Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Simulado
Os autores Manzini e Deliberato (2004, p. 36) estabeleceram as etapas para o processo de implementação da tecnologia assistiva por meio do fluxograma anterior e definiram cada etapa, descritas. A seguir assinale a alternativa incorreta.
A
Representar a ideia (desenhos, modelos e ilustrações): nesta etapa devem-se definir os materiais e as dimensões do objeto (forma, medida, peso, textura, cor).
B
Avaliar o uso do objeto: deve-se avaliar se o recurso atendeu o desejo da pessoa no contexto determinado e verificar se facilitou a ação do aluno e do educador.
C
Gerar ideias: Não devem-se considerar as necessidades a serem atendidas e a disponibilidade de recursos materiais e custos para a confecção do recurso.
D
Construir o objeto para experimentação: é necessário experimentar o recurso na situação real de uso, ou seja, observar o aluno utilizando o material no contexto proposto.
No Brasil, em 2006, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, através da Portaria nº 142, Decreto nº 5.296/2004, instituiu o Comitê de Ajudas Técnicas, sob exigência do Decreto 5.296 (BRASIL, 2004), e formalizou-se como o órgão responsável por mobilizar esse processo de mudanças e pelo desenvolvimento da área da tecnologia assistiva. Segundo Bersch (2013, p.) a CAT tem por objetivos. Assinale a alternativa correta.
A
Refazer as  diretrizes de quaisquer  área de conhecimento.
B
Realizar levantamento dos recursos humanos e materiais sobre o tema.
C
Apresentar propostas de políticas governamentais e parcerias entre a sociedade civil e órgãos públicos referentes à tecnologia assistiva.
D
Exibir propostas de políticas governamentais e parcerias entre a sociedade públicas e quaisquer órgãos públicos interessados.
Entende-se deficiência auditiva como a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais. 
Sobre a quantidade de (dB) que pode configurar perda leve da audição, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz, assinale a alternativa CORRETA:
A
Deficiência auditiva entre 75 a 43 dB.
B
Deficiência auditiva entre acima de 100 dB.
C
Deficiência auditiva entre 25 a 40 dB. 
D
Deficiência auditiva entre 45 a 56 dB.
Assinale a alternativa que melhor define Tecnologia Assistiva:
A
Artefatos materiais que promovem a socialização e a autonomia de grupos heterogêneos.
B
Mais que equipamentos tecnológicos, são artefatos ou produtos que auxiliam a “função” e promove autonomia e participação das pessoas com deficiência.
C
Conjunto de elementos e produtos tecnológicos desenvolvidos por especialistas na tentativa de incluir o ser humano com alguma especificidade.
D
Conjunto de elementos para atender pessoas com deficiência.
Sobre o modelo HEART de tecnologia assistiva, qual sua proposta?
A
O modelo propõe um foco em tecnologia assistiva, com base nos conhecimentos envolvidos na sua utilização. Ele considera três grandes áreas de formação em Tecnologia Assistiva: componentes sociais, econômicos e educacionais.
B
O modelo propõe um foco em tecnologia assistiva, com base nos conhecimentos envolvidos na sua utilização. Ele considera três grandes áreas de formação em Tecnologia Assistiva: componentes operacionais, recursos humanos e tecnológicos.
C
O modelo propõe um foco em tecnologia assistiva, com base nos conhecimentos envolvidos na sua utilização. Ele considera três grandes áreas de formação em Tecnologia Assistiva: componentes técnicos, humanos e socioeconômicos.
D
O modelo propõe um foco em tecnologia ativa, com base nos conhecimentos envolvidos na sua utilização. Ele considera três grandes áreas de formação em Tecnologia Ativa: componentes técnicos, educacionais e sociais.
Há um tipo específico de software que possui leitor de tela e também possibilita ampliar a imagem da tela do computador. 
Sobre o software descrito, assinale a alternativa CORRETA:
A
NVDA (Nonvisual Desktop Access).
B
Dosvox.
C
Magic.
D
LenteMaster.
Em  muitos  contextos,  a  baixa  visão  inclui  apenas  deficiências  que  não são  corrigidas  com  óculos  normais,  lentes  de  contato, medicamentos  ou  cirurgia. Por  exemplo,  uma  incapacidade  de  enxergar  objetos  próximos. Diante disso existem softwares de computadores que ajudam deficientes com baixa visão, dentre eles marque a alternativa incorreta:
A
ZommIt  –  O  ZoomIt  é  uma  ferramenta  de  zoom  e  anotação  de  tela  para apresentações  técnicas.
B
 Magic  –  software  possibilita  ampliar 100 vezes a  imagem  da  tela  do  computador  e também possui leitor de tela para auxiliar. 
C
ZoomText  –  O  Ampliador/Leitor  ZoomText  é  um  programa  de  leitura  e ampliação  totalmente  integrado  feito  sob  medida  para  usuários  com  pouca visão.
D
LentePro  –  é  um  software  desenvolvido  a  partir  do  projeto  DOSVOX, Sua  função  é  ampliar  em  uma  janela  o  que  aparece  na  tela,  possibilitando que  todos  os  detalhes  sejam  percebidos  por  uma  pessoa  de  baixa  visão.
Quando falamos nos espaços físicos, devemos pensar também nas salas de aula, local em que o aluno passa sua maior parte do tempo. As acomodações são destinadas a permitir acesso igualitário entre alunos, pois alunos com necessidades especiais têm direito a acomodações específicas. A escola deve estar preparada com ambientes adequados e profissionais qualificados.
Sobre a ABNT NBR 9050/2004 e as normas de sala de aula, assinale a alternativa CORRETA:
A
Nas salas de aula, quando houver mesas individuais para alunos, pelo menos 1% do total de mesas, com no mínimo uma para cada duas salas de aula, deve ser acessível a P.C.R.
B
Nas salas de aula, quando houver mesas individuais para alunos, pelo menos 4% do total de mesas, com no mínimo uma para cada duas salas de aula, deve ser acessível a P.C.R.
C
Nas salas de aula, quando houver mesas individuais para alunos, pelo menos 2% do total de mesas, com no mínimo uma para cada duas salas de aula, deve ser acessível a P.C.R.
D
Nas salas de aula, quando houver mesas individuais para alunos, pelo menos 3% do total de mesas, com no mínimo uma para cada duas salas de aula, deve ser acessível a P.C.R.
É a solução para subir escadas retas ou curvas, internas ou externas, ajudando a tornar a vida das pessoas com dificuldade de mobilidade. Além disso, promove adequação de espaços e extinção de barreiras físicas e ambientes dentro de residências e espaços públicos e privados.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
Acessibilidade arquitetônica.
B
 
Acessibilidade de via públicas.
C
Acessibilidade para os cegos.
 
D
Acessibilidade para os surdos.
Proporcionar um ambiente de aprendizagem totalmente inclusivo é complexo e criar uma cultura de engajamento e inclusão que funcione para todos os alunos requer uma mudança de pensamento e uma mudança de comportamento em nível institucional. Nesse cenário cada vez mais diversificado, o Design Universal fornece uma estrutura eficaz para melhorar a experiência de aprendizagem de todos os alunos dentro do ambiente de ensino tradicional.
Sobre o desenho Universal, assinale a resposta CORRETA:
A
O termo Desenho Universal entrou em uso pela primeira vez em meados dos anos 1990 pelo engenheiro britânico Ronald L. Mace.
B
Desenho Universal significa o desenho de produtos, ambientes, programas e serviços a serem utilizados por todas as pessoas, na medida do possível, sem a necessidade de adaptação ou desenho especializado.
C
O Desenho Universal deve excluir os dispositivos de assistência para grupos específicos de pessoas com deficiência, quando necessário.
D
O Desenho Universal é um esboço fictício de um ambiente para que ele possa ser acessado por algumas pessoas, independentemente de sua idade, tamanho, capacidade ou deficiência.

Mais conteúdos dessa disciplina