Buscar

- HOMEM E SOCIEDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões de múltipla escolha
Disciplina: 536530 - HOMEM E SOCIEDADE
Questão 1: “... a cor preta significa luto entre nós e entre os chineses é o branco que exprime esse sentimento. Mesmo um símio não saberia fazer a distinção entre um pedaço de pano, sacudido ao vento, e uma bandeira desfraldada.” (LARAIA, R. B.- Cultura - um conceito antropológico, RJ: Jorge Zahar, ed, pg. 55)
A frase citada acima coloca de forma apropriada algumas observações acerca da cultura. Das frases abaixo, assinale a que a comenta e explica corretamente:
A) Essa afirmação diz respeito à importância da linguagem simbólica na evolução humana, fundamental para nos distinguir de outras espécies e a questão da diversidade cultural, que afirma que para perceber o significado de um símbolo é necessário conhecer a cultura que o criou.
B) O principal aspecto que a frase ressalta é que os chineses não expressam adequadamente seu sentimento de luto e que os símios confundem as informações acerca da diversidade cultural, uma vez que em cada cultura diferentes tipos de bandeiras são utilizadas.
C) Percebe-se que os chineses e os símios são semelhantes, pois não conseguem compreender a diferença entre cores e formas.
D) Conclui-se que a cor preta deveria ser utilizada nas bandeiras em rituais de luto entre nós, enquanto para os chineses a bandeira deveria ser branca; ao mesmo tempo coloca a incapacidade dos símios em compreender essas sutilezas culturais.
E) A importância de conhecermos adequadamente a cultura chinesa antes de utilizarmos bandeiras nos rituais de luto, para não incorrermos nos mesmos erros que um símio.
Questão 2: Determinismo biológico é a concepção que: 
A) atribui ao ser humano a causa eficiente de tudo, pois é autor psicológico e cultural de sua vida.
B) numa de suas frentes, trata das ações humanas como produto de sua constituição genética.
C) trata das ações humanas como produto de seu meio.
D) aborda as relações sociais como determinadas pelo mercado.
E) acredita que os indivíduos são responsáveis pelos seus atos, pois são membros de um contexto cultural.
Questão 3: Com relação à importância do Estado e dos conceitos de nação e território para a antropologia, é correto afirmar que:
A) a totalidade de uma cultura necessariamente coincide com os traços nacionais.
B) o conceito de nação está vinculado basicamente à dimensão biológica.
C) o Estado é uma categoria política por excelência, embora seja resultado de processos econômicos, territoriais e culturais, historicamente definidos.
D) a formação de grandes blocos econômicos destrói a soberania, a autonomia política dos Estados, o que os afasta das negociações tanto comerciais quanto diplomáticas.
E) os Estados nacionais são formações separadas da cultura e não requerem território (recursos ambientais).
Questão 4: A antropologia ocupa-se das mais variadas manifestações culturais para estudar a história e as funções sociais envolvidas em suas concepções de vida e de morte. Assinale a alternativa com trechos do livro-texto, de Kênia Kemp, que apresente transformações em significados originais da morte, coerentes aos novos tempos de intensos contatos culturais entre os povos.
A) Pensando no caso dos funerais, a dor da perda de um indivíduo tem sido, ao longo da história humana, um exemplo de diversidade. Os funerais são rituais que expressam diferentes questões humanas com relação à inevitabilidade da morte, dos medos sobre a condição do morto após a morte, da putrefação do corpo, da perda de um ente querido etc., já que cada cultura responde de uma forma diferente: a cremação e o canibalismo do corpo do indivíduo morto são formas de solucionar a sua decomposição física; os egípcios desenvolveram o embalsamento para evitar esse processo; já o sepultamento é uma forma de afastar os vivos dos mortos. 
B) Objetos utilitários como as facas podem servir também para demarcar posições de status social ou de especialização de funções. Assim, existem as facas com cabos adornados com madre pérola, ou com pequenos encraves de pedras preciosas e ouro. Nesse caso, não há uma utilidade no adorno do cabo, mas uma função social simbólica. Quando vemos o objeto, mesmo longe de seu proprietário, sabemos se tratar de algo que pertence a alguém com posição social privilegiada. A estética, a ornamentação das facas ou de qualquer objeto utilitário que está à nossa disposição, também simboliza e expressa as características da forma de organização de uma sociedade. Isso porque nós “atribuímos significado às coisas do mundo” e percebemos que a quase totalidade do que vemos, ouvimos e sentimos adquirem significado. Assim, as facas trazem ornamentos como pedras ou formas adicionadas ao cabo, que as tornam atraentes ou únicas. As cores têm significado: o branco pode simbolizar a paz, o preto pode simbolizar tristeza ou mistério, o vermelho a sensualidade ou o amor. Os sons também: o badalar dos sinos em uma igreja podem simbolizar comemoração ou morte, o som da água em uma fonte pode simbolizar tranquilidade e, por isso, é utilizado terapeuticamente para acalmar.
C) Existem rituais fúnebres tradicionais, como os excêntricos realizados na cidade de New Orleans nos Estados Unidos. Há uma procissão que leva o corpo até o cemitério, acompanhada de uma banda de jazz, que segue entoando canções tristes e cheias de lamento. Os parentes e amigos que seguem a procissão a pé demonstram tristeza, perda e consternação. Entretanto, ao sair do cemitério, a procissão faz o caminho inverso, retornando. E de fato, tudo se inverte. A música se torna alegre e agitada, e as pessoas que seguem a procissão dançam, demonstram muita alegria e satisfação. Isso é um exemplo de diversidade e de como dependemos de um aprendizado social para dar sentido a tais ações. Pode-se lembrar também dos rituais realizados no México, em que há festas nos cemitérios.
D) O caso de Sakineh, de 43 anos, atraiu a atenção do mundo inteiro, em uma campanha que mobilizou inúmeros governos e entidades humanitárias. Considerada culpada de adultério pela justiça iraniana, ela foi condenada à morte por apedrejamento, mas a pena acabou sendo suspensa no início de setembro de 2010. Em seguida, autoridades locais anunciaram o castigo de enforcamento como punição pela participação na morte do marido. A medida foi logo retificada pela Chancelaria do Irã, a qual afirmou que as formalidades legais do processo ainda não estavam concluídas. Entre os que tentaram intervir estiveram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pediu a libertação de Sakineh e ofereceu-lhe asilo. 
E) Alguns exemplos sobre a socialização e o aprendizado das atitudes sociais: para um muçulmano, faz sentido o autoflagelamento após a morte de um líder político como forma de expressão de todo seu pesar e sofrimento, comportamento esse esperado de todos os colegas. Entretanto, em nossa cultura, os padrões, valores e hábitos são bem diferentes, de modo que nossa reação diante da morte de políticos não segue esse tipo de conduta. Exemplos como este nos leva a perceber como a cultura e os processos de socialização modelam nossa forma de perceber o mundo e agir em cada situação. Quanto mais somos expostos a situações, mais a compreendemos e nos tornamos pessoas mais seguras de nossas atitudes, reafirmando-as.
Questão 5: A relação entre os seres humanos e o entorno imediato é responsável por boa parte de seus padrões de comportamento e símbolos, sem determiná-los, absolutamente. Isso significa que:
A) Os grupos de seres humanos têm suas formas de vida totalmente induzidas, impostas pelo ambiente.
B) Ao competirem e cooperarem, os humanos exercitam estritamente suas habilidades humanas, sem a consideração dos recursos ambientais. 
C) Em resposta a problemas impostos pelas condições ambientais somadas as relações estabelecidas entre os próprios seres humanos é que se cria estratégia de sobrevivência e se simboliza a vida. 
D) As adaptações dos seres humanos ao entorno são em si mesmas o processo evolutivo, pois em nada contam os eventuais novos padrões de comportamentos assimgerados. 
E) A simbolização comentada é estritamente a criação das palavras.
Questão 6: Todas as culturas dependem da nossa capacidade de simbolização. Sobre a importância dos símbolos nas culturas humanas, assinale a alternativa correta:
A) Os símbolos de uma cultura são visíveis, por exemplo, nas religiões, na vestimenta e até mesmo nos hábitos alimentares das pessoas.
B) Simbolizar significa criar um alfabeto que possa expressar a linguagem de um povo; os símbolos são apenas a forma de expressão da língua escrita e falada.
C) Não é possível interpretar símbolos de culturas diferentes, pois apenas os indivíduos socializados em uma cultura podem interpretar adequadamente seus próprios símbolos.
D) Simbolizar pode ser definido como a capacidade humana de se organizar para dividir tarefas, se organizar em grupos e criar especialização do trabalho.
E) Apenas nas religiões é que podemos encontrar a capacidade de simbolização humana, enquanto os outros aspectos de nossa vida social são resultantes de nossa herança genética.
Questão 7: Se compararmos o período anterior ao fenômeno da globalização cultural com os dias atuais, a principal diferença em relação à forma como os símbolos de cada cultura operam para influenciar seus indivíduos é correto afirmar:
A) Anteriormente à globalização os símbolos de uma cultura eram mais “enraizados”, ou seja, faziam parte do lugar onde um povo desenvolve seus costumes, e hoje eles estão mais “desenraizados”, ou seja, estão presentes em muitos lugares.
B) Hoje em dia é mais difícil para uma pessoa de qualquer cultura ser influenciado por símbolos de outras culturas do que antes, principalmente porque a intensificação das trocas através do mercado de consumo estimula apenas as tradições culturais.
C) Com a globalização há uma troca cultural que iguala as culturas do mundo todo, e antes da globalização existia uma diversidade cultural maior.
D) Como a criação e transmissão dos símbolos são processos determinados geograficamente e biologicamente, a globalização não afetou a forma como eles influenciam os indivíduos.
E) Podemos afirmar que a globalização colocou um fim ao multiculturalismo, pois intensificou a padronização cultural.
Questão 8: Assinale a alternativa correta no que diz respeito ao trabalho humano e suas funções na socialização e endoculturação dos sujeitos. 
A) É preciso levar em consideração o trabalho como maior responsável pela transformação da natureza dupla do homem, interna (psicológica) e externa (territorial, ambiental).
B) O trabalho é um indicador de riqueza, em termos financeiros; principal objeto de análise do antropólogo.
C) O trabalho vem progressivamente sendo alvo de intensa automação.
D) As vagas de trabalho, em geral, tornam-se cada vez mais disputadas.
E) As grandes corporações têm os cargos mais cobiçados no mundo do trabalho.
Questão 9: Pode-se afirmar que na globalização:
A) os grupos culturais são facilmente localizados geograficamente.
B) os grupos culturais podem ser facilmente diferenciados por possuírem símbolos de identidade muito claros em todos os lugares.
C) os grupos culturais estão misturados e muitas vezes não podem ser identificados.
D) os grupos culturais não existem.
E) grupos culturais tornam-se "força de expressão", pois não há diferença entre os seres humanos, uma vez que todos somos iguais.
Questão 10: Sobre o ser humano, o correto é afirmar que: 
A) é explicado totalmente pelo pensamento científico, a verdadeira forma de conhecer o mundo.
B) deve ser estudado pela ciência, já que esta possui um nível de precisão maior que outros saberes e explica toda a realidade, sem lacunas.
C) é resultado de múltiplas práticas e defini-lo em suas várias dimensões requer o recurso a diversos saberes.
D) é o único animal que se comunica e tem associações.
E) é explicado apenas por conhecimentos provenientes do criacionismo.

Continue navegando