Buscar

CRÍTICA TEXTUAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
CRÍTICA TEXTUAL
Definição
*
*
*
Crítica Textual
Estuda a transmissão de textos e a restituição desses textos à última redação autoral. Além disso, estuda a materialidade desses textos, as etapas do processo de sua construção e de sua gênese e os aproxima, por meio de interpretações e de comentários, ao leitor de hoje. 
*
*
*
Ecdótica
Edição de textos;
Edição de textos conforme metodologia e teoria da Crítica Textual;
Opções de apresentação de textos em edições.
*
*
*
Ecdótica
Edição de Textos;
Edição de Textos segundo teoria e metodologia da Crítica Textual;
Apresentação de Textos.
*
*
*
Ecdótica
Conforme Leodegário A. de Azevedo Filho:
“Disciplina que trata da edição (Texto preparado segundo critérios filológicos) de um texto. A ecdótica é mais abrangente que a crítica textual, pois trata de todos os aspectos de uma edição, mesmo daqueles não lingüísticos, tais como a disposição da mancha (A parte impressa da página, por oposição às margens), dos títulos, o uso diferenciado de caracteres gráficos, o conjunto das ilustrações” (In: Base Teórica de Crítica Textual. 2 ed. Rio de Janeiro: H.P. Comunicação, 2004, p.9).
*
*
*
Crítica Textual
Segundo Leodegário A. de Azevedo Filho:
“Disciplina que tem por finalidade a restituição de um texto à sua forma lingüística original, dele retirando todas as alterações que possa ter sofrido no decurso de sua transmissão [reprodução de um texto em testemunhos ao longo do tempo] do autor ao leitor. (In: Base Teórica de Crítica Textual. 2 ed. Rio de Janeiro: H.P. Comunicação, 2004, p.9).
]

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais