Buscar

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA
Você sabia que as políticas e as práticas voltadas à educação inclusiva obedecem a parâmetros estabelecidos por documentos e leis que visam não somente padronizá-las, mas torná-las ferramentas para se chegar a uma educação que seja satisfatória para todos?
Um dos principais documentos que estabelecem diretrizes para a educação inclusiva é a Declaração de Salamanca, que tem como princípio a necessidade de se ampliar a inclusão dos alunos com deficiência nas escolas regulares e propõe uma pedagogia centrada na criança e que seja capaz de satisfazer as necessidades de todos. 
Para que se chegue a uma educação especial inclusiva de qualidade e que seja satisfatória para todos, contemplando não somente as pessoas com deficiência, mas todos aqueles indivíduos que possuem necessidades educacionais especiais, é preciso que se pense em políticas e práticas centradas na criança.
A Declaração de Salamanca se propõe a balizar essas ações no sentido de promover uma educação inclusiva de qualidade na escola regular, assim como combater atitudes discriminatórias e promover a criação de uma comunidade escolar mais acolhedora e um sistema educacional mais eficaz.
Você sabia que a implantação da educação inclusiva nos estabelecimentos de ensino brasileiro obedece às diretrizes propostas por vários documentos internacionais, sendo o principal deles a Declaração de Salamanca?
A LDB 9394/96 traz, na forma da lei, as metas e as propostas estabelecidas na Declaração de Salamanca como substrato para a implantação de políticas públicas, investimentos em educação inclusiva e para a formação dos profissionais da área da educação inclusiva, assim como orientações a respeito das práticas pedagógicas.

Outros materiais