Buscar

Lívia é uma estudante de enfermagem que está cursando a disciplina de imunologia. Sua prima, Pâmela, está grávida e precisa realizar uma série de...

  1. Lívia é uma estudante de enfermagem que está cursando a disciplina de imunologia. Sua prima, Pâmela, está grávida e precisa realizar uma série de exames durante o pré-natal, incluindo sorologia para diversas doenças infecciosas. Sabendo que Lívia é uma estudante muito aplicada, Pâmela ligou para sua prima. Acompanhe o diálogo que se estabeleceu entre elas:

- Oi, prima! Estou aqui cheia de dúvidas sobre os exames de pré-natal que meu médico pediu.

- Claro, Pâmela! Me diga como eu posso lhe ajudar.

- O médico me pediu muitos exames para uma séria de doenças (IgM, IgG). Não sei nada disso!

- Prima, essas siglas significam imunoglobulinas, que , na verdade, são os anticorpos. Essa palavra você já conhece, né?

- Conheço, sim, mas ainda não entendo como são os anticorpos. Me explica melhor sobre eles? Me diz outra coisa: se o resultado vier positivo, significa que eu estou doente? Meu bebê vai ter algum problema?

Você deve se colocar no lugar de Lívia e responder as perguntas feitas por Pâmela, incluindo o seguintes tópicos:

1-Quais os tipos de anticorpos?

2-Qual a função de cada tipo de anticorpo?

3-Fale sobre a estrutura dos anticorpos.

4-Quais anticorpos atravessam a barreira placentária e qual é o significado clínico da presença do anticorpo de memória?


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com certeza, vou ajudá-lo a responder as perguntas de Pâmela: 1. Quais os tipos de anticorpos? Existem cinco tipos de anticorpos, que são: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM. 2. Qual a função de cada tipo de anticorpo? - IgA: protege as superfícies mucosas do corpo, como o trato respiratório e gastrointestinal. - IgD: está presente na superfície dos linfócitos B e ajuda a ativar a resposta imune. - IgE: está envolvido em reações alérgicas e na defesa contra parasitas. - IgG: é o anticorpo mais comum no sangue e é responsável pela proteção contra infecções bacterianas e virais. - IgM: é o primeiro anticorpo produzido em resposta a uma infecção e é responsável pela defesa contra bactérias e vírus. 3. Fale sobre a estrutura dos anticorpos. Os anticorpos são proteínas em forma de Y, compostas por quatro cadeias de aminoácidos. Duas dessas cadeias são chamadas de cadeias leves e as outras duas são cadeias pesadas. A região superior do Y é chamada de região variável, que é responsável por se ligar ao antígeno. A região inferior do Y é chamada de região constante, que é responsável por se ligar a outras células do sistema imunológico. 4. Quais anticorpos atravessam a barreira placentária e qual é o significado clínico da presença do anticorpo de memória? Apenas o IgG é capaz de atravessar a barreira placentária e proteger o feto contra infecções. A presença do anticorpo de memória significa que o sistema imunológico já foi exposto a um antígeno específico e produziu uma resposta imune. Isso significa que, se o mesmo antígeno entrar novamente no corpo, o sistema imunológico será capaz de produzir uma resposta mais rápida e eficaz.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais