Buscar

Atividade FARMÁCIA 3 E 4 NÍVEIS

Prévia do material em texto

Nome: Ligiene Andrade
Curso: Farmácia 4ª semestre
1) Descreva as características e cuidados a serem tomados com as seguintes vidrarias utilizadas em laboratórios:
- Balão volumétrico: Utilizado para preparar e diluir soluções com volumes precisos e prefixados. Não pode ser aquecido, pois possui grande precisão de medida. Equipamento calibrado
- Béquer: Utilizado para dissolver uma substância em outra, preparar soluções em geral, aquecer líquidos, dissolver substâncias sólidas e realizar reações.
- Proveta: Utilizada para medir volumes de líquidos sem grande precisão.
- Pipeta volumétrica: Utilizada para medir, com grande precisão, um volume fixo de líquidos. Não pode ser aquecida. Equipamento calibrado.
- Erlenmeyer: Devido ao seu gargalo estreito, é utilizado para dissolver substâncias, agitar soluções e aquecer líquidos sobre a tela de amianto. Integra várias montagens como filtrações, destilações e titulações.
Lavagem de Vidrarias:
 	O Material de vidro deve ser lavado após o uso com água e detergente e, quando necessário, com o auxílio de uma escova. Depois de bem enxaguado com água da torneira deve-se enxaguar três vezes com água destilada. Depois de lavado, o vidro deve permitir o escoamento de água sobre sua superfície, sem formar gotas (que indicam a presença de matéria gordurosa). O material muito sujo e engordurado pode ser lavado com mistura sulfocrômica. Dicromato de sódio (Na2Cr2O7) em ácido sulfúrico (H2SO4) é corrosivo e exige muito cuidado em seu emprego. Pode-se utilizar, ainda, solventes orgânicos para desengordura superfícies, tais como álcool, acetona ou éter (neste caso, desde que não haja chama no laboratório), dependendo da natureza da sujeira e depois lavado como foi descrito. Nunca, jamais, leve para secar em estufa as vidrarias utilizadas para medição apuradas de volumes, como pipetas, balão volumétrico e bureta. Todas essas vidrarias são calibradas para se trabalhar em temperaturas em torno do ambiente, como marcado em cada peça. A dilatação decorrente do aquecimento em estufa leva à descalibragem da vidraria. Em caso de haver pressa em sua utilização, logo após a lavagem, deve-se secar com uma mistura água/etanol ou com acetona, por serem solventes que evaporam rapidamente, arrastando consigo a água. Quando realizar alguma medida de volume de líquidos, você deverá saber se esta exige precisão, para que possa usar a vidraria adequada. Em medidas aproximadas utilizam-se geralmente cilindros graduados ou provetas. Nas que exigem precisão, devemos usar pipetas, buretas ou balões volumétricos. Estes materiais são chamados de vidraria volumétrica. Eles são calibrados pelo fabricante e a temperatura padrão de calibração é de 20ºC ou 25ºC.
2) O que é o erro de paralaxe? Justifique em termos do que você observou nas leituras realizadas. 
A aferição do volume de líquido na escala de qualquer vidraria, graduada ou volumétrica, é feita observando o nível do menisco, conforme a Figura 1.
A medida sempre deve ser feita tendo o menisco ao nível dos olhos (para eliminar o erro de paralaxe) e no centro do menisco, ou seja, a parte superior de um menisco convexo (Fig.1) ou no fundo de um menisco côncavo. Erro de paralaxe é um erro que ocorre pela observação errada na escala de graduação causada por um desvio óptico causado pelo ângulo de visão do observador.
3) Quais os cuidados que devem ser observados na utilização de uma balança analítica ou semianalítica?
As balanças para laboratório são usadas para medir massa com o máximo de exatidão, oferecendo resultados mais confiáveis e seguros. O instrumento é delicado e requer uma manipulação especial, com o máximo de técnica e cuidado para garantir a medição correta sem danificá-lo.
Para manter a qualidade do equipamento, confira algumas de manipulação do dispositivo:
· Mantenha o peso do prato sempre centrado;
· Use luvas para segurar objetos, evitando a transferência de umidade;
· Mantenha a balança permanentemente limpa, de forma a evitar o acúmulo de poeiras e a possibilidade de corrosões;
· No prato da balança, use somente metais não-reativos, materiais vítreos ou plásticos não-reativos;
· Adote procedimentos que garantam a não contaminação da balança, especialmente por ações micro bacterianas;
· 
O local da pesagem é fundamental para sua manutenção e a qualidade da medição. É preciso observar se há janelas, o tipo de piso, corrente de ar, possibilidade de choques e vibrações, a qualidade da luz e se há entrada de luz solar no local. Todos esses itens podem afetar a o funcionamento da balança e alterar o resultado medido.
4) Qual a influência da temperatura na calibração de vidrarias?
Em uma calibração de bloco padrão, por exemplo, se os blocos não estiverem estabilizados em 20°C a calibração pode levar dias. Isso acontece porque a variação de temperatura causa dilatação ou compressão do material e torna os resultados menos confiáveis.

Continue navegando