Buscar

13 RELATÓRIO E PRE PROJETO FRAN(1)

Prévia do material em texto

RELATÓRIO E PRÉ-PROJETO
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAEL - UNIFAEL
PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
	
FRANCIANE APARECIDA CORRÊA ALVES - 47399828
CURITIBA
2023
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAEL - UNIFAEL
PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário FAEL–UNIFAEL.
Orientador: Profª Cristiane de Fátima Budek Dias
FRANCIANE APARECIDA CORRÊA ALVES - 47399828
CURITIBA
2023
1. RELATÓRIO
Esse trabalho fundamenta-se no relato e na reflexão de experiência vivenciadas no Estágio Supervisionado IV, o qual aconteceu na Escola Municipal Professora Joana Raksa, localizada na Rua Francisca Beraldi Paolini, número 90 no Bairro Caximba, em Curitba/PR.
A escola atende a população do bairro Caximba e bairros vizinhos, atualmente atende as turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e a EJA no período noturno. A escola conta com um espaço amplo com: Biblioteca, Biblioteca e/ou Sala de leitura, Laboratório de informática, Pátio Coberto, Pátio Descoberto, Parque infantil, Quadra de esportes coberta, Banheiro adequado ao uso dos alunos com deficiência. Possui em torno de 15 salas de aulas.
O plano de aula foi aplicado em uma turma da EJA no período noturno, com a turma de 2º ano. Realizei as observações em um determinado período, acompanhando a professora regente e os conteúdos. Para dar início à aula com o tema “Reutilização dos materiais” um dos conteúdos que a BNCC aborda, tendo em vista as competências especifica para a área de Ciências. Desenvolvendo as habilidades (EF01CI01B) Identificar os modos de descarte/destinação dos objetos de uso cotidiano e como podem ser usados e reaproveitados de forma consciente e sustentável. Com o principal objetivo de incentivar o cuidado e a preservação do meio ambiente através da reutilização de materiais recicláveis e do descarte consciente.
A aula foi bem dinâmica, todos os alunos participaram cada grupo montou um jogo ou brinquedos de materiais recicláveis que foi combinado com antecedência.
Fava (2014) indica que os modelos de aprendizagem entediantes, os quais atribuem aos estudantes uma posição passiva, atraem pouco ou nenhum interesse dos mesmos, fazendo com que se elimine qualquer possibilidade de aprendizagem, uma vez que a interação simbiótica entre professor/aluno– essencial para prática educacional– vê-se comprometida pelas práticas pedagógicas desatualizadas. Logo, faz-se necessário promover um ambiente de aprendizado mais envolvente, participativo e interativo.
Durante uma reunião onde eu tive o privilégio de participar, todos relataram que houve repercussão nos corredores. Tanto dos alunos, quanto dos professores. 
 Os procedimentos metodológicos aconteceram como havia previsto no plano, participação de todos os alunos e apoio das professoras e coordenadoras. Os alunos dessa turma são muito curiosos e participativos. Aceitaram as propostas sem interferências e realizaram todas as atividades propostas.
 Para finalizar, posso concluir que foi de grande valia poder abordar esse assunto, de uma forma lúdica, criativa e dinâmica para esse grupo de pessoas.
Relate sua experiência no Espaço não escolar, por meio de um texto. 
Esse trabalho fundamenta-se no relato e na reflexão de experiência vivenciada no Estágio Supervisionado IV, no espaço não escolar o qual aconteceu na FORJA, Instituto de Formação e Orientação de Jovens e Adolescentes, instituição filantrópica, localizado no bairro Campo do Santana. Atende somente meninos de 8 a 14 anos divididos em duas turmas, de 8 a 10 anos e 11 a 14 anos, no período de contra turno de aulas escolares. Atualmente atende em torno de 65 alunos. A escolha da instituição foi pela curiosidade de conhecer o projeto e as atividades desenvolvidas nele.
	A instituição conta com um espaço amplo, 4 salas de aula, espaço de cancha, espaço para fazer trilhas, refeitórios e banheiros. Com dois professores e um pedagogo que organiza a instituição e também leciona.
	O instituto oferece as crianças e jovens uma perspectiva de vida mais segura, baseada no desenvolvimento de virtudes. Com o propósito de colaborar para a melhoria das condições sócio-econômicas e culturais de crianças em situação de risco social, proporcionando-lhes oportunidades de ocupar seu tempo livre em atividades sadias e enriquecedoras da sua personalidade. 
	Com a missão de apoiar a formação integral dos cidadãos, fomentando seu compromisso com a transformação do mundo, através da família e do trabalho, a serviço da pessoa e do bem comum.
 Diariamente, as crianças e adolescentes participam de atividades esportivas e de outras atividades dentre elas: informática, práticas manuais e artes, inglês, espanhol, meio ambiente, técnicas de estudo e qualidades humanas, potencializando o aprendizado e o exercício da cidadania. Essas atividades, desenvolvidas no Centro Educacional Técnico Rio Bonito e complementadas com um atendimento pessoal e individualizado, também tem por finalidade o fortalecimento dos vínculos familiares. A instituição acredita que a família é parte essencial dentro do processo educativo, exercendo o protagonismo de educar.
O papel do pedagogo frente a essa instituição é fundamental, pois ele orienta os professores, pais e alunos. Organiza as aulas, montando projetos específicos para cada uma delas. Realiza reuniões com os colaboradores mensalmente para organizar os planejamentos das aulas.
	Durante as observações e entrevista fomos bem recepcionadas e orientadas, participamos em um momento das atividades que estavam sendo propostas de Robótica. Os alunos são curiosos e entusiasmados em aprender. 
2. PRÉ-PROJETO
2.1 TEMA 
A evasão na Educação de Jovens e Adultos.
2.2 PROBLEMA 
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é formada por alunos, que não tiveram a oportunidade de começar e outros de terminar seus estudos na idade correta. Com a nova oportunidade oferecida muitos alunos procuram em ingressar novamente nos estudos, mas não permanecem. Há uma grande parte dos alunos que desistem, por falta de motivação, falta de preparo dos professores, apoio financeiro, visto que os recursos utilizados em sala de aula são escassos. Outro fator são os horários ofertados, os alunos que trabalham durante o dia não conseguem chegar no horário, e muitos acabam desistindo por optar por seu trabalho. Com esse aumento de desistência dos alunos é indispensável á observação da questão de pesquisa: Quais os fatores que causam essas evasões? É possível reverter esses dados?
2.3 OBJETIVO
Objetivo Geral:
· Compreender a causa da evasão escolar na EJA, a fim de encontrar as possíveis as soluções com embasamento teórico.
Objetivos Específicos:
 
· Identificar as dificuldades encontradas nas turmas de EJA;
· Avaliar os fatores existentes que contribui para a evasão dos Jovens e Adultos;
· Analisar as condições oferecidas para incentivar e manter esses alunos no espaço escolar.
2.4 JUSTIFICATIVA 
O pré-projeto apresentado sobre a EJA tem por finalidade discorrer possíveis falhas no processo de Alfabetização de Jovens e Adultos, possíveis causas que levam os alunos a evasão escolar. Os alunos dessa modalidade são pessoas que trazem consigo uma história de vida, no qual o trabalho é fundamental, e muitos enxergam o trabalho como um aliado na melhoria de vida, e por isso, são motivados a freqüentar a instituição escolar embusca de novas oportunidades.São pessoas que possuem conceitos culturais e valores éticosconstruídos a partir de sua experiência de vida, que construíram umavisão/concepção de mundo baseada principalmente em suas própriasvivências. Como descreve Cavalcante (2017, p.39), o público da EJA é grupomuito heterogêneo, são “negros, jovens, idosos, trabalhadores, nãotrabalhadores, homens e mulheres, que vivem na cidade ou no campo, (...),com uma “bagagem”, um saber próprio elaborado a partir dos mecanismosdesobrevivência, de suas experiências sociais vividas em múltiplos espaços(...)”.
Quando um jovem ou adulto procura a escola para dar continuidade ou começar a estudar já demonstra uma mudança de ideias sobre sua posição na sociedade ou descobre na educação uma oportunidade de mudança no seu quadro financeiro e social. Para Freire (1992), a procura desse público à escola se deve ao fato do querer decodificar a leitura e a escrita, mas pontua que tal acontecimento termina despertando consequentemente o pensamento crítico. Dentro dessa perspectiva, a escola deve estar disposta a buscar estratégias para o desenvolvimento do alunado em 
todas as áreas do conhecimento propostas por meio de aulas atraentes e diversificadas. Dentro dessa óptica, Gadotti (2009, p. 17) argumenta que: A educação é necessária para a sobrevivência do ser humano. Para que ele não precise inventar tudo de novo, necessita apropriar-se da cultura, do que a humanidade já produziu. Se isso era importante no passado, hoje é ainda mais decisivo, numa Sociedade baseada no conhecimento.Contudo, é alarmante o número de desistências na EJA, por diversos fatores, internos e/ou externos à escola, foram levados ao abandono escolar. E esse problema deve ser conduzido com seriedade para que futuras turmas ou até mesmo a modalidade EJA não acabe por falta de alunos e/ou projetos que visem à garantia de permanência no recinto educacional. Nogueira (2012) acrescenta que o problema da evasão na EJA não é local ou regional, e sim um problema em todo o país, problema esse histórico. Esse processo é complexo por suas particularidades, o mínimo que poderia ser oferecido seria uma educação de qualidade, visando aos níveis mais elevados do conhecimento.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2019. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 12/06
Evasão na EJA, disponível em <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/990/1991.>Acesso em 12/06/2023
FAVA, R. Educação 3.0. São Paulo: Saraiva, 2014.
ANEXOS
ANEXO I – Ficha de comprovação de carga horária
ANEXO II – Ficha de Avaliação na Escola-campo 
Coloque aqui a ficha de avaliação assinada e carimbada pela instituição em que realizou o Estágio. 
image4.png
image5.png
image6.jpeg
image1.png
image2.jpeg
image3.png

Continue navegando