Buscar

Prova de Deficiência Auditiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

6"A identificação precoce de surdez é feita por meio da Triagem Auditiva Neonatal (TAN), popularmente conhecida como Teste da Orelhinha. Este teste de audição, que deve ser feito em todos os recém-nascidos durante o primeiro mês de vida, é rápido, indolor e não tem contraindicação" (CÚNICO et al., 2013, p. 85). Quando o bebê é submetido pela TAN e não apresenta as respostas esperadas, há um procedimento adotado pela equipe de saúde. Sobre esse procedimento, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: CÚNICO, Sabrina Daiana et al. Percepções e sentimentos maternos frente à triagem auditiva neonatal do filho. Pensando fam., Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 84-95, dez. 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2018.
A
Ao apresentar resultados que indiquem surdez na primeira vez que o teste é feito, o bebê já é encaminhado para intervenção fonoaudiológica, e seus pais, prontamente encaminhados para psicoterapia.
B
A indicação do aparelho de amplificação sonora individual (AASI) é feita assim que a TAN atesta que a criança tem perda auditiva profunda. Há menores chances de rejeição, quando o AASI é adotado antes do segundo mês de vida.
C
O bebê deve ser submetido novamente pelo teste, dentro de 15 dias. Se ele apresentar as mesmas respostas no reteste, outros exames serão solicitados, sendo finalizado o processo diagnóstico até os três meses de idade.
D
A TAN é precisa, portanto, ao sinalizar que criança apresenta surdez, o processo para colocar o implante coclear (IC) já é agendado, pois as pesquisas indicam que se inserido na criança nas primeiras semanas de vida, há melhores respostas.
7"Os surdos usuários da língua de sinais que, desde o nascimento, estão inseridos na comunidade surda, adquirem a linguagem e, consequentemente, o conhecimento de mundo por meio dessa língua" (LUSTRE, et al, 2012, p. 34). Existem diferenças entre a estrutura da libras e da língua portuguesa,. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: LUSTRE, Natali da Silva et al. Influência de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com queixas de alterações na escrita. Rev. soc. bras. fonoaudiol., São Paulo, v. 17, n. 1, p. 34-40, mar. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 out. 2018.
A
Muitos alunos surdos apresentam elevado rendimento escolar, e professores comentam sobre as vantagens de conduzir intervenções pedagógicas com alunos surdos.
B
Os estudantes surdos têm apresentado excelentes resultados na escrita de língua portuguesa, de modo que têm sido alvo de pesquisas nacionais e internacionais.
C
A linguagem não interfere na mediação da interação entre as pessoas, afinal, linguagem, cultura e identidade são processos que não podem ser relacionados.
D
Pesquisas nacionais apontam que os surdos estão com dificuldades principalmente na escrita do português, no que tange ao uso de verbos.
8O lócus ocupado pela criança indígena surda na cultura Guarani-Kaiowá ainda é de invisibilidade, perpassado pelas representações sociais da impossibilidade da fala, da aquisição de conhecimento e da assimilação da cultura tradicional. Com relação à socialização, observamos a interação e a comunicação com os irmãos, participação nas brincadeiras, nos eventos e em outras atividades desenvolvidas no contexto familiar. As famílias relataram que a comunicação é baseada em sinais/senhas criados a partir das necessidades imediatas de comunicação, revelando suas frustrações, como, por exemplo, numa situação de doença caso necessitem de auxílio e o filho surdo não consiga buscar ajuda. A forma de reação da família perante a descoberta da surdez de um integrante familiar varia. No entanto, existem três fases que se comumente são apresentadas pelos familiares de pessoas surdas. Quais são elas?
A
Negação, raiva e aceitação.
B
Fúria, barganha com Deus e afastamento.
C
Indignação, frieza e revolta.
D
Desapontamento, aceitamento, superproteção.
9Levino et al. (2013, p. 296) redigiram um artigo sobre Libras na graduação médica. Os autores do artigo concluíram que "[...] a libras é a língua pela qual o surdo se expressa, e os profissionais da saúde necessitam estudá-la. Para tanto, considera-se importante a produção de um manual prático com sinais do contexto da saúde, a fim de sistematizar e facilitar a qualificação dos diversos profissionais dessa área, o que representaria grande conquista para a difusão da libras no processo de cuidado. A conquista de uma prática em saúde inclusiva com relação à pessoa surda será alcançada quando noções básicas sobre língua de sinais e particularidades culturais e linguísticas da comunidade surda forem considerados conhecimentos indispensáveis que devem ser ministrados ainda no transcorrer da formação acadêmica dos profissionais. Dessa forma, as habilidades comunicativas necessárias à satisfatória assistência a essa população serão desenvolvidas e praticadas". Sobre a comunicação entre o surdo e o profissional da saúde, analise as sentenças a seguir: I- A comunicação interfere na formação do vínculo com o profissional da saúde. Falhas na comunicação podem impedir que a transmissão das mensagens se dê com clareza, de modo que não haja entendimento entre profissional da saúde e paciente. II- Barreiras na comunicação podem afetar a elaboração do diagnóstico por parte do profissional. O diagnóstico mal estabelecido pode, consequentemente, gerar prescrições de tratamento equivocadas. O tratamento equivocado pode prejudicar o desenvolvimento do surdo. III- O diagnóstico e o tratamento podem ser elaborados corretamente pelo profissional, mas o paciente pode não conseguir entendê-los com clareza. Assim, ele tende a não seguir as orientações por falta de compreensão delas, desdobrando em danos para o seu desenvolvimento. IV- Já que uma minoria da população é surda, não é necessário que profissionais da saúde aprendam Libras. É o paciente surdo que tem a obrigação de aprender a principal língua de seu país - o português. Inclusive, legalmente, o paciente surdo é responsabilizado por erros médicos decorrentes de problemas de comunicação. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: LEVINO, Danielle de Azevedo et al. Libras na graduação médica: o despertar para uma nova língua. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 37, n. 2, p. 291-297, jun. 2013. Disponível em: . Acesso em: 9 ago. 2018.
A
As sentenças II e IV estão corretas.
B
As sentenças I, II e III estão corretas.
C
As sentenças I e IV estão corretas.
D
Somente a sentença III está correta.
10"Para que o indivíduo surdo seja aceito como bilíngue, é preciso que ocorra primeiro a aceitação da LIBRAS pela sociedade, na qual esta não é tida como língua, e sim como "gestos" e "mímicas", desconhecendo-se sua estrutura linguística, bem como seus constituintes fonológicos, morfológicos e sintáticos" (DIZEU; CAPORALI, 2005, p. 592). Em contrapartida, existe um mito de que a língua de sinais é universal, portanto, pode ser usada por todas as pessoas surdas. Sobre os argumentos que rebatem esse mito, analise as sentenças a seguir: I - A língua de sinais não é universal, pois difere de país para país e até mesmo de região para região dentro de um determinado país. II - No Brasil, o sinal manual para "NÃO", apesar de ser considerado icônico, apresenta um significado completamente diferente na língua de sinais americana. III - O Novo Acordo Ortográfico de 1990, unificou todas as línguas de sinais do continente americano (mesmos gestos para as mesmas palavras). IV - A língua de sinais é diferente em cada país - ou região - assim como são utilizados diversos idiomas no mundo. V - O Tratado de Tordesilhas universalizou a língua de sinais apenas em Portugal, no Brasil, em Angola e na Inglaterra. Agora, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: DIZEU, Liliane Correia Toscano de Brito; CAPORALI, Sueli Aparecida. A língua de sinais constituindo o surdo como sujeito. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 91, p. 583-597, ago. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000200014&lng=pt&nrm=iso.Acesso em: 18 out. 2018.
A
Somente a sentença V está correta.
B
As sentenças I, II e IV estão corretas.
C
As sentenças I, II e III estão corretas.
D
Somente a sentença III está correta.

Continue navegando