Buscar

16 Prova antecipada

Prévia do material em texto

PRODUÇÃO ANTECIPADA
Antes do inicio do processo, feita em ação autônoma que reconhece o direito à prova (isto também podendo ser feito em incidente processual), sem verificar se os fatos que se busca provar ocorreram ou não. Pode ser voltada à produção de qualquer prova, a não ser documento, que pode ser conseguido pela ação de exibir documento. 
Natureza jurídica 
Trata-se de exercício de jurisdição voluntária (pois não é obrigatória para o ingresso da ação sobre o objeto da prova, o que não extingue a controvérsia que pode pender sobre o objeto da prova), não cautelar. Assim, o que muda não são os fatos a serem provados e a prova produzida, mas as circunstancias que fundamentam o pedido de antecipação (art. 381):
I. Haja fundado receio de que venha a tornar-se impossível ou muito difícil a verificação de certos fatos na pendência da ação: como no caso de lesão corporal ou crime ambiental, devendo a pericia ser realizada o quanto antes, bem como a oitiva de testemunha prestes a falecer, o que se denomina processo de justificação. Evita a lesão ao direito à prova;
II. A prova a ser produzida seja suscetível de viabilizar a autocomposição ou outro meio adequado de solução de conflito: como exame de DNA em investigação de paternidade;
III. O prévio conhecimento dos fatos possa justificar ou evitar o ajuizamento de ação: como na hipótese anterior.
§ 1º - O arrolamento [colocar num rol] de bens observará o disposto nesta Seção quando tiver por finalidade apenas a realização de documentação [obtenção de um bem constante de uma universalidade] e não a prática de atos de apreensão. É exemplo o arrolamento de bens de empresa que parece que vai entrar em falência, para que seja possível identificar se algo sumir dali pra frente, evitando fraudes.
Processo de justificação
§ 2º - Deve ser solicitada ao juiz do foro competente para a resolução do processo principal, da produção da prova em questão, apesar de não ser necessário que o processo principal seja protocolado ali, não havendo prevenção (§ 3º), de modo que a ação principal seguira suas regras de competência. O foro do domicílio do réu deve ser encarado, no caso, como foro excepcional, cabível, por exemplo, no caso de produção antecipada de depoimento da parte, hipótese em que o domicílio do réu é realmente o mais adequado.
É preciso citar a parte que pode ser afetada (havendo apenas interessados, não autor e réu - art. 383, § 1º), que pode ser determinada de oficio, dependendo a desistência da concordância do outro interessado, podendo porém haver a tutela liminar autorizando a produção da prova antes da citação.
Art. 382, § 2º - Apesar disso, não se admite defesa e recursos (salvo de decisão que indeferir totalmente a produção da prova pleiteada pelo requerente originário). Não há prazo legal de oferecimento da contestação. Cabe ao juiz fixá-lo, levando em consideração a complexidade do ato á ser praticado (art. 218, §1º). Se o juiz não o fixar, será de 5 dias (§ 3°).
§ 3º - O pedido de sua produção também pode ser feito pelo réu em pedido contraposto à pedido de produção antecipada feito pelo autor, desde que relativa ao mesmo fato ou relação jurídica, se encaixe nas hipóteses previstas e não gere excessiva demora.

Continue navegando