Buscar

ELLIDA NUNES AV2

Prévia do material em texto

Situação Problema:
Lançamento é ato privativo da Fazenda Pública, e, segundo o art. 142 do CTN, é o procedimento administrativo vinculado que verifica a ocorrência do fato gerador, identifica o surgimento passivo da obrigação tributária, determina a matéria tributável, aponta o montante do crédito e aplica, se for o caso, a penalidade cabível. Desse modo, em quais modalidades de lançamento ocorre primeiramente a participação do sujeito passivo, explique como ela se dá.
R- Quando nos referimos a sujeito passivo, tratamos da pessoa obrigada ao cumprimento da obrigação principal e acessória, tais obrigações têm como objeto o dever de dar, ou seja, realizar o pagamento de determinado tributo ou penalidade pecuniária, fazer ou deixar de fazer.
Aqui vemos as três modalidades de lançamento tributário: o lançamento de ofício, ou direto; o lançamento por declaração ou misto; e o lançamento por homologação.
Esclarecendo assim, o lançamento de oficio está estabelecido pelo artigo 149 do CTN e prevê a não participação do contribuinte, como por exemplo o pagamento de IPTU, a autoridade responsável envia o carnê ao contribuinte, para realização do pagamento.
Falando de lançamento por homologação previsto no artigo 150 do CTN,  esta modalidade ocorre a partir da iniciativa espontânea e voluntária do contribuinte de realizar o cálculo e pagar do valor devido do tributo, sem a participação ativa do Fisco, posteriormente a autoridade fiscal irá homologar o cálculo e analisar se o valor pago corresponde ao valor devido pelo tributo. Como por exemplo o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) o contribuinte declara as operações realizadas para a circulação de mercadorias, realiza o cálculo e seu respectivo pagamento.
O Lançamento por declaração ou misto se dá numa ação conjugada entre o Fisco e o contribuinte. O contribuinte ou terceiro fornece as informações necessárias ao Fisco, por meio de um formulário, para que ele apure o valor do tributo devido, previsto no artigo 147 do CTN.
Concluo que, nos dois últimos casos mencionados, lançamentos por declaração e homologação o sujeito passivo se dá antes da Fazenda Pública, visto que o mesmo precisa informar, calcular e pagar os tributos devidos, podendo ou não ser ratificado posteriormente pela Fazenda Pública. 
Referências Bibliográficas
Munhoz, Allan.Lançamento Tributário e suas modalidades, 2018.
Disponível: https://allanmunhozgomes.jusbrasil.com.br/artigos/536248506/o-lancamento-tributario-e-suas-modalidades acesso em: 11/04/2023
Tudo que você precisa saber sobre lançamento Tributário. Redação cobre fácil, 04 de Fevereiro de 2021 - Atualizado em 18 de Maio de 2021: Disponível em: https://www.cobrefacil.com.br/blog/lancamento-tributario#:~:text=Lan%C3%A7amento%20tribut%C3%A1rio%20por%20of%C3%ADcio,cobran%C3%A7a%20para%20o%20contribuinte%20pagar. Acessado em :12/04/2023
Fachini, Thiago. Direito Tributário: O que é, importância, princípios e aplicações 04/06/2020. PROJURIS. Disponível: https://www.projuris.com.br/blog/direito-tributario/ acesso: 13/04/2023

Continue navegando