Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMÁTICA E FILOGENIA
1. O que é homoplasia? 
Resposta: É uma condição modificada (apomórfica) de um caráter que surge mais de uma vez, independentemente, em diferentes grupos e, assim, não indica parentesco entre esses grupos, pois não estava presente em um ancestral comum a esses grupos, mas sim presente em ancestrais distintos.
2. Quais são os tipos de homoplasia que existem? 
Respostas: convergência – é o caso em que a partir de diferentes estados ancestrais surgem duas ou mais vezes o mesmo estado derivado; paralelismo – é o caso em que a partir do mesmo estado ancestral, surgem duas ou mais vezes, o mesmo estado derivado; reversão – é o caso em que uma determinada característica de um organismo sofre uma alteração e seu estado apomórfico torna-se semelhante a um estado plesiomórfico anterior.
3. O que é homologia?
Resposta: É a equivalência entre partes do corpo de organismos diferentes, porque é possível observar que organismos diferentes têm partes similares em posições similares (mesmo que essas partes exerçam funções diferentes). Um caráter homólogo é aquele que já estava presente no ancestral dos organismos que compartilham parentesco.
4. Como obter uma hipótese de relações filogenéticas?
Resposta: Comparando os grupos de organismos em estudo (grupo interno) e seguindo os passos: 1. Identificar e descrever caracteres (possivelmente homólogos) e seus estados (lista); 2. Codificar os caracteres usando como método a “comparação com um grupo-externo”, usando “0” para os estados plesiomórficos e “1” para os derivados; 3. Montar uma “matriz de dados – táxons x caracteres (visualização das sinapomorfias); 4. Identificar na matriz a hierarquia dos grupos formados começando pelos menores agrupamentos e ir representando graficamente até obter o cladograma final.
5. Que tipo de caracteres são utilizados para propor uma hipótese de filogenia?
Resposta: Qualquer tipo de caráter, seja morfológico, molecular, ecológico etc. pode ser utilizado, desde que tenha variância relevante, ou seja, que apresente estados diferentes entre os grupos externo e interno e dentro do grupo interno.
6. O que são as “homologias profundas”?
Resposta: As homologias profundas remetem a estruturas genéticas homólogas que permaneceram inalteradas durante milhões de anos e resultam em certo grau de semelhança de estruturas entre grupos filogeneticamente muito distintos. A ponto de pensarmos que estamos lidando com homoplasias, mas, na verdade, são homologias profundas e indicam um parentesco muito antigo. Por exemplo, o coração de gato e o de borboleta é uma homologia profunda, porque é um mesmo gene.
· ORIENTAÇÃO PARA SEMINÁRIOS VALENDO A 2ª NPC – TEMAS = VIDEOAULAS 6-9 O grupo deve utilizar como exemplo o Resumo produzido para a Videoaula 9 (disponível no Classroom) e produzir RESUMO da videoaula em slides com tópicos e imagens correspondentes. Selecionar os conceitos mais importantes a serem explicados. Organizar 5 slides e falar 2 min. sobre cada slide. Tempo total de apresentação = 10 min. Para a videoaula 9 produzir novo resumo alternativo ao postado (nova forma de dizer e ilustrar). Um aluno será sorteado para apresentar. Critérios de pontuação iguais aos utilizados para a 1ª NPC.