Buscar

Orientações iniciais para iniciação cientifica

Prévia do material em texto

Toda pesquisa começa com uma pergunta: O que você quer saber ou descobrir?
A partir da pergunta, é preciso definir o objetivo da pesquisa. 
Para cadastrar o projeto de pesquisa na iniciação cientifica precisamos fazer um projeto contendo:
1- Introdução : Breve relato sobre o que já existe na literatura sobre o tema a ser estudado. Aproximadamente 1 a 2 páginas. Normalmente no último parágrafo da introdução colocamos a pergunta de pesquisa. Ex: " Baseado no exposto acima, surgiu a seguinte indagação: ------------------"
2- Justificativa: Descrever a sua motivação em realizar essa pesquisa. Porque você acha que essa pesquisa será importante? Qual será a importância da sua pesquisa para a prática clinica? 
3- Objetivo: Descrever de forma bem objetiva, o que se deseja alcançar com essa pesquisa. Iniciar a frase sempre com um verbo. 
4- Metodologia: Descrever a metodologia a ser utilizada. Normalmente fazemos uma revisão integrativa da literatura. Escrever com os verbos no futuro. Ex: “A pesquisa será realizada...”
5- Referências: descrever as referências bibliográficas utilizadas até esse momento, conforme normas da ABNT. Utilizar somente referências de artigos científicos dos últimos 5 anos. Pode utilizar referências de livros e fontes oficiais como documentos do Ministério da saúde. 
OBS: Para busca dos artigos utilizados bases de dados e descritores indexados (oficiais). Em anexo, segue uma orientação sobre como fazer a busca dos descritores e dos artigos nas bases de dados. 
Encaminho também, artigos sobre revisão integrativa da literatura para aprendizado sobre a metodologia que será utilizada. 
COMO FAZER CITAÇÃO INDIRETA NO TEXTO: 
Se houver um autor: último sobrenome e o ano de publicação Ex: (Silva, 2019)
Se houver até 6 autores na mesma publicação: coloca o ultimo sobrenome de todos os autores, e o ano da publicação . Ex: (Silva, Souza, Almeida, Passos, Pereira, Amaro, 2019)
Se o houver mais de 6 autores na mesma publicação, coloca o sobrenome do primeiro autor, seguido pela expressão et al e o ano de publicação. Ex: (Silva, et al, 2019)
Se o parágrafo foi escrito utilizando mais de uma referência, então você faz da mesma forma como descrito acima, mas separando as referências por ponto e vírgula. Ex: (Silva, et al, 2019; Germano, 2018; Castro, 2020)

Continue navegando