Buscar

Anticorpos: Função, Estrutura e Significado Clínico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio
As células B efetoras secretam formas solúveis de imunoglobulinas, que são conhecidas como anticorpos. As imunoglobulinas produzidas pelas células B são divididas em cinco classes ou isotipos, que diferem quanto às regiões constantes das cadeias pesadas e desempenham funções especializadas quando secretadas como anticorpos.
Lívia é uma estudante de biomedicina que está cursando a disciplina de imunologia. Sua prima, Pâmela, está grávida e precisa realizar uma série de exames durante o pré-natal, incluindo sorologias para diversas doenças infecciosas. Sabendo que Lívia é uma estudante muito aplicada, Pâmela ligou para sua prima. Acompanhe o diálogo que se estabeleceu entre elas:
— Oi, prima! Estou aqui cheia de dúvidas sobre os exames de pré-natal que meu médico pediu.
— Claro, Pâmela! Me diga como eu posso lhe ajudar.
— O médico me pediu muitos exames para uma série de doenças (IgM, IgG). Não sei nada disso!
— Prima, essas siglas significam imunoglobulinas, que, na verdade, são os anticorpos. Essa palavra você já conhece, né?
— Conheço, sim, mas ainda não entendo como são os anticorpos. Me explica melhor sobre eles? Me diz outra coisa: se o resultado vier positivo, significa que eu estou doente? Meu bebê vai ter algum problema?
Neste Desafio, você deve se colocar no lugar de Lívia e responder as perguntas feitas por Pâmela, incluindo os seguintes tópicos:
a) Qual é a função de cada tipo de anticorpo?
b) Fale sobre a estrutura dos anticorpos.
c) Quais anticorpos atravessam a barreira placentária e qual é o significado clínico da presença do anticorpo de memória?
Padrão de resposta esperado
a) A imunoglobulina M (IgM) e a imunoglobulina D (IgD), de superfície celular, são os receptores de antígenos das células B circulantes que, agora, devem encontrar o antígeno. As IgM são os primeiros anticorpos produzidos durante uma resposta imune primária e sua presença indica contato recente com o antígeno. A IgA também é produzida nos tecidos linfoides subjacentes à mucosa e, então, é seletivamente transportada através do epitélio da mucosa para ligar-se aos patógenos extracelulares e suas toxinas, nas superfícies mucosas. A função mais importante dos anticorpos imunoglobulina G (IgG), que é o anticorpo de memória imunológica, é facilitar a captura e a destruição de microrganismos extracelulares e de toxinas, pelos fagócitos. As regiões constantes dos anticorpos imunoglobulina E (IgE) se ligam aos receptores na superfície dos mastócitos.
b) As imunoglobulinas são formadas por dois polipeptídeos diferentes chamados de cadeia pesada e cadeia leve. Cada molécula de imunoglobulina, em forma de Y, consiste em duas cadeias pesadas idênticas e em duas cadeias leves idênticas.
c) As IgM são anticorpos compostos por cinco moléculas; assim, são muito grandes para atravessar a placenta e não conseguem proteger o bebê. Dessa maneira, quando há uma infecção recente, o feto pode ser atacado pelo patógeno pela ausência de anticorpos menores. A IgG, o anticorpo de memória, é pequeno e atravessa facilmente a placenta, fornecendo proteção ao feto em desenvolvimento. A presença da IgG em um exame pré-natal indica apenas que a mãe já teve contato com aquele patógeno, não havendo riscos para o feto.

Continue navegando