Buscar

17 Responsabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESPONSABILIDADE DA PJ
É responder pelas consequências de seus atos. Elas possuem responsabilidade penal, conforme decisão do STF, somente em crime ambiental, de acordo com a lei 9.605/98, com fundamento no art. 225, § 3º da CF. Já a responsabilidade civil pode ser de duas origens:
Contratual
Resultante de inadimplemento, do descumprimento de obrigações (vinculo que liga pessoas, no caso, a relação contratual) assumidas em contrato, presente no art. 389 do CC. O responsável responde por perdas e danos, ou seja, dano emergente (o que efetivamente foi perdido) e lucro cessante (o que deixou de ganhar), mais juros e atualização monetária segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, e honorários de advogado.
Da mesma forma, o CDC responsabiliza de forma objetiva as pessoas jurídicas pelo fato e por vício do produto e do serviço (arts. 12 e s. e 18 e s.).
Extracontratual/aquiliana/delitual
Decorrente de ilícitos civis, definidos pelo art. 186 como ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violação de direito ou causa de dano a outrem, ainda que exclusivamente moral. A reparação por quem causou tal prejuízo é prevista no art. 927.
Elementos
A responsabilização exige um dano, uma ação ou omissão e pode exigir um nexo causal entre eles, podendo ser:
· Subjetiva: por fato próprio, exige como nexo causal dolo (vontade de causar o dano) ou culpa (por imprudência - culpa por ação, faz mais do que devia - negligência - culpa por omissão, resultante de desatenção e descuido - ou imperícia - falta de perícia, competência) – art. 186.
· Objetiva: por fato de terceiro, sem provar dolo ou culpa, resultante da não observância do dever objetivo de cuidado previsto em lei, como art. 932 que determina que respondem: – art. 933
I. Pais, pelos filhos menores que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia;
II. Tutor e curador, pelos pupilos e curatelados, que se acharem nas mesmas condições;
III. Empregador ou comitente, por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele e, acrescenta Gonçalves, pelos de seus órgãos (como assembleia e diretoria), coexistindo a responsabilidade da PJ com a individual do órgão, de modo que a vítima pode agir contra ambos. Já o administrador só responde civilmente quando tiver agido com dolo ou culpa, ou com violação da lei ou dos estatutos;
IV. Donos de hotéis, hospedarias, casas ou estabelecimentos onde se albergue por dinheiro, mesmo para fins de educação, pelos seus hóspedes, moradores e educandos;
V. Os que gratuitamente houverem participado nos produtos do crime, até a concorrente quantia.
Responsabilidade da PJ de direito público
Tem sua responsabilidade no art. 37, § 6º da CF e 43 do CC, abrangendo também PJ de direito privado que presta serviço público, respondendo por atos de seus agentes (não só funcionários), assegurado o direito de regresso. É sempre objetiva, sob a modalidade do risco administrativo. O Estado se exonerará da obrigação de indenizar se provar culpa exclusiva da vítima, força maior e fato exclusivo de terceiro. Em caso de culpa concorrente da vítima, a indenização será reduzida pela metade.

Outros materiais