração as classes sociais dos alunos, seu ambiente demográfico e quociente de inteligência.
 Uma teoria sobre o currículo considera a realidade social, as relações em comunidade e os aspectos da vida cotidiana de alunos e professores.
Uma teoria sobre o currículo deve envolver os saberes científicos, mitológicos e do senso comum em suas análises.
Uma teoria sobre o currículo deve considerar os saberes a serem ensinados, o tipo de ser humano que se deseja formar e as relações de poder envolvidas.
Uma teoria sobre o currículo prioriza os conhecimentos, didáticas e metodologias e processos de avaliação.
9. Analise as afirmativas sobre os principais programas do Inep e assinale a alternativa correta.   
O Programa Alimentação Escolar é uma das atribuições dessa autarquia.
O Fundeb e o Fies são programas de financiamento propostos pelo Inep.
O Censo Escolar e o Censo da Educação Superior são programas desenvolvidos pelo Inep para mensurar dados educacionais desses níveis da educação.
Os programas do Livro Didático e Biblioteca na Escola são atividades do Inep.
Os programas de transporte escolar e Caminho da Escola são ações importantes do Inep.
10. “A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula com um projeto pedagógico e com seu consequente projeto de ensino. A avaliação, tanto no geral quanto no específico da aprendizagem, não possui uma finalidade em si; ela subsidia um curso de ação que visa construir um resultado previamente definido” (LUCKESI, 2011, p. 45). A partir da citação do autor e dos estudos da disciplina, assinale a alternativa correta.   
A avaliação da aprendizagem escolar é aquela realizada pelo docente, em sala de aula, a partir de suas concepções e técnicas disciplinares.
A avaliação da aprendizagem escolar tem como finalidade medir os conhecimentos transmitidos pelo professor aos seus alunos.
A avaliação da aprendizagem envolve o uso de escalas e tabelas que ressaltem os aspectos quantitativos prioritários às escolas.
A avaliação da aprendizagem deve ser realizada pela comunidade escolar a fim de que seja feita de maneira inclusiva e democrática.
A avaliação deve estar articulada ao projeto pedagógico da escola, levando-a a atingir os objetivos educacionais propostos nesse documento.

Continue navegando