Buscar

psicologia da educaçao

Prévia do material em texto

3
➜ QUESTIONÁRIO I – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
· No que se refere o distúrbio de aprendizagem:
Resposta Marcada :Se refere a um grupo heterogêneo de desordens manifestadas por dificuldades na aquisição e no uso da audição, fala, escrita, e raciocínio matemático.
· É caracterizada por uma inabilidade ou incapacidade de pensar, refletir, avaliar ou raciocinar processos ou tarefas que envolvam números ou conceitos matemáticos.
A que tipo de transtorno da linguagem o enunciado acima se refere:
Resposta Marcada :Discalculia
· MUITAS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE A METODOLOGIA QUANTITATIVA E A METODOLOGIA QUALITATIVA. NO QUADRO ABAIXO VOCÊ IRÁ ENCONTRAR ALGUMAS CARACTERÍSTICAS E, CONSEQUENTEMENTE, SUAS DIFERENÇAS. ASSINALE A ALTERNATIVA EM QUE AS DIFERENÇAS FORAM CORRETAMENTE IDENTIFICADAS:
Resposta Marcada ????
· Com quais áreas de conhecimento a psicologia da educação se fundamenta?
Resposta Marcada :Pedagogia e filosofia.
· Em que consiste o socioconstrutivismo:
Resposta Marcada :abordagem teórica desenvolvida a partir dos estudos de Vygotsky.
· De acordo com a psicologia da educação, não é possível uma aprendizagem passiva. Os processos educacionais ocorrem sempre de maneira:
Resposta Marcada :Ativa e com dinâmicas pluralizadas.
· Na visão Piagetiana, o que a educação deve promover nos sujeitos?
Resposta Marcada :Sujeito intelectualmente ativo.
· Relacione as colunas abaixo e assinale a alternativa correta.
I- Problemas de articulação
II- Problemas de fluência
III- Disfemia
IV- Disfonia
( ) estão associados ao padrão e à fluidez da fala de uma pessoa, e normalmente envolvem hesitações ou repetições que interrompem a fluência da fala, como a gagueira.
( ) implica alterações na qualidade da voz ou em sua emissão, relacionada a distúrbios orgânicos ou funcionais das cordas vocais ou, ainda, por uma respiração incorreta.
( ) a produção do som é defeituoso, e o resultado são sons incorretos, está relacionada à idade, à cultura e ao ambiente da pessoa que fala.
( ) é a dificuldade de manter a fluência da expressão verbal. Caracteriza-se por uma expressão verbal interrompida em seu ritmo, de maneira mais ou menos brusca.
Resposta Marcada :II, IV, I e III
· Importantes estudos das áreas da neurociência e neuropsicopedagogia apontaram para as relações entre os aspectos cognitivos, afetivos e sociais e a aprendizagem. Essas investigações envolvem o estudo do desenvolvimento de variadas funções cerebrais responsáveis pelos processos de aprendizagem. Atividades realizadas por diferentes áreas do cérebro estão integradas e em constante interação. A que se refere a cognição.
Resposta Marcada :Processo de aquisição do conhecimento que envolve ações da mente, tais como atenção, percepção, processamento, diferentes tipos de memórias e raciocínio.
· Pesquisas a respeito de processos psicológicos indicam que existem relações entre a cognição, afetividade e ambiente social com os processos de aquisição de conhecimento. Podemos afirmar sobre os aspectos cognitivos.
Resposta Marcada :????
➜ QUESTIONÁRIO II – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
· A aprendizagem se relaciona com estruturas responsáveis pelo processo de aquisição de saberes, e quando as informações são recebidas pelo cérebro, após alguns fenômenos, o indivíduo é capaz de adquirir:
Resposta Marcada :Conhecimentos, habilidades e atitudes.
· Para o Socioconstrutivismo, como acontece o processo de ensino-aprendizagem?
Resposta Marcada :Por meio de uma relação dialética.
· A LINGUAGEM É A BASE PARA OUTRAS APRENDIZAGENS. LEITURA, ESCRITA, RACIOCÍNIO E, POSTERIORMENTE, AS HABILIDADES MATEMÁTICA DEPENDEM DA AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM. A COMUNICAÇÃO ESTÁ ASSOCIADA À LINGUAGEM E À INTERAÇÃO; LOGO, SÃO NECESSÁRIAS PELO MENOS DUAS PESSOAS, QUE DESEJEM TROCAR UMA MENSAGEM,UM EMISSOR E UM RECEPTOR. INICIALMENTE, O EMISSOR TEM UMA IDEIA OU UM PENSAMENTO E O TRANSMITE POR MEIO DE UM CÓDIGO COMPARTILHADO PELO RECEPTOR. QUANDO A COMUNICAÇÃO ACONTECE?
Resposta Marcada :O receptor compreende a mensagem que o emissor passou.
· DIFERENTEMENTE DOS DISTÚRBIOS NA CAPACIDADE DE FALAR (UM DOS DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO) EXISTEM OS DISTÚRBIOS DE LINGUAGEM. MAS O QUE É LINGUAGEM? COMO SE ORGANIZA? QUAIS SÃO OS DISTÚRBIOS MAIS COMUNS A ELA RELACIONADOS? A RESPEITO DISSO, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
Resposta Marcada :Para comunicar nossos pensamentos aos outros é que usamos a linguagem, seja ela oral, escrita ou elaborada a partir de sinais.
· Se define pelo âmbito profissional e refere-se a um campo de ação determinado, isto é, o processo de escolarização, tendo por objeto a escola e as relações que aí se estabelecem; fundamenta sua atuação nos conhecimentos produzidos pela psicologia da educação, por outras subáreas da psicologia e por outras áreas de conhecimento.
O enunciado acima se refere a:
Resposta Marcada :Psicologia escolar
· A LINGUAGEM É UM SISTEMA COMPLEXO QUE USAMOS PARA COMUNICAR OS NOSSOS PENSAMENTOS AOS OUTROS. ESSA HABILIDADE ENVOLVE O QUE PODE SER DITO OU NÃO; QUANDO, ONDE E PARA QUEM; PARA QUE PROPÓSITO; ALÉM DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO PARA PRODUZIR ENUNCIADOS GRAMATICAIS. SÃO TRÊS OS ASPECTOS DA LINGUAGEM, TODOS ELES ESTÃO LISTADOS ABAIXO, EXCETO:
Resposta Marcada :Comunicação
· O código, com seus sinais, seus símbolos e suas regras próprias, constitui a linguagem e permite que ela tenha significado. A comunicação será insatisfatória ou mesmo não ocorrerá se o emissor ou o receptor não puderem usar a linguagem adequadamente ou tiverem um mecanismo imperfeito para emitir ou receber a mensagem. Segundo Smith (2008), é importante distinguir três termos, os quais estão inter-relacionados.
Assinale a alternativa que não faz parte destes termos:
Resposta Marcada : ????
· Exercitar os tipos de investigação/pesquisa que poderiam estar sendo desenvolvidos pelos professores na sua postura de reflexão de sua prática envolve problemas cotidianos na sala de aula, como demonstrado por Tuckman (2000). Os problemas a serem investigados podem estar delineados, exceto:
Resposta Marcada :Desenvolvimento.
· MÉTODOS AUTO INSTRUCIONAIS SÃO TÉCNICAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS VOLTADAS PARA ENSINAR OS INDIVÍDUOS A MODIFICAREM SEU COMPORTAMENTO. NO QUE ESSE MÉTODO AJUDA AS PESSOAS?
Resposta Marcada :Alterarem o que dizem para si mesmas.
· NAS ÁREAS DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO, SEGUNDO ALMEIDA E FREIRE (2003), EXISTEM DUAS PERSPECTIVAS BÁSICAS DE INVESTIGAÇÃO. A PRIMEIRA É DENOMINADA DE EMPÍRICO-ANALÍTICA, QUE GERALMENTE É, TAMBÉM, APRESENTADA COMO QUANTITATIVA POSITIVISTA E EXPERIMENTAL, A QUAL OBJETIVA EXPLICAR, PREDIZER E CONTROLAR FENÔMENOS, NOS MOLDES DAS CIÊNCIAS EXATAS OU CIÊNCIAS NATURAIS, ONDE A INVESTIGAÇÃO PROCURA POR PADRÕES E LEIS EXPLICATIVAS COM OBJETIVIDADE NOS PROCEDIMENTOS E NA QUANTIFICAÇÃO DOS PARÂMETROS. E A SEGUNDA?
Resposta Marcada :Humanista-interpretativa, é associada, também, à investigação qualitativa e naturalista, concebendo a realidade psicoeducativa como dinâmica, fenomenológica e concatenada com a história individual e o seu ambiente contextual.

Continue navegando