Buscar

Estudos Disciplinares V


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pergunta: O efeito estufa é um processo que faz com que a temperatura da Terra seja maior do que a que existiria na ausência de atmosfera e é, dentro de uma determinada faixa, de vital importância, pois, sem ele, a vida não poderia existir. O que se pode tornar catastrófico é um agravamento do efeito estufa que desestabilize o equilíbrio energético no planeta e origine um maior aquecimento global. Com relação ao referido tema, marque a alternativa falsa.
Resposta: a. Os únicos componentes atmosféricos responsáveis pelo efeito estufa são o gás carbônico, o metano e o dióxido de nitrogênio.
Pergunta: O país que mais emite gases de efeito estufa atualmente é _____. Há uma grande probabilidade de, daqui há 50 anos, o país ___ ser o maior emissor de gases de efeito estufa, caso as emissões não diminuam até lá.
Resposta: b. Estados Unidos, China.
Pergunta: Especialistas apontam para um crescimento em casos de câncer de pele no mundo inteiro. A esse fato é atribuído, em parte, a forte radiação solar que chega a Terra nos últimos 50 anos. Sobre a camada de ozônio e o aumento da intensidade da radiação solar, é possível afirmar que:
Escolha uma opção:
Resposta: d. Buracos na camada de ozônio não filtram a radiação solar que chega à Terra.
Pergunta: A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países. O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existente no planeta, grande extensão de terras cultiváveis, diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais. O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica.
Escolha uma opção:
Resposta: a. Redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os 
Pergunta: Os apagões e os racionamentos, como os da Califórnia e do Brasil, estão acontecendo sobretudo em decorrência da falta de investimento em geração de formas alternativas de energia. A civilização contemporânea tornou-se dependente dos combustíveis fósseis para produção de energia. Em 1997, o Protocolo de Kioto estabeleceu um esquema que visa a reduzir, em escala global, a emissão de gases causadores de efeito estufa, dentre os quais o principal é o dióxido de carbono (CO2). O Protocolo de Kioto pode servir para resolver o problema energético mundial, desde que todos os países industrializados ou não obedeçam às suas premissas.
Escolha uma opção:
Resposta: b. I, II, III e IV.
Pergunta: Dióxido de carbono, óxido nitroso e metano são gases que aumentam o efeito estufa no planeta. As principais atividades humanas emissoras desses gases são:
I. CO2 e CH4: queima de combustíveis fósseis e desmatamentos.
II. CO2 e N2O: desmatamento e queima de campos e florestas.
III. N2O: utilização de fertilizantes inorgânicos.
Estão corretas as afirmativas:
Escolha uma opção:
Resposta: b. II e III.
Pergunta: Recentes relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) voltaram a defender que a ação antrópica tem contribuído significativamente para o aumento dos níveis de carbono na atmosfera terrestre. A consequência mais conhecida desse aumento é o aquecimento global, originado pela intensificação do efeito estufa. Todavia, há um chamado irmão gêmeo do mal do aquecimento global, que é pouco conhecido. Trata-se do processo de acidificação dos oceanos, que já ocorreu antes na história da Terra, no limite Permo-Triássico, há, aproximadamente, 250 milhões de anos. Correlacionando a importância dos oceanos na manutenção da vida na Terra com as possíveis causas do colapso ambiental observado pelo processo de acidificação dos oceanos ocorrido no limite Permo-Triássico e com as consequências para a biodiversidade atual, analise as afirmações.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
Resposta: b. I, II e IV.
Pergunta: Nos últimos anos cresceu o interesse em avaliar o equilíbrio do fluxo de carbono devido ao fato das emissões de CO2 na atmosfera estarem aumentando, devido à combustão de combustíveis fósseis, desmatamento e mudanças do uso da terra. A preocupação com a redução das emissões de CO2 resultou na realização da Conferência de Kioto, em dezembro de 1997, para definir metas de redução de dióxido de carbono na atmosfera. Nessa ocasião já existia a preocupação com o efeito estufa e a elevação da temperatura global, os quais produzem mudanças de clima, tais como furacões, enchentes, secas e a elevação nos níveis dos oceanos.
Considerando o que foi exposto no texto e outros conhecimentos que você possui sobre o assunto, pode-se afirmar corretamente que:
Escolha uma opção:
Resposta: c. Os desmatamentos têm contribuído para o efeito estufa, uma vez que representam perda de superfície assimiladora de CO2.
Pergunta: O teor de gás carbônico (CO2) atmosférico vem aumentando: em 1850 era 275 ppm, em 1958 era de 315 ppm e, em 1982, era de 340 ppm. Estima-se que, em 2050, sejam atingidos teores entre 550 e 650 ppm. Qual alternativa aponta, respectivamente, a principal causa de aumento de CO2 atmosférico e uma possível consequência desse fenômeno?
Escolha uma opção:
Resposta: d. Queimadas na Amazônia, lixiviação e empobrecimento dos solos.
Pergunta: Os riscos derivados das mudanças climáticas, naturais ou de origem antropogênica, têm levantado grande preocupação nos círculos científicos e do governo, sendo o setor de recursos hídricos um dos mais impactados, em qualidade e quantidade. A respeito da influência das mudanças climáticas nos recursos hídricos, marque a única alternativa incorreta:
Escolha uma opção:
Resposta: a. A disponibilidade de água no Brasil independe do clima e de suas variações.

Continue navegando