Buscar

Os oito pilares da manutenção produtiva total

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os oito pilares da manutenção produtiva total (TPM)
A implantação da Manutenção Produtiva Total (ou TPM em inglês – Total Productive Maintenance) é muito recomendada para empresas que necessitam agregar valor ao produto. Em uma implantação de Lean abrangente, colabora fortemente para a criação da chamada ‘estabilidade’ básica do fluxo produtivo e de manutenção.
Ou seja, os processos precisam estar disponíveis e aptos a produzir sempre que existir a necessidade ou demanda, de forma a ser possível atender ao cliente em prazo curto e conforme um nível de serviço (SLA) estabelecido, sempre respeitando os custos de Manutenção preconizados. Assim, o TPM possui papel fundamental em evitar que problemas de manutenção atrapalhem o cumprimento deste objetivo e/ou os custos de Manutenção exceda o orçado.
Controle Inicial
Reduzir o tempo de introdução do produto e processo. Se baseia na análise detalhada dos produtos e equipamentos antes mesmo de serem fabricados ou instalados. O objetivo é focar a energia em criar produtos fáceis de fazer e equipamentos fáceis de utilizar.
Na Manutenção: antes do equipamento entrar em operação, necessita-se que todas os materiais utilizados estejam cadastrados, bem como o Plano de Manutenção. Logo quando o equipamento entrar em operação não ocorrerá surpresas relacionados a fim de vida útil de componentes e/ou anomalias no decorrer da operação sem que se tenha a possibilidade de identificar, mitigar ou antecipar falhas e defeitos.
Treinamento e Educação
Elevar o nível e capacitação da mão de obra. Mão de obra escassa e sem conhecimento é um dos grandes problemas industriais atualmente. Como estamos em uma época direcionada à indústria 4.0 em que a tecnologia muda constantemente, o problema se agrava mais ainda e o treinamento torna-se parte fundamental do sucesso das empresas. A Educação e treinamento devem ser sistemáticos na companhia.
Através do estudo das Possíveis Falhas e/ou das Análises das Falhas já existentes, é possível elencar qual a capacitação técnica que os colaboradores necessitam. Assim e através de um programa de capacitação é possível realizar uma transformação de capacitação nas equipes e economia para o custo de Manutenção.
Manutenção Planejada
Foca no Quebra zero e no aumento da eficiência e eficácia do equipamento. Atua sob três formas: planejamento das manutenções preditivas, preventivas e paradas. Enquanto que as duas primeiras objetivam eliminar paradas, a terceira, quando é necessária deve ser muito bem planejada a fim de proporcionar uma parada assertiva que siga o cronograma e os custos planejados. Por isso é cada vez mais comum as empresas utilizarem ferramentas de gestão de projetos aplicadas nas paradas.

Outros materiais