Buscar

PLA3 FLÚOR Vs CÁRIE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLA3 FLÚOR Vs CÁRIE
Materiais utilizados: 2 ovos de galinha vermelhos (cozidos, para minimizar o risco de acidentes), 2 copinhos de vidro, 2 copos transparentes, flúor em gel, creme dental fluoretado e vinagre.
Métodos
1) Tratamento do ovo: A título de curiosidade, fiz o experimento com dois ovos. Devidamente identificados (flúor em gel e creme dental fluoretado), apliquei os respectivos produtos na metade de cada ovo. Repeti a aplicação a cada dois dias, durante 7 dias, mantendo-os em geladeira. 
2) Avaliações do efeito do flúor: Após os 7 dias, coloquei os ovos tratados mergulhados em vinagre. Foi possível observar uma quantidade de bolhas (gás carbônico) aderida na parte não tratada de cada ovo.
Conclusão: O flúor atua na diminuição do metabolismo bacteriano, inibe a perda de minerais do esmalte dos dentes e estimula a remineralização de áreas já afetadas e enfraquecidas pela ação da cárie. Entre o ovo tratado com flúor em gel e o tratado com creme dental, não notei diferença (a olho nú). Após a exposição ao vinagre, notei perda da “cor” dos dois ovos, na superfície não tratada.
Discente: Mª Mirtes Gonçalves Guimarães Botelho
RA: 1856612 / 2°Sem. Odontologia FMU – Noturno
Docente: Érica Fernanda Patricio da Silva 
Disciplina: Mecanismos de Agressão e Defesa Bucal.

Outros materiais