Buscar

Bisfosfonatos no tratamento de periodontites

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bisfosfonatos 
Atividade Farmacologia NP3
Marina Giovana dos Santos Rodrigues
21.1.000724
Parque Ecológico – Manhã.
a) Quais bisfosfonatos (BPs) foram avaliados nesta revisão? Qual o mecanismo de ação destes fármacos?
 Estudos usaram o alendronato como adjuvante de raspagem e alisamento radicular. Sendo assim, uns para aplicação tópica e outros estudos usaram alendronato oral (sistêmico)
Os bisfosfonatos inibem a atividade óssea osteoclástica durante a alta renovação óssea, resultando na inibição da reabsorção óssea. Ademais, os bisfosfonatos não apenas inibem o osso mediado por osteoclastos, mas também induzem as células osteoblásticas a promover a formação óssea precoce e, também, eles antagonizam a ação de várias metaloproteinases de matriz (MMPs) envolvidas na quebra de componentes estruturais do tecido conjuntivo periodontal.
b) O que justificaria a utilização dos BPs no tratamento das periodontites?
Estudos se baseiam na hipótese de que a entrega de bisfosfonatos como um adjuvante a raspagem e alisamento radicular melhora os parâmetros clínicos periodontais e aumenta a formação óssea em condições de doença periodontal.
A eficácia de bisfosfonatos adjuvantes melhora os parâmetros periodontais devido ao seu papel na modulação do osso alveolar. Seu uso na doença periodontal inibe reabsorção óssea através da redução do recrutamento de osteoclastos e aumento do osteoblasto
Os bisfosfonatos adjuvantes aparenta ser eficaz na melhora dos parâmetros inflamatórios periodontais, mas vários fatores como dosagem do fármaco, frequência de aplicação e via de administração devem ser levados em consideração.
 c) Qual foi o resultado clínico visto nos trabalhos que utilizaram BPs de forma tópica?
Bisfosfonatos locais mostraram melhora significativa nos resultados clínicos periodontais em comparação com os sistêmicos.
 d) Qual seriam as vantagens e desvantagens de utilizar esta droga de forma tópica?
Vantagem: capacidade do sistema local de entrega de drogas permitir altas concentrações de drogas e possuir liberação controlada a longo prazo dos agentes em locais de destino / Benefício dos efeitos anti reabsortivos dos bisfosfonatos 
Desvantagens: efeitos dos bisfosfonatos sem alisamento e raspagem radicular na periodontite não mostram mudança na profundidade de sondagem
 e) Quais trabalhos utilizaram a BPs de forma sistêmica? Qual foi o resultado encontrado em cada um deles? 
Em grupo de pessoas com idade variável de 46 e 48 anos. Onde mostrava que o grupo 1 utilizou Alendronato (10 mg/dia) ou Risedronato (5 mg/dia) + citrato de cálcio 1000mgdia + Vitamina D3 + Raspagem e alisamento radicular. Enquanto o grupo 2 usou placebo + citrato de cálcio 1000 mg / dia + Vitamina D3 + raspagem e alisamento radicular. Sendo assim, os dois grupos tiveram melhoras semelhantes em relação aos parâmetros clínicos. 
Em grupos de pessoas com idade variável de 57 e 58 anos, sendo obesos/ mais peso e menopausa. Onde havia o grupo 1: 57,8 que recebeu Alendronato (10mg/dia) + Raspagem e alisamento e radicular. E o grupo 2: 58,0 recebeu Placebo + raspagem e alisamento radicular) -> O resultado foi: O grupo 1 mostrou melhorias significativamente maiores nos parâmetros clínicos comparado ao grupo 2.
Outro trabalho que usou BPs de forma sistema foi o grupo de pessoas com diabetes melito / menopausa. Onde a idade variava 50-60, sendo o grupo 1: 56,0 recebeu Alendronato (10mg/dia) + Raspagem e alisamento e radicular. E o grupo 2: 55,0 recebeu uma preparação trivitamina ((tiamina 100mg + piridoxina 50mg + cianocobalamina 250g) + Raspagem e alisamento e radicular). Sendo assim, o resultado foi o grupo 1 mostrou melhorias significativamente maiores nos parâmetros clínicos em relação ao 2. 
f) Qual seria o maior risco da utilização dos BPs para tratamento das periodontites?
Os pacientes que recebem bisfosfonatos podem desenvolver osteonecrose dos maxilares como um dos efeitos colaterais de longo prazo do bisfosfonato

Continue navegando