Buscar

SIMULADO Fundamento e Percepção 4 PERIODO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SIMULADO | FUNDAMENTO E PERCEPÇÃO
1 - _____________________ consiste na leitura cantada de notas escritas, no nosso caso, em notação musical ocidental tradicional.
Complete a lacuna com a resposta correta:
A) A divisão rítmica
B) O método musical
C) O solfejo
D) A leitura dinâmica
2 - Segundo Freire (2008, p. 114): As práticas de solfejo estão presentes em várias culturas do mundo e foram estabelecidas a partir do princípio de associação entre fonemas (sílabas, números ou letras) e alturas musicais. A metodologia de associar sons a sílabas é utilizada tanto no processo de transmissão oral quanto no ensino formal da música. O processo de decodificação das alturas sonoras transformando-as em notas musicais permite a formação de estruturas musicais, sendo que o uso de sílabas de solfejo auxilia na organização cognitiva da linguagem musical.Dentre as estratégias para auxiliar na atividade de solfejo, identifique a resposta incorreta:
A) ter ouvido absoluto
B) cantar a tônica
C) aprender a cantar os intervalos
D) ter familiaridade com a escala
3 - Na música ocidental, mas também em músicas de outras culturas, a maior parte das melodias é construída a partir da sucessão de notas por graus conjuntos.O que são graus conjuntos?
A) Na teoria musical oriental convencionou-se que todos os graus conjuntos são intervalos de 3ª, ou seja, a relação entre uma nota e sua anterior ou posterior será sempre uma relação de 3ª.
B) Na teoria musical ocidental convencionou-se que todos os graus disjuntos são intervalos de 2ª, ou seja, a relação entre uma nota e sua anterior ou posterior será sempre uma relação de 2ª.
C) Na teoria musical ocidental convencionou-se que todos os graus conjuntos são intervalos de 2ª, ou seja, a relação entre uma nota e sua anterior ou posterior será sempre uma relação de 2ª.
D) Na teoria musical global convencionou-se que todos os graus são intervalos de diversos, ou seja, conjunto
4 - Na música os intervalos entre as notas podem ser considerados conjuntos ou disjuntos. Os intervalos de Terça (3ª) são extremamente importantes na música ocidental no que diz respeito à formação de acordes, já que estes são formados pela superposição de intervalos de 3ª a partir de uma determinada nota de referência. Esses intervalos também são importantes na composição de melodias. Contudo, os intervalos de terça são considerados intervalos de que grau?Assinale a alternativa CORRETA:
A) Conjuntos
B) Disjuntos
C) Trítonos
D) Compostos
5 - Apesar de serem graus ___________________, as 3ªs ainda são intervalos relativamente próximos, e por isso aparecem com muita frequência nas melodias. Depois das 2ªs certamente são as 3ªs os intervalos melódicos mais utilizados. Assim como as 3ªs também podem ser _____________ e ______________. As 3ªs menores estão a distância de um tom e meio, enquanto as 3ªs maiores a distância de ____________ tons inteiros. As 3ªs também podem ser aumentadas e diminutas. Complete com as alternativas corretas:
A) conjuntos, justos, menores, três
B) disjuntos, maiores, menores, dois
C) disjuntos, maiores, justos, três
D) conjuntos, justos, maiores, dois
6 - I - o ponto de aumento ao lado de qualquer figura aumenta sua duração em 50% do seu valor, assim, no caso da semínima, que vale um tempo, ao acrescentarmos um ponto teremos uma figura com duração de um tempo e meio.
II - as ligaduras de prolongamento tem como função ligar uma figura à outra prolongando o valor da primeira.
III - Quando utilizamos uma ligadura de prolongamento a duração da segunda figura ligada é agregada à duração da primeira figura, sendo que a segunda figura não é atacada. Assim, se ligamos uma semínima a uma mínima, por exemplo, teremos uma figura de três tempos no total, um tempo da semínima mais dois tempos da mínima. 
Dentre as afirmativas acima, quais estão corretas?
A) II e III
B) I e III
C) I e II
D) I, II e III
7 - Para toda escala maior temos uma escala relativa menor, que compartilha das mesmas notas exatamente, porém começando de outro ponto. A tônica de tal escala relativa situa-se uma 3ª menor abaixo da tônica da escala maior, coincidindo com o sexto grau da escala maior. 
Assim, a escala relativa menor de Mi maior seria?
A) G#m
B) Am
C) Bm
D) C#m
8 - Os intervalos de 4ª e 5ª justa têm uma sonoridade bastante marcante, poderíamos dizer “pesada”, em função do reforço mútuo dos harmônicos.
O intervalo de 5ª ou quinto grau de uma escala maior também é chamado de? 
A) fundamental
B) dominante
C) sensível
D) subdominante
9 - Cada escala tem uma sonoridade característica e distinta, sendo que, para os gregos, tal distinção acarretava em um caráter específico que poderia influenciar no comportamento dos homens, portanto, cada uma delas era utilizada em funções sociais específicas. Os nomes atribuídos às escalas coincidem com regiões e povos da Grécia: Jônico, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio e Lócrio.
"____________________ é o primeiro modo menor e difere da escala menor natural (modo Eólio) pela 6ª maior, justamente sua nota mais marcante. É um modo muito utilizado no jazz, não só na melodia das músicas, mas também como escala base para improvisação". De qual modo estamos nos referindo?
A) Lídio
B) Lócrio
C) Dórico
D) Mixolídio
10 - I - A partir do período barroco, com o surgimento do que hoje conhecemos por tonalismo, os modos Jônico e Eólio passam a ser os mais utilizados na composição musical, vindo a ser chamados apenas de escala maior e escala menor respectivamente.
II - Já os outros modos, pouco utilizados especialmente durante os períodos clássico e romântico, foram redescobertos na música do século XX por compositores como Bela Bartok, Maurice Ravel e Claude Debussy.
III - No jazz e nas músicas populares brasileiras os modos são utilizados com bastante frequência.
A partir das afirmativas acima, estão corretas qual(is) da(s) sentença(s)?
A) I e III
B) I e II
C) I, II e III
D) II e III
Segundo Freire (2008, p. 114): As práticas de solfejo estão presentes em várias culturas do mundo e foram estabelecidas a partir do princípio de associação entre fonemas (sílabas, números ou letras) e alturas musicais. A metodologia de associar sons a sílabas é utilizada tanto no processo de transmissão oral quanto no ensino formal da música. O processo de decodificação das alturas sonoras transformando-as em notas musicais permite a formação de estruturas musicais, sendo que o uso de sílabas de solfejo auxilia na organização cognitiva da linguagem musical.
Dentre as estratégias para auxiliar na atividade de solfejo, identifique a resposta incorreta:
A) cantar a tônica
B) ter familiaridade com a escala
C) ter ouvido absoluto
D) aprender a cantar os intervalos

Mais conteúdos dessa disciplina