Buscar

Estudo Dirigido -

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome do/a aluno/a:
	Eder Augusto dos Santos
	Curso: 
	Tecnólogo: Marketing
	Disciplina: 
	Gestão Financeira
	Tutor/a: 
	Gislaine Dias dos Santos
INTRODUÇÃO
Atualmente na econômica dos tempos modernos, as empresas atuantes que estão no mercado se veem diante da necessidade de expandirem seus negócios, e para que isso ocorra é necessário capital de giro[footnoteRef:1] . A economia sugere a liberação de crédito, favorecendo o relacionamento entre os bancos e os empreendedores, onde as instituições financeiras no Brasil ocupam um lugar de muita importância dentro da sociedade, uma vez que possuem o capital que os empresários necessitam para a alavancagem de seus negócios, uma das formas mais utilizadas de analisar os números de uma empresa, principalmente para o gerenciamento do negócio, temos a análise por indicadores. De acordo com Matarazzo (2010, p. 186), os índices servem como padrão de todos os aspectos econômicos e financeiros das empresas. [1: O capital de giro nada mais é do que a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar. Isto é, o dinheiro necessário para manter a empresa funcionando no intervalo de tempo entre o investimento, como as compras feitas com os fornecedores, e o retorno do lucro para seu caixa.] 
1. Qual a importância da análise das demonstrações contábeis de uma empresa?
A análise financeira de demonstrativos contábeis é de grande utilidade quando se procura uma boa administração, servindo de base, para tomada de decisões na empresa pois, quanto mais informações retiradas das contas, maior a disponibilidade de organizar um planejamento financeiro, abrindo portas à empresa de créditos aos bancos e também contribuir para um melhor desenvolvimento e crescimento econômico da organização. Deve-se fazer além de relatórios pela Contabilidade conter outras informações que sejam consideradas indispensáveis para a análise, isso porque alguns aspectos podem não ficar claros apenas com os relatórios da Contabilidade e se faz necessário que seja feito um estudo mais aprofundado. 
1.2. Quais são os tipos de análises de demonstrações? 
O primeiro passo para fazer a Análise das Demonstrações Contábeis é recolhendo todos os dados. As técnicas de análise mais comuns são: vertical (de Estrutura), horizontal (de Evolução) e por índices. Ou seja: A análise vertical é realizada por meio da extração de relacionamentos percentuais entre itens pertencentes à demonstração contábil de um mesmo período. Os percentuais obtidos podem ser comparados entre si ao longo do tempo, ou entre diferentes empresas. • Essa análise se concentra os estudos na evolução histórica do patrimônio apresentado nas demonstrações por meio de número- índices ou da comparação das contas ao longo do tempo. 
Dessa forma, o foco é na evolução, de um ano para outro, de determinado item ou conjunto patrimonial. É necessário que se estabeleça uma data base/focal, a qual será utilizada como referência. Consiste na utilização de índices predefinidos que esboçam certas características da situação atual da empresa. Trata-se da confrontação entre os diversos grupos ou contas patrimoniais e de resultado de uma maneira em que se estabeleça uma relação lógica que possibilite a mensuração da situação econômica e financeira da empresa. 
1.3. Fale sobre o papel do contador na elaboração e execução da análise destes demonstrativos. 
Portanto pode-se concluir que as Demonstrações Contábeis são essenciais e de grande importância em uma organização, pois reflete a situação financeira e patrimonial da empresa, fatores estes que admitem articular ações para tomadas de decisões como reinvestir, fazer aplicações, ter crescimento dos empreendimentos, enfim auxiliando a empresa no que tange o planejamento e controle financeiro e constata-se que as demonstrativos são ferramentas imperativas para uma análise de balanços, podendo demonstrar índices que retratem verdadeiramente as reais situações da empresas, essas demonstrações financeiras são utilizadas para análises podendo assim evidenciar estrutura de capitais, liquidez, previsões, falência entre outros giros de uma organização. 
Não podemos deixar de mencionar que hoje em dia a área de informação e atualizada em questão de segundo, e ter um profissional contábil que mostre agilidade, precisão na hora de emitir suas demonstrações contábeis e indispensável, e sua qualificação e exigida a cada instante pois não só as leis mas também diretrizes que são modificadas, e um fator importante é que o profissional saiba utilizar de forma eficaz cada ferramenta que dispõe. assim sendo o diagnóstico da Análise das Demonstrações Contábeis também auxilia na tomada de decisões importantes como: Investir na empresa; Avaliar a capacidade de solvência da empresa; Avaliar o risco de conceder crédito à empresa; Detectar pontos fortes e fracos da empresa e de seus concorrentes; Comparar o desempenho da empresa analisada com o de concorrentes. 
2. DESENVOLVIMENTO 
Para justificar o tema, o trabalho pretende mostrar como as análises das demonstrações contábeis, servem de respostas para os analistas de crédito no momento da abertura de um crédito, tais como, capacidade de gerar resultados futuros, capacidade de pagamento e todos os riscos que envolvem nos negócios durante a liberação de recursos, questões acerca dos conceitos das Ciências Contábeis, mais precisamente sobre Análise de Demonstrações Contábeis. Os recursos que foram utilizados no decorrer da construção do trabalho se caracterizam a partir de pesquisas na internet, em livros, artigos e a relação com as aulas da profª orientadora, para viabilizar fundamentos e conhecimentos acerca do assunto, levando em consideração as ideias de autores renomados que tratam da temática em questão. 
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Portanto, devemos entender que atualmente a área da qual a informação e atualizada em questão de segundo, ter um profissional contábil que mostre agilidade, precisão na hora de emitir suas demonstrações contábeis e indispensável, a qualificação e exigida a cada instante pois não só as leis mas também diretrizes que são modificadas, e um fator importante é que o profissional saiba utilizar de forma eficaz cada ferramenta que dispõe. E com isto, após análises dos resultados, os gestores conseguem identificar os problemas ocorridos, ao longo dos anos pesquisados, no desempenho econômico e financeiro da empresa, podendo desta forma elaborar novos planejamentos financeiros estratégicos, para corrigir as falhas encontradas, projetar novos objetivos e, assim tentar se recuperar dos seus prejuízos contábeis e o seu valor de mercado.
4. REFERÊNCIAS 
NEVES, Rafaela Barbosa. Análise financeira de balanços: um estudo de caso com as demonstrações financeiras da Petrobrás no período de 2011 a 2016. 2017. Disponível em: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/951 Acesso em 14 de abril. de 2021
MATARAZZO, Dante Carmine. Análise Financeira de Balanços: abordagem básica e gerencial. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2010. DA SILVA, Alexandre Alcantara. A escrituração contábil: como instrumento auxiliar da auditoria fisco-contábil. https://www.academia.edu/24102224/Aescriturabil Acesso em 14 de abril. de 2021

Continue navegando