Buscar

FATORES DE RISCO

Prévia do material em texto

FACULDADES INTEGRADAS PADRÃO – GUANAMBI-BA SISTEMAS ORGÂNICOS INTEGRADOS III
ALCIDES JUNIOR SANTOS LIMA
TRABALHO ACADÊMICO
TIC’s – Fatores de risco
GUANAMBI/BA 2022
· Quais os fatores de risco para a Hipertensão Arterial Sistêmica?
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é definida como uma entidade clínica na qual o indivíduo apresenta níveis médios de pressão arterial que conferem um significativo aumento do risco de eventos cardiovasculares, em curto ou longo prazo, justificando uma programação terapêutica.
Tendo em vista o maior risco a eventos cardiovasculares, torna-se importante destacar os fatores de risco para provocar a HAS nas pessoas, entre elas estão: Fatores raciais, no qual os negros são mais propensos a desenvolverem a doença devido ao gene “APOL1”, que é mais comum em afrodescendentes pelo fato de ter sido naturalmente selecionado nessa população para promover proteção contra infecções tripanossômicas, entretanto promove uma maior predisposição a hipertensão arterial; Fator Hormonal/Gênero, no qual as mulheres têm menores riscos de desenvolver HAS até a menopausa (período em que ocorre falência ovariana e queda dos níveis de estrogênio), pois em seguida, as chances de predisposição a HAS é igual a dos homens; Fator Diabetes, pois essa doença provoca uma resistência à insulina, que dificulta a entrada da glicose nas células, aumentando assim os níveis de açúcar no sangue, que contribui para o enrijecimento arterial e aumento da pressão arterial. 
Além desses detalhados anteriormente, obesidade, tabagismo, sedentarismo, genética, baixo peso ao nascer e consumo excessivo de sal são outros fatores de risco para Hipertensão Arterial Sistêmica.
· Referências:
COSTANZO, Linda S.. Fisiologia. 6. ed. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.
GUYTON, A.C. e Hall J.E.– Tratado de Fisiologia Médica. Editora Elsevier. 13ª ed., 2017. 
JUNQUEIRA, L.C.U. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
MOORE, K. L.; DALEY II, A. F. Anatomia orientada para a clínica. 7ª.edição. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2014.
KUMAR, V.; ABBAS, A.; FAUSTO, N. Robbins e Cotran – Patologia – Bases Patológicas das Doenças. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

Continue navegando