Buscar

SEMANA 1 - EDUCAÇÃO ESPECIAL E LIBRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Iniciar: Semana 1 - Quiz da Videoaula - Fundamentos da Educação Especial na Perspectiva da Educação 
Pergunta 1 
1. As pessoas com deficiência foram excluídas do convívio social durante muito tempo, até que, em 1948, seus direitos começaram a ser reconhecidos, após a publicação do documento nomeado por:
	
	a.
	Declaração das Nações Unidas.
	
	b.
	Tratado de Paris. 
	
	c.
	Declaração Universal dos Direitos Humanos.X
	
	d.
	Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem.
	
	e.
	Lei Marcial Mundial.
Pergunta 2 
1. Assinale a alternativa que apresenta o documento considerado como o mais representativo entre os marcos históricos da atual perspectiva educacional inclusiva:
	
	a.
	Declaração de Salamanca.X
	
	b.
	Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.
	
	c.
	Conferência Mundial sobre as Mulheres.
	
	d.
	Convenção das Nações Unidas.
	
	e.
	Pacto de San José da Costa Rica.
Iniciar: Semana 1 - Quiz Objeto Educacional 
Pergunta 1 
1. Na trajetória política educacional brasileira, identifique o documento que definiu a Educação Especial enquanto modalidade de educação escolar: 
	
	a.
	Constituição Federal de 1988.
	
	b.
	Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990. 
	
	c.
	Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência de 1989.
	
	d.
	Política Nacional de Educação Especial de 1994.
	
	e.
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996.X
Iniciar: Semana 1 - Atividade Avaliativa
Pergunta 1 
1. Em 1988, foi promulgada a Constituição Federativa do Brasil. Nela, constam elementos que buscam proporcionar mais autonomia aos municípios, para que eles possam garantir melhores condições para os cidadãos que ali residem. 
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016.
Considerando aquilo que cabe ao município, assinale a alternativa correta. 
	
	a.
	Mapear as necessidades dos cidadãos surdos. Ele deve apenas planejar os recursos e os serviços que se mostram necessários para atender ao conjunto das necessidades desses indivíduos em todas as áreas da saúde pública
	
	b.
	Cabe ao município levantar as questões irrelevantes para o bem-estar dos cidadãos. Assim, ele deve aplicar, mas sem conceber, os recursos e os serviços que garantam o aglomerado das necessidades para todas as áreas da atenção pública
	
	c.
	Cabe ao município levantar as questões irrelevantes para o bem-estar dos cidadãos. Assim, ele deve planejar, mas sem conceber, por meio de recursos e serviços, o aglomerado das necessidades para todas as áreas da atenção pública.
	
	d.
	Cabe ao município levantar as questões relevantes para o bem-estar de parte dos cidadãos. Assim, ele deve planejar e conceber, de forma parcial, por meio de recursos e serviços, o aglomerado das necessidades para todas as áreas da atenção pública
	
	e.
	Cabe ao município levantar as questões relevantes para o bem-estar dos cidadãos. Assim, ele deve planejar e conceber, por meio de recursos e serviços, o aglomerado das necessidades para todas as áreas da atenção públicaX
Pergunta 2 
1. O Brasil, país-membro da Organização das Nações Unidas (ONU), mesmo sendo aquele que escreve a documentação aprovada pela entidade, anexa vagarosamente essa documentação nas políticas públicas nacionais. 
Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta corretamente as principais características históricas do século XX. 
	
	a.
	Em 1969, a quantidade de crianças com deficiência era superior a 200. Isso configurava a irresponsabilidade do Estado pela educação das crianças com deficiência.
	
	b.
	Em 1959, o número de instituições voltadas às pessoas com deficiência era 190. 77% dessas instituições eram públicas, o que caracterizava a responsabilidade do Estado pela educação.X
	
	c.
	Em 1957, foi elaborada uma campanha voltada aos deficientes mudos: a Campanha Para a Educação do Mudo Brasileiro. 
	
	d.
	Foi durante a segunda metade do século XX que surgiram inúmeras campanhas que objetivavam comover a população sobre as pessoas com deficiência.
	
	e.
	Em 1959, aproximadamente 50 estabelecimentos de ensino prestavam atendimento às pessoas com deficiência mental no país. Isso caracterizava a irresponsabilidade do Estado pela educação das crianças “normais”.
1. A Política Nacional de Educação Especial, a qual foi publicada em 1994, preconiza o processo da chamada “integração instrucional”, que condiciona o acesso às classes comuns do ensino regular àqueles que “possuem condições de acompanhar e desenvolver as atividades curriculares programadas do ensino comum, no mesmo ritmo que os alunos ditos normais” (POLÍTICA…, 2008, p. 7). 
POLÍTICA Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: [s. n.],  2008.
Considerando as políticas educacionais inclusivas do Brasil, analise as afirmativas apresentadas a seguir.
I. Não foi observada uma reformulação das práticas educacionais que valorizasse os diferentes potenciais de aprendizagem no ensino comum. A responsabilidade pela educação dos alunos com necessidades específicas permaneceu na seara das escolas especiais.
II. No Art. 59 da Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional, é defendido que a comunidade escolar deve garantir aos estudantes o currículo, os métodos, a organização e os recursos específicos para atender às necessidades deles. 
III. A terminalidade específica para os estudantes que não atingiram o nível exigido para a conclusão do Ensino Fundamental em virtude das deficiências e da aceleração dos estudos aos superdotados para a conclusão do programa escolar.
IV. Os direitos apresentados nas políticas públicas inclusivas são frutos dos processos democráticos que indicam o reconhecimento da cidadania dessas pessoas.
É correto o que se afirma em:
	
	a.
	I, III e IV, apenas.
	
	b.
	II, III e IV, apenas.
	
	c.
	I, II e IV, apenas.
	
	d.
	I e III, apenas.
	
	e.
	I, II, III e IV.X
5 pontos   
Pergunta 2 
1. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDBEN), que, atualmente, vigora por intermédio da Lei nº 9394/96, teve a primeira versão publicada em 1961 e foi alterada em 1971. Nela, era disposto que os estudantes que expusessem características diferentes, tanto físicas quanto mentais, seriam pertencentes a uma categoria da educação inclusiva.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, [s. l.], p. 6377, 12 ago. 1971.
Assinale a alternativa que aponta corretamente o cenário do atendimento especial exposto na LDBEN da segunda metade do século XX.
	
	a.
	Não foi observada a organização do sistema de ensino industrial para atender às demandas especiais da população exclusivamente muda. Assim, foi reforçado o encaminhamento dos alunos para as classes e as escolas especiais.
	
	b.
	O sistema de ensino se adequou ainda mais à inclusão e ao atendimento das pessoas com necessidades especiais. Para tanto, foi alterado o currículo e criadas escolas exclusivamente voltadas para esse público.  
	
	c.
	Nota-se que a organização das demandas da educação especial, que buscava o encaminhamento dos estudantes ao atendimento especial, não foi realizada.X
	
	d.
	Não foi observada a organização do sistema de ensino industrial para atender às demandas especiais da população exclusivamente surda. Assim, foi reforçado o encaminhamento dos alunos para as classes e as escolas especiais.
	
	e.
	Nota-se a organização do sistema de ensino para atender às demandas educacionais da população deficiente, reforçando o encaminhamento dos alunos para as classes e as escolas especiais.