Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: “A Companhia Guastavino, cujo fundador catalão introduziu esse método nos Estados Unidos por volta do final do século XIX, chegou a construir mais de 2.000 edifícios em que estas cascas de tijolos foram utilizadas. Duas delas, o domo sobre o cruzeiro da Catedral de São Joao Teólogo [...] e as abóbadas de aresta do War College no Forte Mcnair, na Virginia [...] foram agora oficialmente tombadas como patrimônio histórico dos Estados Unidos.” Fonte: SALVADORI, M. Por que os edifícios ficam de pé. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., 2015. p. 227.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estruturas em cascas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) As abóbodas e cúpulas em alvenaria necessitam de alturas maiores para atingirem seus vãos livres, se comparadas as estruturas equivalentes em concreto armado.
II. ( ) As abóbodas e cúpulas em alvenaria necessitam de espessuras menores para atingirem seus vãos livres, se comparadas as estruturas equivalentes em concreto armado.
III. ( ) As abóbodas estruturadas em alvenaria ultrapassam a casa dos 40 metros de vão livre.
IV. ( ) As cascas em alvenaria armada foram objetos de experimentação de influentes engenheiros e arquitetos no século XX.
V, F, F, V.
F, V, V, F.
V, V, F, F.
V, V, F, V.
F, F, V, V.

Analise a tabela a seguir: Fonte: REBELLO, Yopanan Conrado. A Concepção Estrutural e a Arquitetura. São Paulo: Ed. Zigurate, 2000. p. 166. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estruturas em placas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Lajes nervuradas em caixão perdido atingem vãos extensos se comparadas as demais placas estruturais e ainda contam com propriedades acústicas desejáveis.
Porque:
II. O espaço intersticial entre as nervuras, denominado caixão perdido, opera como uma barreira contra o ruído entre os pavimentos acima e abaixo da laje, assim como o capeamento inferior de concreto nutre a laje de maior resistência a tração.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “A laje maciça é uma placa de concreto armado cujo plano geralmente é horizontal, podendo algumas vezes apresentar pequenas inclinações, como quando utilizadas em coberturas. As lajes podem ser apoiadas em vigas localizadas no seu contorno ou podem apoiar-se diretamente sobre os pilares [...].” Fonte: REBELLO, Y. C. Bases para Projeto Estrutural. São Paulo: Ed. Zigurate, 2007. p. 151.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas em placas, pode-se afirmar que lajes em uma direção usualmente possuem vigas apenas ao longo do menor vão porque:
em lajes de duas direções, a disposição de armaduras corrobora com rasgos em lajes para a execução de escadas.
em lajes de uma direção, o vão menor equivale a mais da metade do vão maior.
em lajes de uma direção, o menor vão suscita esforços de momento fletor menores, diminuindo a altura da seção da viga.
em lajes de uma direção, a deformação mediante sobrecarga ocorre na forma de uma cúpula invertida.
em lajes em duas direções, o vão menor da viga fica sobrecarregado com os empuxos resultantes de suas catenárias.

Analise a tabela a seguir: Fonte: REBELLO, Y. C. A Concepção Estrutural e a Arquitetura. São Paulo: Ed. Zigurate, 2000, p. 149. (adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas em cascas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Os paraboloides hiperbólicos constituem tipologias de cascas icônicas estruturadas em alvenaria.
II. ( ) O pré-dimensionamento dos paraboloides hiperbólicos por ábacos é apenas uma estimativa inicial devido à complexidade de sua geometria.
III. ( ) Os paraboloides hiperbólicos atingem seu espectro máximo de vão livre com uma flecha de 7,5 metros de altura.
IV. ( ) Os paraboloides hiperbólicos atingem vãos livres de 60 metros, superando as cúpulas de concreto armado.
F, F, V, V.
F, V, V, F.
V, F, F, V.
V, V, F, F.

Analise a tabela a seguir: Fonte: REBELLO, Y. C. A Concepção Estrutural e a Arquitetura. São Paulo: Ed. Zigurate, 2000. p. 167. (adaptado).
Considerando essas informações da tabela e o conteúdo estudado sobre as estruturas em placas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Estruturas em placa constituídas por lajes maciças em concreto armado não alcançam os mesmos vãos de que seus equivalentes em lajes nervuradas em concreto armado.
Porque:
II. Lajes nervuradas em concreto armado possuem altura de seção maior, com peso próprio reduzido pelo espaço ocioso entre as nervuras.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Leia o excerto a seguir: “Nome das superfícies côncavas que revestem, protegem ou cobrem o extradorso das CÚPULAS ou abobadas de revolução. Por isso diz-se que o domo é a parte externa ou aparente das cúpulas. Note-se que pode existir cúpula sem domo, isto é, aquela abóboda pode estar no interior, de um edifício e portanto sem a necessidade de cobertura própria [...]” Fonte: DOMO. In: CORONA, E.; LEMOS, C. A. C. Dicionário da Arquitetura Brasileira. São Paulo: Edart, 1972. p. 170.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas em cascas, analise as soluções estruturais a seguir e associe-as com suas respectivas aplicações.
1) Cúpulas de pedra.
2) Abóbodas múltiplas de concreto armado.
3) Abóbodas de berço de pedra.
4) Cúpulas de concreto armado.
5) Paraboloides hiperbólicos de concreto armado.
( ) Pavilhão da Oca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
( ) Fachada do Palazzo della Civiltà Romana, na Itália.
( ) Panteão de Roma, na Itália.
( ) Restaurante Los Manantiales, no México.
( ) Claustro da Universidade de Glasgow, na Escócia.

Leia o trecho a seguir: “[…] Uma grade é um sistema estrutural ‘democrático’: se uma carga atua sobre uma de suas vigas, a viga deforma, mas ao fazê-lo flexiona para baixo todas as vigas da grade que estão ao seu redor, trabalhando assim a capacidade de várias vigas adjacentes.” Fonte: SALVADORI, M. Por que os edifícios ficam de pé. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., 2015. p. 199.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas em placas, analise as afirmativas a seguir.
I. Lajes nervuradas em grelha podem solidarizar a absorção de esforços através de sua trama de nervuras.
II. Lajes em cogumelo absorvem aos esforços de punção através do afinamento da espessura de sua seção.
III. Lajes em cogumelo representam um bom exemplo da solidarização em grades estruturais pois constituem um grande conjunto de vigas grudadas umas nas outras.
IV. Lajes nervuradas em grelha constituem a solução ideal para placas estruturais em concreto armado armadas em uma direção.
Está correto apenas o que se afirma em: I, II e IV.
II e III.
I e III.
I e IV.
III e IV.

Leia o trecho a seguir: “Agora, podemos voltar para a segunda categoria de Gauss, os cilindros. Imagina um cano estendido no chão. Se você cortar verticalmente sua metade superior – a metade, digamos assim, que tem a forma de um túnel, segundo qualquer direção, perceberá que todos esses cortes têm uma curvatura para baixo, com exceção de um: o corte ao longo do eixo do cano é uma linha reta.” Fonte: SALVADORI, M. Por que os edifícios ficam de pé. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., 2015. p. 211.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estruturas em cascas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Abóbodas de aresta muito alongadas tendem a se comportar como vigas no eixo longitudinal.
II. ( ) Abóbodas múltiplas em concreto armado possuem vãos livres inferiores as abóbodas equivalentes de alvenaria.
III. ( ) As estruturas de abóbadas de arestas possuem arcos tanto no eixo longitudinal quanto no eixo transversal.
IV. ( ) Arcos de catenária constituem a seção transversal ideal para cascas estruturadas como abóbodas.
V, F, F, V.
F, V, V, F.
F, V, F, V.
V, V, F, F.
F, F, V, V.

da arquitetura de Vilanova Artigas [...]: [...] o protagonismo da estrutura na definição da arquitetura, sobretudo pelo [...] caráter de exoesqueleto.” Fonte: PERRONE, R. Vilanova Artigas e o edifício da FAU USP: a formação dos espaços de formação. ARQUITEXTOS, abr. 2016. Disponível em: . Acesso em: 4 nov. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas em placas, pode-se afirmar que a cobertura da FAU USP foi executada em lajes nervuradas em grelha, porque:
as lajes nervuradas em concreto armado demandam a execução de nervuras a partir de determinados pés direitos elevados, como é o caso da FAU USP.
o vão livre do pátio central levou o sistema estrutural ao limite, demandando um contraventamento acentuado na laje de cobertura.
a deformação das lajes em uma direção da cobertura da FAU USP sugere deformações abauladas.
os módulos estruturais dos panos de laje da cobertura da FAU USP são distribuídos em duas direções.
a espessura da laje nervurada da FAU USP seria consideravelmente maior se fosse executada em caixão perdido.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: “A Companhia Guastavino, cujo fundador catalão introduziu esse método nos Estados Unidos por volta do final do século XIX, chegou a construir mais de 2.000 edifícios em que estas cascas de tijolos foram utilizadas. Duas delas, o domo sobre o cruzeiro da Catedral de São Joao Teólogo [...] e as abóbadas de aresta do War College no Forte Mcnair, na Virginia [...] foram agora oficialmente tombadas como patrimônio histórico dos Estados Unidos.” Fonte: SALVADORI, M. Por que os edifícios ficam de pé. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., 2015. p. 227.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estruturas em cascas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) As abóbodas e cúpulas em alvenaria necessitam de alturas maiores para atingirem seus vãos livres, se comparadas as estruturas equivalentes em concreto armado.
II. ( ) As abóbodas e cúpulas em alvenaria necessitam de espessuras menores para atingirem seus vãos livres, se comparadas as estruturas equivalentes em concreto armado.
III. ( ) As abóbodas estruturadas em alvenaria ultrapassam a casa dos 40 metros de vão livre.
IV. ( ) As cascas em alvenaria armada foram objetos de experimentação de influentes engenheiros e arquitetos no século XX.
V, F, F, V.
F, V, V, F.
V, V, F, F.
V, V, F, V.
F, F, V, V.

Analise a tabela a seguir: Fonte: REBELLO, Yopanan Conrado. A Concepção Estrutural e a Arquitetura. São Paulo: Ed. Zigurate, 2000. p. 166. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estruturas em placas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Lajes nervuradas em caixão perdido atingem vãos extensos se comparadas as demais placas estruturais e ainda contam com propriedades acústicas desejáveis.
Porque:
II. O espaço intersticial entre as nervuras, denominado caixão perdido, opera como uma barreira contra o ruído entre os pavimentos acima e abaixo da laje, assim como o capeamento inferior de concreto nutre a laje de maior resistência a tração.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “A laje maciça é uma placa de concreto armado cujo plano geralmente é horizontal, podendo algumas vezes apresentar pequenas inclinações, como quando utilizadas em coberturas. As lajes podem ser apoiadas em vigas localizadas no seu contorno ou podem apoiar-se diretamente sobre os pilares [...].” Fonte: REBELLO, Y. C. Bases para Projeto Estrutural. São Paulo: Ed. Zigurate, 2007. p. 151.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas em placas, pode-se afirmar que lajes em uma direção usualmente possuem vigas apenas ao longo do menor vão porque:
em lajes de duas direções, a disposição de armaduras corrobora com rasgos em lajes para a execução de escadas.
em lajes de uma direção, o vão menor equivale a mais da metade do vão maior.
em lajes de uma direção, o menor vão suscita esforços de momento fletor menores, diminuindo a altura da seção da viga.
em lajes de uma direção, a deformação mediante sobrecarga ocorre na forma de uma cúpula invertida.
em lajes em duas direções, o vão menor da viga fica sobrecarregado com os empuxos resultantes de suas catenárias.

Analise a tabela a seguir: Fonte: REBELLO, Y. C. A Concepção Estrutural e a Arquitetura. São Paulo: Ed. Zigurate, 2000, p. 149. (adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas em cascas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Os paraboloides hiperbólicos constituem tipologias de cascas icônicas estruturadas em alvenaria.
II. ( ) O pré-dimensionamento dos paraboloides hiperbólicos por ábacos é apenas uma estimativa inicial devido à complexidade de sua geometria.
III. ( ) Os paraboloides hiperbólicos atingem seu espectro máximo de vão livre com uma flecha de 7,5 metros de altura.
IV. ( ) Os paraboloides hiperbólicos atingem vãos livres de 60 metros, superando as cúpulas de concreto armado.
F, F, V, V.
F, V, V, F.
V, F, F, V.
V, V, F, F.

Analise a tabela a seguir: Fonte: REBELLO, Y. C. A Concepção Estrutural e a Arquitetura. São Paulo: Ed. Zigurate, 2000. p. 167. (adaptado).
Considerando essas informações da tabela e o conteúdo estudado sobre as estruturas em placas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Estruturas em placa constituídas por lajes maciças em concreto armado não alcançam os mesmos vãos de que seus equivalentes em lajes nervuradas em concreto armado.
Porque:
II. Lajes nervuradas em concreto armado possuem altura de seção maior, com peso próprio reduzido pelo espaço ocioso entre as nervuras.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Leia o excerto a seguir: “Nome das superfícies côncavas que revestem, protegem ou cobrem o extradorso das CÚPULAS ou abobadas de revolução. Por isso diz-se que o domo é a parte externa ou aparente das cúpulas. Note-se que pode existir cúpula sem domo, isto é, aquela abóboda pode estar no interior, de um edifício e portanto sem a necessidade de cobertura própria [...]” Fonte: DOMO. In: CORONA, E.; LEMOS, C. A. C. Dicionário da Arquitetura Brasileira. São Paulo: Edart, 1972. p. 170.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas em cascas, analise as soluções estruturais a seguir e associe-as com suas respectivas aplicações.
1) Cúpulas de pedra.
2) Abóbodas múltiplas de concreto armado.
3) Abóbodas de berço de pedra.
4) Cúpulas de concreto armado.
5) Paraboloides hiperbólicos de concreto armado.
( ) Pavilhão da Oca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
( ) Fachada do Palazzo della Civiltà Romana, na Itália.
( ) Panteão de Roma, na Itália.
( ) Restaurante Los Manantiales, no México.
( ) Claustro da Universidade de Glasgow, na Escócia.

Leia o trecho a seguir: “[…] Uma grade é um sistema estrutural ‘democrático’: se uma carga atua sobre uma de suas vigas, a viga deforma, mas ao fazê-lo flexiona para baixo todas as vigas da grade que estão ao seu redor, trabalhando assim a capacidade de várias vigas adjacentes.” Fonte: SALVADORI, M. Por que os edifícios ficam de pé. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., 2015. p. 199.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas em placas, analise as afirmativas a seguir.
I. Lajes nervuradas em grelha podem solidarizar a absorção de esforços através de sua trama de nervuras.
II. Lajes em cogumelo absorvem aos esforços de punção através do afinamento da espessura de sua seção.
III. Lajes em cogumelo representam um bom exemplo da solidarização em grades estruturais pois constituem um grande conjunto de vigas grudadas umas nas outras.
IV. Lajes nervuradas em grelha constituem a solução ideal para placas estruturais em concreto armado armadas em uma direção.
Está correto apenas o que se afirma em: I, II e IV.
II e III.
I e III.
I e IV.
III e IV.

Leia o trecho a seguir: “Agora, podemos voltar para a segunda categoria de Gauss, os cilindros. Imagina um cano estendido no chão. Se você cortar verticalmente sua metade superior – a metade, digamos assim, que tem a forma de um túnel, segundo qualquer direção, perceberá que todos esses cortes têm uma curvatura para baixo, com exceção de um: o corte ao longo do eixo do cano é uma linha reta.” Fonte: SALVADORI, M. Por que os edifícios ficam de pé. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., 2015. p. 211.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estruturas em cascas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Abóbodas de aresta muito alongadas tendem a se comportar como vigas no eixo longitudinal.
II. ( ) Abóbodas múltiplas em concreto armado possuem vãos livres inferiores as abóbodas equivalentes de alvenaria.
III. ( ) As estruturas de abóbadas de arestas possuem arcos tanto no eixo longitudinal quanto no eixo transversal.
IV. ( ) Arcos de catenária constituem a seção transversal ideal para cascas estruturadas como abóbodas.
V, F, F, V.
F, V, V, F.
F, V, F, V.
V, V, F, F.
F, F, V, V.

da arquitetura de Vilanova Artigas [...]: [...] o protagonismo da estrutura na definição da arquitetura, sobretudo pelo [...] caráter de exoesqueleto.” Fonte: PERRONE, R. Vilanova Artigas e o edifício da FAU USP: a formação dos espaços de formação. ARQUITEXTOS, abr. 2016. Disponível em: . Acesso em: 4 nov. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas em placas, pode-se afirmar que a cobertura da FAU USP foi executada em lajes nervuradas em grelha, porque:
as lajes nervuradas em concreto armado demandam a execução de nervuras a partir de determinados pés direitos elevados, como é o caso da FAU USP.
o vão livre do pátio central levou o sistema estrutural ao limite, demandando um contraventamento acentuado na laje de cobertura.
a deformação das lajes em uma direção da cobertura da FAU USP sugere deformações abauladas.
os módulos estruturais dos panos de laje da cobertura da FAU USP são distribuídos em duas direções.
a espessura da laje nervurada da FAU USP seria consideravelmente maior se fosse executada em caixão perdido.

Prévia do material em texto

18/04/2023, 15:25 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_155840_1/outline/assessment/_7524856_1/overview/attempt/_26131563_1/review/inline-feedback… 1/9
Conteúdo do exercício
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 1 0 / 0
Leia o excerto a seguir:
“A Companhia Guastavino, cujo fundador catalão introduziu esse método nos Estados Unidos por volta do final do século 
XIX, chegou a construir mais de 2.000 edifícios em que estas cascas de tijolos foram utilizadas. Duas delas, o domo 
sobre o cruzeiro da Catedral de São Joao Teólogo [...] e as abóbadas de aresta do War College no Forte Mcnair, na 
Virginia [...] foram agora oficialmente tombadas como patrimônio histórico dos Estados Unidos.”
Fonte: SALVADORI, M. Por que os edifícios ficam de pé. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., 2015. p. 227.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estruturas em cascas, analise as afirmativas a seguir e 
assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) As abóbodas e cúpulas em alvenaria necessitam de alturas maiores para atingirem seus vãos livres, se comparadas 
as estruturas equivalentes em concreto armado.
II. ( ) As abóbodas e cúpulas em alvenaria necessitam de espessuras menores para atingirem seus vãos livres, se 
comparadas as estruturas equivalentes em concreto armado.
III. ( ) As abóbodas estruturadas em alvenaria ultrapassam a casa dos 40 metros de vão livre. 
IV. ( ) As cascas em alvenaria armada foram objetos de experimentação de influentes engenheiros e arquitetos no século 
XX.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta corretaV, F, F, V.
F, V, V, F.
Nota final
---
Concluído
Tentativa 1 Enviado em: 18/04/23 15:24 (BRT)
Concluído
18/04/2023, 15:25 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_155840_1/outline/assessment/_7524856_1/overview/attempt/_26131563_1/review/inline-feedback… 2/9
Ocultar opções de resposta 
V, V, F, F.
V, V, F, V.
F, F, V, V.
Pergunta 2 0 / 0
Analise a tabela a seguir:
Fonte: REBELLO, Yopanan Conrado. A Concepção Estrutural e a Arquitetura. São Paulo: Ed. Zigurate, 2000. p. 166. 
(Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estruturas em placas, analise as asserções a seguir e a 
relação proposta entre elas.
I. Lajes nervuradas em caixão perdido atingem vãos extensos se comparadas as demais placas estruturais e ainda 
contam com propriedades acústicas desejáveis.
Porque:
II. O espaço intersticial entre as nervuras, denominado caixão perdido, opera como uma barreira contra o ruído entre os 
pavimentos acima e abaixo da laje, assim como o capeamento inferior de concreto nutre a laje de maior resistência a 
tração. 
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta corretaAs asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
 As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Pergunta 3 0 / 0
18/04/2023, 15:25 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_155840_1/outline/assessment/_7524856_1/overview/attempt/_26131563_1/review/inline-feedback… 3/9
Ocultar opções de resposta 
Leia o trecho a seguir:
“A laje maciça é uma placa de concreto armado cujo plano geralmente é horizontal, podendo algumas vezes apresentar 
pequenas inclinações, como quando utilizadas em coberturas. As lajes podem ser apoiadas em vigas localizadas no seu 
contorno ou podem apoiar-se diretamente sobre os pilares [...].”
Fonte: REBELLO, Y. C. Bases para Projeto Estrutural. São Paulo: Ed. Zigurate, 2007. p. 151.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas em placas, pode-se afirmar que lajes em 
uma direção usualmente possuem vigas apenas ao longo do menor vão porque: 
em lajes de uma direção, o vão menor equivale a mais da metade do vão maior. 
em lajes de uma direção, a deformação mediante sobrecarga ocorre na forma de uma cúpula invertida. 
em lajes de duas direções, a disposição de armaduras corrobora com rasgos em lajes para a execução de 
escadas. 
em lajes em duas direções, o vão menor da viga fica sobrecarregado com os empuxos resultantes de suas 
catenárias. 
Resposta correta
em lajes de uma direção, o menor vão suscita esforços de momento fletor menores, 
diminuindo a altura da seção da viga. 
Pergunta 4 0 / 0
Analise a tabela a seguir:
18/04/2023, 15:25 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_155840_1/outline/assessment/_7524856_1/overview/attempt/_26131563_1/review/inline-feedback… 4/9
Ocultar opções de resposta 
Fonte: REBELLO, Y. C. A Concepção Estrutural e a Arquitetura. São Paulo: Ed. Zigurate, 2000, p. 149. (adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas em cascas, analise as afirmativas a seguir 
e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Os paraboloides hiperbólicos constituem tipologias de cascas icônicas estruturadas em alvenaria. 
II. ( ) O pré-dimensionamento dos paraboloides hiperbólicos por ábacos é apenas uma estimativa inicial devido à 
complexidade de sua geometria. 
III. ( ) Os paraboloides hiperbólicos atingem seu espectro máximo de vão livre com uma flecha de 7,5 metros de altura. 
IV. ( ) Os paraboloides hiperbólicos atingem vãos livres de 60 metros, superando as cúpulas de concreto armado. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, F, F, V.
V, F, V, F.
F, F, V, V.
F, V, F, V.
Resposta corretaF, V, V, F.
Pergunta 5 0 / 0
18/04/2023, 15:25 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_155840_1/outline/assessment/_7524856_1/overview/attempt/_26131563_1/review/inline-feedback… 5/9
Ocultar opções de resposta 
Analise a tabela a seguir:
Fonte: REBELLO, Y. C. A Concepção Estrutural e a Arquitetura. São Paulo: Ed. Zigurate, 2000. p. 167. (adaptado).
Considerando essas informações da tabela e o conteúdo estudado sobre as estruturas em placas, analise as asserções 
a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Estruturas em placa constituídas por lajes maciças em concreto armado não alcançam os mesmos vãos de que seus 
equivalentes em lajes nervuradas em concreto armado.
Porque:
II. Lajes nervuradas em concreto armado possuem altura de seção maior, com peso próprio reduzido pelo espaço ocioso 
entre as nervuras. 
A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
18/04/2023, 15:25 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_155840_1/outline/assessment/_7524856_1/overview/attempt/_26131563_1/review/inline-feedback… 6/9
Ocultar opções de resposta 
Resposta corretaAs asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Pergunta 6 0 / 0
Leia o excerto a seguir:
“Nome das superfícies côncavas que revestem, protegem ou cobrem o extradorso das CÚPULAS ou abobadas de 
revolução. Por isso diz-se que o domo é a parte externa ou aparente das cúpulas. Note-se que pode existir cúpula sem 
domo, isto é, aquela abóboda pode estar no interior, de um edifício e portanto sem a necessidade de cobertura própria 
[...]”
Fonte: DOMO. In: CORONA, E.; LEMOS, C. A. C. Dicionário da Arquitetura Brasileira. São Paulo: Edart, 1972. p. 170.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas em cascas, analise as soluções estruturais 
a seguir e associe-as com suas respectivas aplicações.
1) Cúpulas de pedra.
2) Abóbodas múltiplas de concreto armado.
3) Abóbodas de berço de pedra. 
4) Cúpulas de concreto armado.
5) Paraboloides hiperbólicos de concreto armado.
() Pavilhão da Oca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. 
( ) Fachada do Palazzo della Civiltà Romana, na Itália.
( ) Panteão de Roma, na Itália. 
( ) Restaurante Los Manantiales, no México. 
( ) Claustro da Universidade de Glasgow, na Escócia. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
5, 1, 2, 4, 3.
Resposta correta4, 2, 1, 5, 3.
1, 4, 5, 2, 3.
2, 3, 4, 1, 5.
2, 4, 5, 3, 1.
18/04/2023, 15:25 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_155840_1/outline/assessment/_7524856_1/overview/attempt/_26131563_1/review/inline-feedback… 7/9
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 7 0 / 0
Leia o trecho a seguir:
“[…] Uma grade é um sistema estrutural ‘democrático’: se uma carga atua sobre uma de suas vigas, a viga deforma, 
mas ao fazê-lo flexiona para baixo todas as vigas da grade que estão ao seu redor, trabalhando assim a capacidade de 
várias vigas adjacentes.” 
Fonte: SALVADORI, M. Por que os edifícios ficam de pé. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., 2015. p. 199.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas em placas, analise as afirmativas a seguir.
I. Lajes nervuradas em grelha podem solidarizar a absorção de esforços através de sua trama de nervuras.
II. Lajes em cogumelo absorvem aos esforços de punção através do afinamento da espessura de sua seção. 
III. Lajes em cogumelo representam um bom exemplo da solidarização em grades estruturais pois constituem um grande 
conjunto de vigas grudadas umas nas outras. 
IV. Lajes nervuradas em grelha constituem a solução ideal para placas estruturais em concreto armado armadas em uma 
direção. 
Está correto apenas o que se afirma em:
I, II e IV.
II e III.
Resposta corretaI e III.
I e IV.
III e IV.
Pergunta 8 0 / 0
Leia o trecho a seguir:
“Por outro lado, se a cúpula tiver uma altura inferior a hemisférica, as perturbações poderão ser maiores. As forças 
devidas aos meridianos não serão verticais, o que determinará o aparecimento de componentes horizontais nos apoios. 
Estes componente poder ser absorvida pela colocação de um anel na borda da cúpula.”
Fonte: REBELLO, Y. C. P. A concepção estrutural e a arquitetura. São Paulo: Zigurate, 2000. p. 144.
18/04/2023, 15:25 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_155840_1/outline/assessment/_7524856_1/overview/attempt/_26131563_1/review/inline-feedback… 8/9
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estruturas em cascas, analise as afirmativas a seguir e 
assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Os meridianos solidarizam a absorção do empuxo oriundo dos meridianos nas cúpulas.
II. ( ) A absorção do empuxo nas cúpulas demanda soluções de fundação volumosa, necessitando atenção na 
infraestrutura urbana subterrânea nas redondezas. 
III. ( ) As estruturas de cascas na forma de cúpulas são essencialmente estruturadas em madeira laminada e alvenaria. 
IV. ( ) As estruturas de cúpulas sugerem a adoção de espessuras superiores a 20 centímetros para resistirem aos 
esforços horizontais de empuxo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta corretaV, V, F, F.
F, V, F, V.
F, V, V, F.
V, F, V, F.
V, F, F, V.
Pergunta 9 0 / 0
Leia o trecho a seguir:
“Agora, podemos voltar para a segunda categoria de Gauss, os cilindros. Imagina um cano estendido no chão. Se você 
cortar verticalmente sua metade superior – a metade, digamos assim, que tem a forma de um túnel, segundo qualquer 
direção, perceberá que todos esses cortes têm uma curvatura para baixo, com exceção de um: o corte ao longo do eixo 
do cano é uma linha reta.”
Fonte: SALVADORI, M. Por que os edifícios ficam de pé. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., 2015. p. 211.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estruturas em cascas, analise as afirmativas a seguir e 
assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Abóbodas de aresta muito alongadas tendem a se comportar como vigas no eixo longitudinal.
II. ( ) Abóbodas múltiplas em concreto armado possuem vãos livres inferiores as abóbodas equivalentes de alvenaria. 
III. ( ) As estruturas de abóbadas de arestas possuem arcos tanto no eixo longitudinal quanto no eixo transversal. 
IV. ( ) Arcos de catenária constituem a seção transversal ideal para cascas estruturadas como abóbodas. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta corretaV, F, F, V.
18/04/2023, 15:25 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_155840_1/outline/assessment/_7524856_1/overview/attempt/_26131563_1/review/inline-feedback… 9/9
Ocultar opções de resposta 
F, V, V, F.
F, V, F, V.
V, V, F, F.
F, F, V, V.
Pergunta 10 0 / 0
Leia o trecho a seguir:
“Com estas breves observações, podemos estabelecer, de forma cuidadosa e não limitada, algumas configurações da 
arquitetura de Vilanova Artigas [...]: 
[...] o protagonismo da estrutura na definição da arquitetura, sobretudo pelo [...] caráter de exoesqueleto.”
Fonte: PERRONE, R. Vilanova Artigas e o edifício da FAU USP: a formação dos espaços de formação. ARQUITEXTOS, 
abr. 2016. Disponível em: <https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/16.191/6004>. Acesso em: 4 nov. 
2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as estruturas em placas, pode-se afirmar que a 
cobertura da FAU USP foi executada em lajes nervuradas em grelha, porque:
as lajes nervuradas em concreto armado demandam a execução de nervuras a partir de determinados pés 
direitos elevados, como é o caso da FAU USP. 
o vão livre do pátio central levou o sistema estrutural ao limite, demandando um contraventamento 
acentuado na laje de cobertura.
a deformação das lajes em uma direção da cobertura da FAU USP sugere deformações abauladas. 
Resposta correta
os módulos estruturais dos panos de laje da cobertura da FAU USP são distribuídos em 
duas direções. 
a espessura da laje nervurada da FAU USP seria consideravelmente maior se fosse executada em caixão 
perdido.
https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/16.191/6004

Mais conteúdos dessa disciplina