Buscar

membrana plasmatica, proteinas

Prévia do material em texto

Algumas moléculas como O2 e CO2 são capazes de se difundir pela bicamada lipídica da membrana plasmática; a grande maioria, no entanto, não tem essa capacidade. Em vez disso, sua transferência depende de proteínas de transporte de membrana especializadas.
Veja no infográfico a permeabilidade seletiva da membrana plasmática. Como diferentes moléculas são capazes de ultrapassar a bicamada fosfolipídica?
Todas as moléculas lipídicas das membranas celulares são consideradas anfipáticas ou anfifílicas por apresentarem uma extremidade hidrofílica e uma extremidade hidrofóbica.
As membranas celulares são constituídas por lipídios, como fosfolipídios, colesterol e glicolipídios (com exceção das bactérias que não apresentam colesterol e glicolipídios). As membranas também são constituídas por moléculas proteicas que atravessam ou não a bicamada lipídica.
Todas as membranas biológicas apresentam em comum a bicamada de moléculas fosfolipídicas, que ocorre porque a molécula fosfolipídica apresenta uma cabeça hidrofílica e duas caudas hidrofóbicas. Desse modo, quando essas moléculas são colocadas na água, elas espontaneamente se agregam em um arranjo que permite que as porções hidrofóbicas fiquem em contato o mais próximo possível, para se esconder da água, enquanto mantêm a porção hidrofílica exposta ao meio aquoso, formando a bicamada.
 A membrana plasmática permite a passagem de nutrientes do meio extracelular para o meio intracelular, retém produtos de síntese no meio intracelular e permite a excreção de resíduos.
Lipídios e proteínas são os constituintes básicos das membranas celulares das células animais e vegetais.
Bicamada de moléculas fosfolipídicas, cabeça hidrofílica que ficam direcionadas para a água e duas caudas hidrofóbicas que apresentam repulsão à água e ficam escondidas no interior da bicamada.
Membrana plasmática de bactérias não apresentam colesterol.
Proteínas de membrana podem atravessar a bicamada lipídica, são conhecidas como proteínas transmembrana, podem estar inteiramente no citosol, podem estar expostas na superfície externa e também ligadas a outra proteína de membrana.
Função dos lipídios:
São eles que determinam a estrutura básica das membranas biológicas, são responsáveis pela estrutura fluida básica e servem como uma barreira relativamente impermeável a passagem da maioria das moléculas hidrossolúveis.
Funções das moléculas proteicas:
São elas que dão a cada tipo de membrana nas células propriedades funcionais características, são responsáveis pela maioria das funções das membranas servindo como receptores específicos, enzimas e proteínas transportadoras.

Continue navegando