Buscar

TPM Atividades Avaliativas 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Engenharia da Manutenção 
Disciplina: TPM (Manutenção Produtiva Total) 
Nome do Aluno: Henrique Reis
1. Quando, onde e por que surgiu a Manutenção Produtiva Total - TPM? (Unidade 1)
R: O termo TPM, bem como sua aplicação, surgiu na década de 1970, mais especificamente no Japão, sendo sua primeira implantação na indústria Nippondenso do grupo Toyota. O TPM passou a ser realizado a fim de sanar o aumento do custo de manutenção e consequentemente diminuir gastos. E foi assim que os gestores proporam que a maior parte da manutenção das máquinas fossem realizadas pelos seus próprios operadores, onde é mais vantajoso a utilização dos conhecimentos práticos dos operadores do equipamento do que equipes de manutenção altamente qualificadas.
2. Quais são as ferramentas de suporte da TPM? Comente objetivamente sobre duas destas ferramentas. (Unidade 2)
R: As ferramentas de Suporte da TPM são: 5S, PDCA, DMAIC, Análise de PARETO, ISHIKAWA e FMEA.
DMAIC: muito utilizada nos conceitos de lean manufacturing (manufatura enxuta), Seis Sigma e na TQM – total quality management (gestão total da qualidade). A DMAIC é trabalhada com situações críticas e corretivas, pois tem-se o pensamento de ser algo que necessite de rápida solução. A melhoria está ligada ao fazer; o controle, ligado ao avaliar e agir. Logo 
Análise de PARETO: ou relação 80/20, ou Curva ABC tem o objetivo de evitar que pessoas dediquem muito tempo com ações sobre problemas que não trará resultados significativos para a organização, pois o esforço está sendo direcionado para as causas menos frequentes de problemas, e isso torna o trabalho de solução dos problemas demorado e com altos custos. A análise de Pareto é realizada para auxiliar na tomada de decisões sobre quais causas serão abordadas primeiro e, posteriormente, qual será a melhor forma para trabalhar as soluções.
3. Comente sobre os principais benefícios da implantação da TPM para a empresa. (Unidade 3)
Produtividade (P), Qualidade (Q), Custos (C), Distribuição e entrega (D), Meio ambiente e segurança (S) e Moral e motivação dos colaboradores (M):
P - Aumento do índice operacional dos equipamentos. Aumento da produtividade de mão de obra. Otimização da mão de obra. Redução de paradas não planejadas. 
Q - Melhoria na capacidade de processo. Redução do índice de refugo. Redução do índice de falha de processo. Redução do índice de retrabalho. Redução do nível de reclamações dos clientes. 
C - Redução de custos industriais. Redução de hora de manutenção. Redução nos estoques de processos. Redução no consumo de energia. Redução no consumo de fluidos hidráulicos. Menor consumo de peças de reposição nas máquinas e equipamentos. Redução de trabalho. 
D - Redução de estoques de produtos acabados. Aumento no giro de estoques. Redução no índice de movimentação. Melhor confiabilidade nos prazos de entrega. 
S - Redução de acidentes de trabalho. Redução de sujeiras e desperdícios. Economia de material e energia. Zero absenteísmo por acidentes. Redução da utilização de materiais poluentes. Zeras ocorrências de contaminação do meio ambiente. Otimização no atendimento as exigências de proteção ambiental. 
M - Acréscimo do número de sugestões para melhoria. Motivação para trabalhos em grupo. Aumento dos grupos de trabalhos autônomos. Criação de uma mentalidade de melhoria contínua.
4. Cite três dificuldades que podem surgir na implementação da TPM. (Unidade 4)
Ao analisar as dificuldades encontradas na Fase Preparatória da implementação, detectou-se que a participação da alta administração na decisão e suporte sobre a implementação da filosofia faz-se fundamental, pois sem este respaldo, grande parte das iniciativas destinadas à busca e eliminação de perdas não trará resultados, dado que muitas destas iniciativas requerem investimentos em treinamento, modificações e ações preventivas nas máquinas.
Já na Fase Inicial e de Implementação, começam a surgir problemas relacionados à cultura da empresa e das próprias pessoas que fazem parte do quadro de funcionários da mesma. O TPM busca a eliminação de perdas e isso apenas se torna possível quando as pessoas passam a notar que suas máquinas e processos podem, e devem, ser melhorados progressivamente. A necessidade de que as pessoas entendam a filosofia e, mais importante, apliquem seus conceitos é fundamental para o sucesso do TPM, como de qualquer outra filosofia de gestão. 
Por fim, a manutenção do estímulo das pessoas, mesmo depois de as mesmas já terem alcançado diversas metas e objetivos, é imprescindível para que a filosofia mantenha o ciclo de melhoria contínua, buscando sempre a eliminação das perdas e incentivando o aperfeiçoamento das pessoas engajadas no programa.

Outros materiais