Buscar

balanced-scorecard-bsc-mapa-estrategico

Prévia do material em texto

BSC
								FINANÇAS
								Como obter os resultados financeiros do plano estratégico e posicioná-lo aos stakeholders?
														PROCESSOS INTERNOS
		CLIENTES
														Quais os desafios operacionais para obter melhor eficiência interna e em relação ao mercado?
		Quais as demandas de clientes em potencial e como atendê-las com excelência?
								APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO
								Como capacitar pessoas para inovação e resiliência? Compartilhar o aprendizado e promover ambiente favorável ao plano?
VISÃO ESTRATÉGICA
MODELOS DE MAPA ESTRATÉGICO
		PERSPECTIVA FINANCEIRA
		PERSPECTIVA CLIENTES
		PERSPECTIVA PROCESSOS
		PERSPECTIVA APRENDIZAGEM
VISÃO E ESTRATÉGIA
	As definições destes quadros servirão de base para estabelecer os objetivos, indicadores, metas e ações nas 4 perspectivas do BSC:
	VISÃO, MISSÃO E VALORES
	VISÃO:
	 Onde a organização quer chegar no futuro? Qual visão que norteia?
	MISSÃO:
	 Como e qual o rumo a organização tomará para atingir a visão? Qual missão a cumprir?
	VALORES:
	 O que a organização considera importante acreditar para que a missão cumpra a visão? Posturas e atitudes que não abre mão?
	PLANO ESTRATÉGICO
	Desenvolva o plano para 5 anos em média. Algumas sugestões para definir a estratégia:
	 Identifique as vantagens competitivas e descreva como estas serão trabalhadas para atender demandas de mercado.
	 Identifique as demandas de mercado e defina como a organização proverá soluções desejadas pelos clientes em potencial.
	 Considere influencias externas que podem ser favoráveis, como desenvolvimento tecnológico, social, cultural e econômico.
	 Elabore as principais estratégias para que a organização cumpra na prática sua missão, visão e valores.
FINANÇAS
	FINANCEIRA
	OBJETIVO	INDICADORES	META	AÇÕES
	Reduzir custo com processos ineficientes.	Horas extras e produtividade.	Zerar necessidade de horas extras.	fidelização dos bons clientes e prospecção de clientes de nicho.
	Aumento da receita bruta total.	Faturamento.	Aumento de 25% sobre receita do ano anterior.	Fidelização dos bons clientes e prospecção de clientes de nicho.
	Aumento da receita líquida.	Descontos concedidos, taxas de meios de recebimento.	Aumento de 30% sobre receita liquida do ano anterior.	Negociar taxas com meio de recebimento, rever percentual de desconto para clientes.
CLIENTES
	CLIENTES
	OBJETIVO	INDICADORES	META	AÇÕES
	Reduzir o tempo na entrega de produtos e conclusão de serviços.	Dias para entrega de produtos e tempo de desenvolvimento dos projetos.	Zerar atrasos em relação a datas acordadas.	Avaliar as expectativas de prazo pelo cliente e melhorias de processos internos de processamento dos pedidos.
	Atrair novos clientes.	Conversão de leads, ticket médio.	Aumento das receitas online em 50%.	Campanhas de marketing de conteúdo.
	Encontrar nichos de mercado para atuar.	Aumento de demandas por produtos e serviços do mercado.	Obter boa avaliação em 3 novas frentes de atuação.	Pesquisa de tendências de consumo e crescimento de mercado.
PROCESSOS
	PROCESSOS INTERNOS
	OBJETIVO	INDICADORES	META	AÇÕES
	Melhorar a clareza na comunicação entre colaboradores e clientes externos.	Nível de satisfação do cliente e reclamações. Avaliar qualitativo e quantitativo.	Esclarecer dúvidas de clientes e cumprir o que se propor.	Padronizar a documentação interna de processos de forma coerente, tornando fácil acesso e interpretação.
	Facilitar o registro e consulta de dados.	Tempo para desenvolvimento de relatórios de fechamentos mensais.	Obter resumo financeiro e de movimentações logísticas em tempo real.	Solicitar propostas para consultoria em produtividade, avaliar e implementar soluções.
	Melhorar eficiência na gestão de vendas e follow-up.	Quantidade de reclamações e porcentagem por motivo.	Até 2% de reclamação sobre o total faturado.	Modernização das ferramentas de gestão de clientes.
APRENDIZAGEM
	APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO
	OBJETIVO	INDICADORES	META	AÇÕES
	Facilitar comunicação interna entre departamentos.	Qualitativos e quantitativo de reuniões e efetividade de soluções.	Maior autonomia para cada departamento, observando a visão, estratégia e valores da empresa com clareza.	Contratar um coach para facilitar melhorias na comunicação interna.
	Promover maior aderência dos colaboradores ao plano estratégico da organização.	Rotatividade, satisfação com a proposta, feedback verbal.	Reduzir significamente a rotatividade de pessoas e grau de insatisfação.	Apresentar o plano de negócio, visão estratégica e valores. Aplicar pesquisa de clima organizacional e avaliação de desempenho.
	Qualificar pessoas para melhor atendimento ao cliente.	Reclamações, cancelamentos e nível de satisfação do cliente.	Alto nível de satisfação do cliente, clareza na comunicação interna e no registro de informações.	Aplicar treinamentos de comunicação intra e interpessoal e atendimento ao cliente.

Continue navegando