Buscar

Gestão de Stakeholders em Projetos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO DE STAKEHOLDERS EM PROJETOS
Quando em um projeto e na sua gestão existem muitos stakeholders envolvidos, passa-se a atuar muito mais com a "mão na massa", quando não se tem muita experiência, realizando a gestão do projeto de maneira cadenciada e controlando a ansiedade para a implementação de ideias. Assim, somos, na maioria das vezes, comandados pelas exigências dos grupos de stakeholders, que, por vezes, não estão diretamente envolvidos no projeto, porém têm interesses pessoais no resultado final. 
Considerando essa incapacidade, que pode ser permanente ou temporária, passamos a ser conhecidos como microgerenciadores nos projetos, pois há sempre a influência de alguém e ou algum grupo de stakeholders. 
Quais são as ações e comportamentos que um gestor de projetos precisa ter para gerir seus stakeholders e o projeto, sem se tornar um microgerenciador de informações?
Como já discutido massivamente neste módulo, um bom gerenciamento de stakeholders é a base para um projeto de sucesso. É importante ressaltar que, além das ações para gerir bem esse projeto, existem alguns pontos que não devem estar no perfil de um bom gestor, pontos esses que podem expor imaturidade, falta de segurança e desconhecimento do assunto.
Algumas ações negativas que podem comprometer um bom gerenciamento de projetos:
· Falta de motivação com o time
· Apego a detalhes de baixo risco e impacto
· Falta de diálogo
· Dificuldade em delegar atividades
· Absorção de excesso de informações (e-mails e mensagens)
· Exigir aprovação de atividades básicas e do dia-a-dia
Estás, dentre outras ações, demonstram um microgerenciamento do projeto, e expõe os stakeholders, de forma que o mesmo não evolui e não desenvolve seus potenciais. É importante que os stakeholders tenham clareza sobre o projeto, tanto no recebimento, quanto no despacho das informações e dos registros. Um projeto deve ser bem detalhado e registrado, dessa forma, caso haja mudança em suas lideranças (projetos longos, que possam durar anos), os apontamentos estarão de fácil alcance e entendimento.
Não existe um sistema que torne a gestão dos stakeholdes um sucesso, porém, é possível trabalhar com pontos que possam organizar e melhorar o relacionamento e comunicação, de forma a alcançar um trabalho positivo no decorrer e ao final do projeto. O gestor e seus respectivos líderes devem ter total conhecimento da função que ocupa e conhecer os diversos perfis dentro de sua equipe, saber gerenciar os times para que as informações possam fluir entre todos de forma clara. Vale ressaltar que, os stakeholders também são partes interessadas no projeto, e como isso, também devem cumprir prazos, objetivos e metas.
É possível notar que, comunicação e relacionamento entre o gestor do projeto e os stakeholders, é um grande desafio a ser superado, e é com maturidade e engajamento que o gestor pode demonstrar confiança e segurança para os demais.

Continue navegando

Outros materiais