Buscar

Atividade Contextualizada- 2022

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Responsável Técnico e a Segurança no Trabalho 
Nome: Brenda Marques de Albuquerque Rosa 
Matrícula: 04053104
Curso: Nutrição 
O nutricionista é responsável pela administração de UANs (Unidades de Alimentação e Nutrição), sendo sua função não apenas o de planejar os cardápios, como também a de supervisionar as condições ambientais voltadas a vigilância sanitária do estabelecimento, destacando também a importância de identificar e de sinalizar as problemáticas existentes que podem comprometer a integridade física e mental dos funcionários que atuam na preparação e armazenamento dos alimentos. Levando em consideração que esses trabalhadores são diariamente expostos a agentes químicos, físicos, biológicos e ergonômicos, a presença de qualquer irregularidade ou fator de risco devem ser repassado pelo RT para os responsáveis pela empresa. No entanto, é possível que a empresa ainda assim não cumpra com as suas obrigações gerando diversos outros conflitos que dificultam o trabalho do nutricionista.
Tendo o comprometimento da alta direção, as intervenções realizadas pelo RT se tornam ainda mais fáceis, como por exemplo: Implantar o manual de boas práticas na cozinha como forma de capacitação profissional dos funcionários e adotar o sistema de APPCC. Já no caso dos proprietários não proporcionarem uma boa estrutura física do local, contribuírem também para deterioração dos alimentos e a falta dos EPIs necessários, a estratégia de convencimento neste cenário deve se iniciar quando as inadequações já foram relatadas tendo a assinatura do nutricionista. Deve-se reafirmar aos donos do local a Importância da vigilância sanitária não apenas no que se direciona a saúde de seus consumidores como também o bem estar dos trabalhadores dedicados a empresa, valorizando esses fatores com o argumento de que “No mundo globalizado e competitivo no qual vivemos torna-se indispensável eliminar desperdícios e possíveis defeitos na produção, visando a sobrevivência no mercado.” (MAIA; DINIZ, 2009).
A forma assertiva em se posicionar diante de conflitos desse âmbito no trabalho é uma iniciativa importante, devendo ser realizada com ética, sem abalar os relacionamentos entre a equipe. No entanto, vale ressaltar, que em casos mais extremos de negligência por parte dos proprietários é necessário acionar os órgãos públicos responsáveis pela vigilância sanitária ou o Setor de ouvidoria SUS. Iniciar um processo administrativo contra a empresa pode ser visto como uma boa medida legal em favor da Segurança no trabalho e da Segurança dos alimentos.
Referências: 
MAIA, A. P de A.; DINIZ, L. L. Segurança alimentar e sistemas de gestão de qualidade na cadeia produtiva de frangos de corte. Revista Eletrônica Nutritime, [S. I.], v. 6, n. 4, p. 991-1000, 2009.
BARETTO, Carla. Segurança do trabalho em unidades de alimentação e nutrição/Carla Barreto. - 1. ed - Rio de Janeiro: Rubio, 2016.
ANVISA. AGENCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Resolução da diretoria colegiada- RDC nº 8, de 27 de fevereiro de 2009.
ARAÚJO, Débora Gomes de Sousa. Condições de trabalho em unidades de alimentação e nutrição: uma revisão/ Débora Gomes de Sousa Araújo. -- Patos: IFPB, 2019.
ABREU, E. S. A; SPINELLI, M. G. N.; PINTO, A. M. S. Gestão de Unidade de Alimentação e Nutrição: um modo de fazer. 5 ed. São Paulo: Editora Metha, 2013.

Outros materiais