Buscar

ATIVIDADE 1- PRATICAS EM SERVIÇO SOCIAL III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nessa unidade estudamos que o Serviço Social é uma profissão que tem uma dimensão pedagógica ou educativa, que precisa ser estudada e compreendida. Compreender essa dimensão é fundamental para que o profissional possa realizar intervenções em consonância com o projeto ético-político profissional do Serviço Social. O trabalho socioeducativo do assistente social pode se materializar com as particularidades do público a ser atendido, seja crianças e adolescentes, mulheres, idosos e famílias.
Dentre as diversas metodologias possíveis para o trabalho socioeducativo, se destacam aquelas de caráter coletivo e participativo, que auxiliem a população a organizar suas demandas. 
A mobilização social e a organização, enquanto expressões das práticas educativas desenvolvidas em diferentes espaços sócio ocupacionais, consubstanciam-se em processos de participação social, formulados e implementados de formas diferenciadas pelas classes sociais fundamentais - burguesia e proletariado - na luta pela hegemonia na sociedade; não constituem, portanto, processos exclusivos da prática dos assistentes sociais. (ABREU, 2002, p. 2). 
ABREU, M. M.; CARDOSO, F. Mobilização Social e Práticas educativas. In: CFESS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFEDD/ABEPSS, 2009. Disponível em: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/zD3ifq80Dt7Az49Q4j7x.pdf. Acesso em: 02 fev. 2020. 
Com base nisso e nos conteúdos estudados, elabore um texto dissertativo, tendo como base a luta do movimento pela infância no Brasil, precipitadora da conquista do Estatuto da Criança e do Adolescente. Discorra sobre a importância da mobilização social enquanto uma das práticas educativas desenvolvidas pelo Serviço Social. Procure, ainda, identificar no seu texto, a qual perfil pedagógico se vincula essa prática.
O movimento da infância fez parte da luta pela Democracia, Justiça e  “Diretas Já”, momentos históricos que mobilizaram o país. Às estratégias de atuação do movimento social da criança e do adolescente, somaram-se mobilizações pela democracia e combate à ditadura cívico-militar. Ações conjuntas fortaleceram as bandeiras gerais dos movimentos social e sindical brasileiro.
Com o Golpe de 1964, houve mudanças na política e nas instituições responsáveis pelas crianças e adolescentes das camadas populares. Na década de 1970, o regime ampliou as contradições que foram respondidas pelos novos movimentos sociais e os históricos. Na década de 1980, a articulação e o fortalecimento do movimento social pela infância e pela adolescência foram determinantes para a alteração do panorama legal e a inclusão do novo paradigma e concepção de crianças e adolescentes como “sujeitos de direitos”.
Como resultado deste processo histórico e social, foi concebido, aprovado e nasceu o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). É inquestionável a função pedagógica desempenhada pelo assistente social nos diferentes espaços sócio -ocupacionais em que se materializa a prática profissional.

Continue navegando