Buscar

Colaborar - Av2 - Design Para Mídias Digitais II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

a)
b)
c)
d)
e)
2)
a)
b)
c)
d)
e)
3)
a)
b)
c)
d)
e)
4)
a)
b)
c)
d)
e)
5)
a)
b)
c)
d)
e)
O design da interface de aplicativos, quando bem realizado, pode ajudar a contornar obstáculos e também contribuir para o melhor aproveitamento das funções e otimização das ferramentas. Segundo Ferreira,
Gonçalves e Wangenheim (2019, p.80), "a interface precisa atender seu propósito e dominar o acoplamento estrutural entre a ferramenta e o usuário", o que possibilita a interação entre indivíduo e máquina.
O design de aplicativos para dispositivos móveis deve ser elaborado a partir das limitações e potencialidades específicas destes aparatos tecnológicos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente
características destes aparelhos.
Alternativas:
Telas grandes e possibilidade de ampliação.
Alto poder de performance dos processadores.
Memória RAM ilimitada.
Interface gráfica tangível. Alternativa assinalada
Entrada de dados irrestrita.
A linguagem Java oferece diversas vantagens para a criação e design de aplicativos. Ela possui alto nível de definição, principalmente quando a interface utiliza itens mais complexos e trabalha bem com
linguagens HTML e CSS. Também permite o armazenamento de conteúdo em variáveis, operações com "strings", que são partes de texto em linguagem de programação, possibilita a execução do código em
resposta e é uma das mais utilizadas nas APIs (Interface de Programação de Aplicativos).
Horstmann (2009, p.37) observa que "Java tem crescido a uma velocidade fenomenal. Programadores escolheram a linguagem porque ela é mais simples do que sua concorrente mais próxima, C++. Além disso,
Java tem uma rica biblioteca que possibilita escrever programas portáveis".
Com relação ao uso da linguagem Java no desenvolvimento e design de aplicativos, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.
 
A linguagem Java tem como outra de suas características positivas o fato de ser orientada para ____________, isso faz dela uma das mais populares da atualidade. Em relação ao desenvolvimento de
aplicativos, é importante destacar que ela é gratuita e possui ____________ assim como o Android, e isso facilita o desenvolvimento para este tipo de ____________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
objetos / código secreto / linguagem.
textos / linguagem dart / tecnologia.
objetos / código aberto / sistema. Alternativa assinalada
figuras / código binário / dispositivo.
objetos / código binário / tecnologia.
Lugati e Almeida (2020, p.4) observam que "Desde que o tratamento informatizado de dados surgiu e ganhou enfoque, houve a necessidade de que o conceito de direito à privacidade se modificasse a fim de
abranger a proteção de dados pessoais".
 
Tomando como base estes conceitos, avalie as informações a seguir sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
 
I. A Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil tem notável influência da legislação russa, sendo alguns dos seus trechos idênticos aos da lei na Rússia.
II. Todos os países do mundo possuem legislações adequadas sobre o uso da internet, sendo esta uma exigência para o bom funcionamento em uma nação.
III. Em 2014 foi aprovada a Lei nº 12.965, também conhecida como Marco Civil da Internet, com uma regulamentação semelhante a uma "constituição" da internet.
IV. Com a sanção da LGPD, algumas alterações foram realizadas na Lei nº12965, mas ela continua sendo uma das mais importantes normas das comunicações em rede.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
I e II, apenas. 
I, III e IV, apenas. 
I, II e III, apenas. 
III e IV, apenas. Alternativa assinalada
II e III apenas
O conceito de gamificação das redes sociais oferece possibilidades vantajosas para o mercado, mas também para o usuário. Segundo Winter et al. (2014) em uma rede social gamificada "o usuário pode não
apenas estabelecer suas relações sociais, mas também interagir com uma série de mecânicas provindas dos jogos, o que promove uma maior motivação e engajamento do usuário ao utilizar a Rede Social".
Assinale a alternativa que apresenta corretamente informações ligadas ao design de jogos em redes sociais.
Alternativas:
Nas redes sociais online, o uso de técnicas de gamificação tem sido aplicado com o objetivo de divertir os usuários e tornar a experiência mais leve.
Assim como os jogos digitais que encontram-se há algumas décadas no mercado, as redes sociais gamificadas são populares há mais de 20 anos.
O design e a criação de jogos digitais pode estar atrelado às redes sociais como estratégia estética, embelezando a aparência do layout.
É possível ter nas redes sociais importantes referências e conceitos para o design de jogos, principalmente aqueles com abordagem social. Alternativa assinalada
A gamificação das redes sociais é um conceito em declínio pois os usuários das redes não gostam de perder tempo com jogos e preferem fazer postagens.
Os aspectos subjetivos, éticos, morais e culturais são tão importantes quanto os técnicos no desenvolvimento de jogos digitais. Um jogo pode ser executado à perfeição e errar gravemente por não ter
sensibilidade a questões importantes e de possível interpretação ofensiva para os usuários / jogadores.
Joselli (2014, p.449) observa que os jogos “aprimoram, de forma lúdica, as aptidões inerentes a cada ser, sendo possível melhorar a integração do indivíduo à rede do convívio social e estabelecer relações
emocionais e, inter-relações. Isso faz com que surjam novas forma de interação e o surgimento de novas questões filosóficas em relação a ética”.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente conceitos relacionados a ética, moral e cultura no design de jogos digitais.
Alternativas:
Temas fortes devem ser evitados pois uma morte em um jogo tem efeitos e consequências comparadas ao mesmo evento no mundo real.
A virtualidade é um contexto imaginário e por isso permite e justifica a propagação de ideias consideradas ilegais, desde que única e exclusivamente neste contexto.
Por serem principalmente uma atividade de entretenimento, os jogos eletrônicos não devem ser considerados uma manifestação cultural.
Por existirem em uma dimensão fictícia, os jogos digitais não podem a integrar o indivíduo à rede do convívio social ou estabelecer relações emocionais e inter-relações.
O bom designer deve estar atento as aspectos éticos, morais e culturais, pois estes elementos afetam desde a jogabilidade à recepção pública de um jogo digital. Alternativa assinalada

Continue navegando