Buscar

9 Audiência de Conciliação e Mediação

Prévia do material em texto

AUDIENCIA DE CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO
Conforme art. 334, CPC e art. 27, lei 13.140/15, logo depois da citação ocorre a designação de audiência de conciliação (ausência de vinculo prévio entre as partes) e mediação (existência de vínculo prévio entre as partes), assim definidas pelo art. 165, §§ 2° e 3°. Art. 334, § 1° - Deve ser conduzida por conciliador ou mediador, conforme o caso. Se não houver conciliador ou mediador, em caráter excepcional poderá ser conduzida pelo juiz.
Conforme art. 28 da referida lei, o procedimento de mediação deve ser concluído em até 60 dias (em lugar do prazo de 2 meses previstos no art. 334, § 2º, CPC, sendo a lei posterior a ele, sendo contado em dias úteis, o que não ocorria com o prazo em meses do CPC), contados da primeira sessão, salvo se houver acordo das partes quanto à prorrogação, já que estas podem conversar fora da audiência e chegar a um acordo, sendo inclusive possível a colocação de um prazo para tal.
Ela só não acontecerá – art. 334, § 4º
I. Quando ambas as partes manifestarem seu desinteresse, o autor por meio da inicial e o réu em petição apresentada em até 10 dias antes da audiência (§ 5º). Se houver litisconsórcio, o desinteresse deve ser manifestado por todos os litisconsortes (art. 334, § 6º), não havendo autocomposição se um deles não aceitar, no litisconsórcio unitário.
II. Em processo onde ela não seja admitida: alguns direitos indisponíveis podem ser tratados em audiência do gênero, pois não podem ser renunciados, apenas limitados. É exemplo ação de alimentos onde é possível o acordo sobre o valor destes.
Art. 165 - Ela deverá ser realizada fora do fórum para que se desvincule a imagem da heterocomposição. Art. 334, § 7º, pode realizar-se por meio eletrônico.
§ 8º - O comparecimento nela é obrigatório, cujo descumprimento é ato atentatório à justiça, sujeito à fixação de multa de até 2% do valor da causa), a não ser nos casos de citação ficta. § 9º - A presença do advogado nesta audiência nos processos em que é necessária de modo geral, podendo ele inclusive comparecer sem a parte quando tiver poderes para fazer acordo, já que a parte pode constituir representante para este fim (§ 10), que terá sua atuação restringida à negociação do acordo, não podendo postular ou depor pela parte, por exemplo. 
§ 12 - A pauta das audiências será organizada de modo a respeitar o intervalo mínimo de 20 minutos entre o início de uma e o início da seguinte.
Segundo o art. 23, EOAB, é defeso ao advogado funcionar no mesmo processo como preposto (interessado no processo) e patrono, devido à incompatibilidade destas funções, com exceção da advocacia em causa própria.

Continue navegando

Outros materiais