Buscar

Estudo dirigido de caso

Prévia do material em texto

“Aliás, costumo invocar os Códigos de Ética, que são uma contradição em termos. Embora seja necessário haver um Código de Ética, se ele é Código, é lei; e, se é lei, o que importa é que seja obedecida, independentemente da razão que me leva a obedecer, se é o medo da punição ou é a convicção de que a disposição é correta. Tudo o que é lei, na sociedade, precisa ser cumprido apenas em função do bom trato com o outro. Ninguém vai me deter, no quarteirão seguinte, para perguntar por que parei no sinal vermelho. Basta que eu tenha parado, e não importa se foi apenas por medo da multa ou dos pontos na carteira de habilitação. Ao passo que, quando falamos de Ética, é isso o que mais importa.” 
Comente a citação a seguir articulando como uma posição ética e ancorada nos Direitos Humanos são importantes para nortear a prática profissional.
Resposta: 
Com base na citação acima, a discordância se passa em vários sentidos mesmo que em partes a citação seja pautada em verdade.
Considero que um código seja essencial para nortear uma convivência em sociedade, do contrário cada qual faria o que fosse de seu interesse, porém quando se dita “...se ele é código, é lei; e, se é lei, o que importa é que seja obedecida...”, esse ponto gera um extremismo a meu ver inumano.
Uma relação cega e sem reflexão independente de qualquer que seja a lei, não se interlaça a nenhum direito ainda mais aos direitos humanos; vamos tomar com base o exemplo citado acima de parar no sinal vermelho, ao que em uma emergência esteja com uma pessoa correndo risco de vida o que faz o condutor não parar em sinal algum, mesmo com veículo em alerta, buzinando, este, está acima da velocidade. 
Ao que as câmeras fazem esse registro não leva em conta que o condutor estaria levando uma pessoa ao hospital para ser socorrida, emite a multa, perda de pontos e possivelmente pode ter a licença suspensa.
Nesse sentido a citação acima, não importa por qual motivo ou circunstância esse condutor infringiu a lei, sua punição deve ser executada pois lei é lei. 
Esse não pode ser um atrelamento cego, de diretrizes feitas para nortear, como o código de ética, e os artigos que compõem os direitos humanos, ser politicamente correto, faz-se necessário ter um olhar crítico ao que se impõe, assim como um direcionamento moral e clareza dos direitos de cada um, para que se possa ser o mais assertivo nas decisões para com o próximo.

Continue navegando