Buscar

ResoluodoCasoN1JENNIPHERSILVARIBEIRO_20230219201025

Prévia do material em texto

Apresentação do caso N1
A indústria alimentícia é altamente competitiva, e para se destacar no mercado, é preciso garantir produtos de qualidade e segurança alimentar. A gestão da qualidade e segurança alimentar é essencial para o desenvolvimento da empresa. (MELLO, 2017).
A padronização das atividades na indústria alimentícia é fundamental. Para isso, os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) garantem a qualidade e segurança dos produtos, além de contribuir para o atendimento de regulamentações e normas. “Pode se considerar muito importante e necessário na empresa e geralmente é realizado através de um responsável designado para acompanhar os processos e descrever passo a passo, para que seja instruído como é de fato o processo” (CAMPOS,1992).
Os POP garantem a continuidade do processo produtivo, minimizando erros e reduzindo perdas, além de proporcionar a obtenção de produtos de excelência e impactar diretamente os resultados de venda e satisfação do cliente. (BERTI; SANTOS, 2016).
No caso da empresa de biscoitos, a incorporação de um setor de gestão de qualidade e a implantação dos POP são fundamentais para melhorar a qualidade dos produtos e garantir a segurança alimentar. Com a padronização das atividades, será possível controlar todo o processo produtivo, desde a seleção dos ingredientes até a embalagem, distribuição dos produtos, prevenir a contaminação dos alimentos e aumentar a eficiência produtiva. (OLIVEIRA et al ., 2009).
REFERÊNCIAS
BERTI, R. C.; SANTOS, D. C. Importância do controle de qualidade na indústria alimentícia: prováveis medidas para evitar contaminação por resíduos de limpeza em bebida UHT. Atas de Ciências da Saúde , São Paulo, v. 4, n. 1, p. 23-38, 2016.
CAMPOS, V. F. TQC: Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1992.
MELLO, F. R. Controle e qualidade dos Alimentos . Porto Alegre: SAGAH, 2017.
OLIVEIRA, O. J. et al . Gestão da qualidade : tópicos avançados. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

Continue navegando