Buscar

Trabalho triplice helice da inovação

Prévia do material em texto

De acordo com Etzkowitz e Leydesdorff a Helíce Tríplice é um processo metodológico que refere-se sobre a interação entre universidade, governo e indústria, que tem como intuito promover o desenvolvimento econômico e social. A ideia básica é que a inovação tecnológica só é possível quando o conhecimento adquirido pela universidade é utilizado para atender às necessidades econômicas e sociais determinadas pela empresa e posteriormente comercializadas com apoio governamental.
 As universidades apoiadas pela indústria e pelo governo podem se destacar como centros de excelência. Por outro lado, considerando as inovações geradas pelas universidades e os benefícios proporcionados pelo governo, as empresas podem aumentar sua competitividade no mercado. Do ponto de vista do governo, ao fortalecer empresas e universidades, terá benefícios em áreas importantes como a educação e a economia nacional.
O governo é o agente facilitador entre as entidades, seja por meio de programas de incentivo à pesquisa ou reduzindo as burocracias para desenvolvimento e implementação das inovações. Seu papel é fundamental pois é através do suporte político e financeiro que é realizado projetos que promovem a interação entre as universidades, que geram o conhecimento, com as empresas e indústrias, que por sua vez atuam no desenvolvimento tecnológico e da inovação. Consequentemente, o governo ao fortalecer as universidades e empresas gera impacto na educação e economia do país. 
Referências
Tríplice Hélice da Inovação: empresas, universidades e empresas. AEVO. 2018. Disponível em: https://blog.aevo.com.br/triplice-helice-da-inovacao-empresas-universidades-e-governo/. Acesso em: 29 nov. 2021.

Continue navegando