Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Atualmente, os teóricos e a maioria dos profissionais da educação já encaram a avaliação da aprendizagem como um processo pedagógico que deve refletir sobre o desempenho do educando nas diferentes áreas do conhecimento, e, portanto, relacionado aos objetivos da ação educativa, aos conteúdos, metodologia e outros.
Assim sendo, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, em relação ao que se compreende hoje como avaliação da aprendizagem.
( ) Uma concepção correta de avaliação deve integrar, em diferentes momentos, os aspectos quantitativos e qualitativos.
( ) Utilização da avaliação como premiação aos “bons” alunos e penalidades aqueles considerados desinteressados e indisciplinados.
( ) O professor superestima a capacidade de aprendizagem dos educandos, por isso precisa aplicar avaliações e registros formais, devido à obrigatoriedade da burocracia mesmo.
( ) As avaliações não contribuem em nada, apenas prejudicam o desenvolvimento e a criatividade dos educandos.
( ) A avaliação deve orientar, se necessário, o redimensionamento do planejamento e a ação docente. A avaliação é muito mais do que apenas atribuir notas e conceitos aos educandos. Ela deve ser sinônimo de uma ação ética, democrática, comprometida com a construção do conhecimento e do desenvolvimento das capacidades e habilidades dos educandos.
1. V, V, F, V, F
2. V, F, F, F, V
3. V, F, V, V, F
4. V, V, F, V, V
5. V, V, V, V, F

A avaliação em Língua Portuguesa deve se valer muito da interação entre professor e educando, mas, fundamentalmente, deve utilizar técnicas e instrumentos avaliativos variados, que contemplem os objetivos propostos e as atividades diversificadas.
Pensando nisso, assinale a alternativa correta:
1. Para a avaliação da oralidade, o professor deve organizar atividades que propiciem a observação dos educandos em situações formais (debates, discussões, apresentações de trabalhos) e informais (conversas entre amigos, atividades recreativas, passeios, entre outros). Especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é importante avaliar a leitura oral, observando o nível de fluência que o educando apresenta.
2. Na produção de textos, a avaliação não precisa necessariamente considerar aspectos estruturais e temáticos. Assim, as produções e suas reescritas não se tornam instrumentos efetivos de avaliação no aprendizado dos diferentes gêneros textuais.
3. Demonstrar compreensão do sentido global de textos lidos em voz alta não é necessariamente um critério de avaliação abordado pelos parâmetros curriculares.
4. No segundo ciclo, os estudantes não necessitam revisar os próprios textos com o objetivo de aprimorá-los.
5. A avaliação das atividades de interpretação de texto possibilitam verificar se o educando decodifica um texto.

Segundo Santos, Stival e Withers (2015, p. 75): “A escola, enquanto instituição responsável pela educação escolarizada, desempenha importante papel no desenvolvimento de crianças e adolescentes, especialmente aqueles que frequentam a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Além da sistematização dos saberes, também é espaço de construção de novas amizades e de novas relações sociais, referências que também interferem no desenvolvimento humano”.
Considerando o texto, analise as afirmativas e posteriormente marque a resposta correta:
I. É papel da escola desenvolver um trabalho pedagógico que favoreça o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas dos estudantes, ou seja conhecimento por meio da percepção.
II. Crescimento e desenvolvimento são sinônimos. Nesse sentido, a escola deve trabalhar sobretudo com o desenvolvimento, visto que este está relacionado à aquisição de conhecimentos.
III. A aquisição de novas habilidades está relacionada tanto à faixa etária da criança quanto às interações vividas com outras pessoas que integram o grupo social em que a criança esteja inserida.
1. Apenas a afirmativa III está correta
2. Apenas as afirmativas II e III estão corretas
3. As afirmativas I, II e III estão corretas
4. Apenas as afirmativas I e III estão corretas
5. Apenas a afirmativa I está correta

Na leitura do Livro “Avaliação Educacional”, de Josiane Gonçalves et al., capítulo “Aspectos legais da avaliação no Brasil”, compreende-se que a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, LDB n. 9.394/96, não poderia deixar de se pronunciar sobre a avaliação, visto que é um direito do estudante ter avaliada a sua aprendizagem.
Analise as afirmativas e posteriormente assinale a resposta correta:
I. Educação Infantil, Ensino Fundamental.
II. Ensino Médio.
III. Ensino Superior.
1. Apenas a afirmativa III está correta
2. As afirmativas I, II e III estão corretas
3. Apenas as afirmativas I e II estão corretas
4. Apenas as afirmativas II e III estão corretas
5. Apenas a afirmativa I está correta

Vários pesquisadores passaram a se dedicar ao estudo de diferentes testes e às suas aplicações, ampliando a ideia de avaliação como instrumento de registro do comportamento das crianças, de definição de padrões de rendimento aceitáveis, segundo os quais os níveis de desempenho das crianças seriam considerados satisfatórios.
A partir dos anos de 1970, Michael Scriven e Benjamin Bloom trazem a ideia de que a avaliação desempenha vários papéis, ainda que com um único objetivo, que é:
1. elucidar o rendimento do IDEB na escola avaliada.
2. demonstrar os alunos de ‘sucessos’ e os alunos ‘fracassos’ da escola.
3. ter dados precisos de como está a educação em diferentes escolas do município.
4. apontar o valor ou o mérito do “objeto” avaliado.
5. apontar quais são os alunos que não precisam tanto da ajuda do professor.

De acordo com Hoffmann (2008, p. 17), A avaliação é a reflexão transformada em ação. Ação, essa que nos impulsiona a novas reflexões. Reflexão permanente do educador sobre sua realidade, e acompanhamento de todos os passos do educando na sua trajetória de construção do conhecimento.
Segundo Hoffmann, a avaliação é:
I. Um processo excludente, através do qual educandos e educadores não aprendem sobre si mesmos e sobre a realidade escolar.
II. Um processo interativo, através do qual educandos e educadores aprendem sobre si mesmos e sobre a realidade escolar no ato próprio da avaliação.
III. Um processo inclusivo, através do qual educandos e educadores desconhecem sobre si mesmos e sobre a realidade escolar no ato próprio da avaliação.
1. Nenhuma alternativa está correta
2. Apenas as alternativas I e II estão corretas
3. Apenas a alternativa II está correta
4. Apenas a alternativa I está correta
5. Apenas a alternativa III está correta

O desenvolvimento pleno do sujeito depende do aprendizado que realiza no contexto social em que está inserido culturalmente, a partir da interação com outros sujeitos da sua espécie.
Pensando nisso, deve-se avaliar o estudante...
1. É necessário que o processo avaliativo esteja centrado na criança, dando encaminhamento à formação humana e plena de cada sujeito. Deve-se perceber que na Educação Infantil a avaliação se pauta basicamente pela observação e registro, em uma perspectiva de acompanhamento do processo de desenvolvimento infantil.
2. O processo avaliativo não precisa estar centrado na criança, mas sim nas metodologias adotadas pelo professor ao avaliar.
3. O desenvolvimento pleno do sujeito depende do aprendizado que ele adquire unicamente na escola.
4. A avaliação não é um aspecto importante na aprendizagem da criança. O que ela aprende não precisa ser avaliado, mas sim compreendido.
5. O meio social onde o estudante está inserido não é algo relevante no processo de aprendizagem, tão pouco nos meios avaliativos adotados pelo professor.

No acompanhamento da aprendizagem do educando, o professor deve conhecer os diferentes processos que envolvem a construção do conhecimento.
Considerando estes apontamentos, o professor deve se utilizar dessas informações para diagnosticar:
1. comportamento e as dificuldades de escrita dos alunos.
2. os avanços e as dificuldades de seus educandos.
3. o potencial e fracassos dos educandos.
4. os alunos mais inteligentes dos menos inteligentes.
5. rastrear os erros dos alunos e professores.

As tendências progressistas originaram-se na França, em 1968, e chegaram ao Brasil com a denominada Revolução Cultural, movimento que transformou a arte, a cultura e os costumes, que mesmo após meio século continuam atuais.
Sobre a pedagogia progressista, analise as afirmativas a seguir:
I. Na pedagogia progressista, enquanto concepção, a avaliação tem como propósito a inclusão e a qualidade da aprendizagem. Resulta, pois, em tendências que realizam uma análise crítica das realidades sociais, caracterizando as finalidades sociopolíticas da educação.
II. A pedagogia progressista busca formar sujeitos conscientes e ativos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para tanto, o ensino é focado na figura do professor, e o objeto é promover a construção do conhecimento acumulado historicamente para compreender sobre a realidade que se vive.
III. A pedagogia progressista se subdivide em: tendência liberal renova–progressista libertador, libertária e critico-social dos conteúdos.
1. Apenas as afirmativas I e II estão corretas
2. Apenas as afirmativas II e III estão corretas
3. Apenas a afirmativa III está correta
4. Apenas a afirmativa I está correta
5. As afirmativas I, II e III estão corretas

Uma das atitudes essenciais no trabalho do professor enquanto avaliador é a observação, por meio dela ele terá ao seu dispor elementos riquíssimos para proceder à avaliação da criança da Educação Infantil.
Com base neste contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente o papel do professor na Educação Infantil:
1. professor educacional infantil.
2. cuidador de crianças.
3. educador infanto-juvenil.
4. mediador da aprendizagem.
5. pré-alfabetizador infantil.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Atualmente, os teóricos e a maioria dos profissionais da educação já encaram a avaliação da aprendizagem como um processo pedagógico que deve refletir sobre o desempenho do educando nas diferentes áreas do conhecimento, e, portanto, relacionado aos objetivos da ação educativa, aos conteúdos, metodologia e outros.
Assim sendo, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, em relação ao que se compreende hoje como avaliação da aprendizagem.
( ) Uma concepção correta de avaliação deve integrar, em diferentes momentos, os aspectos quantitativos e qualitativos.
( ) Utilização da avaliação como premiação aos “bons” alunos e penalidades aqueles considerados desinteressados e indisciplinados.
( ) O professor superestima a capacidade de aprendizagem dos educandos, por isso precisa aplicar avaliações e registros formais, devido à obrigatoriedade da burocracia mesmo.
( ) As avaliações não contribuem em nada, apenas prejudicam o desenvolvimento e a criatividade dos educandos.
( ) A avaliação deve orientar, se necessário, o redimensionamento do planejamento e a ação docente. A avaliação é muito mais do que apenas atribuir notas e conceitos aos educandos. Ela deve ser sinônimo de uma ação ética, democrática, comprometida com a construção do conhecimento e do desenvolvimento das capacidades e habilidades dos educandos.
1. V, V, F, V, F
2. V, F, F, F, V
3. V, F, V, V, F
4. V, V, F, V, V
5. V, V, V, V, F

A avaliação em Língua Portuguesa deve se valer muito da interação entre professor e educando, mas, fundamentalmente, deve utilizar técnicas e instrumentos avaliativos variados, que contemplem os objetivos propostos e as atividades diversificadas.
Pensando nisso, assinale a alternativa correta:
1. Para a avaliação da oralidade, o professor deve organizar atividades que propiciem a observação dos educandos em situações formais (debates, discussões, apresentações de trabalhos) e informais (conversas entre amigos, atividades recreativas, passeios, entre outros). Especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é importante avaliar a leitura oral, observando o nível de fluência que o educando apresenta.
2. Na produção de textos, a avaliação não precisa necessariamente considerar aspectos estruturais e temáticos. Assim, as produções e suas reescritas não se tornam instrumentos efetivos de avaliação no aprendizado dos diferentes gêneros textuais.
3. Demonstrar compreensão do sentido global de textos lidos em voz alta não é necessariamente um critério de avaliação abordado pelos parâmetros curriculares.
4. No segundo ciclo, os estudantes não necessitam revisar os próprios textos com o objetivo de aprimorá-los.
5. A avaliação das atividades de interpretação de texto possibilitam verificar se o educando decodifica um texto.

Segundo Santos, Stival e Withers (2015, p. 75): “A escola, enquanto instituição responsável pela educação escolarizada, desempenha importante papel no desenvolvimento de crianças e adolescentes, especialmente aqueles que frequentam a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Além da sistematização dos saberes, também é espaço de construção de novas amizades e de novas relações sociais, referências que também interferem no desenvolvimento humano”.
Considerando o texto, analise as afirmativas e posteriormente marque a resposta correta:
I. É papel da escola desenvolver um trabalho pedagógico que favoreça o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas dos estudantes, ou seja conhecimento por meio da percepção.
II. Crescimento e desenvolvimento são sinônimos. Nesse sentido, a escola deve trabalhar sobretudo com o desenvolvimento, visto que este está relacionado à aquisição de conhecimentos.
III. A aquisição de novas habilidades está relacionada tanto à faixa etária da criança quanto às interações vividas com outras pessoas que integram o grupo social em que a criança esteja inserida.
1. Apenas a afirmativa III está correta
2. Apenas as afirmativas II e III estão corretas
3. As afirmativas I, II e III estão corretas
4. Apenas as afirmativas I e III estão corretas
5. Apenas a afirmativa I está correta

Na leitura do Livro “Avaliação Educacional”, de Josiane Gonçalves et al., capítulo “Aspectos legais da avaliação no Brasil”, compreende-se que a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, LDB n. 9.394/96, não poderia deixar de se pronunciar sobre a avaliação, visto que é um direito do estudante ter avaliada a sua aprendizagem.
Analise as afirmativas e posteriormente assinale a resposta correta:
I. Educação Infantil, Ensino Fundamental.
II. Ensino Médio.
III. Ensino Superior.
1. Apenas a afirmativa III está correta
2. As afirmativas I, II e III estão corretas
3. Apenas as afirmativas I e II estão corretas
4. Apenas as afirmativas II e III estão corretas
5. Apenas a afirmativa I está correta

Vários pesquisadores passaram a se dedicar ao estudo de diferentes testes e às suas aplicações, ampliando a ideia de avaliação como instrumento de registro do comportamento das crianças, de definição de padrões de rendimento aceitáveis, segundo os quais os níveis de desempenho das crianças seriam considerados satisfatórios.
A partir dos anos de 1970, Michael Scriven e Benjamin Bloom trazem a ideia de que a avaliação desempenha vários papéis, ainda que com um único objetivo, que é:
1. elucidar o rendimento do IDEB na escola avaliada.
2. demonstrar os alunos de ‘sucessos’ e os alunos ‘fracassos’ da escola.
3. ter dados precisos de como está a educação em diferentes escolas do município.
4. apontar o valor ou o mérito do “objeto” avaliado.
5. apontar quais são os alunos que não precisam tanto da ajuda do professor.

De acordo com Hoffmann (2008, p. 17), A avaliação é a reflexão transformada em ação. Ação, essa que nos impulsiona a novas reflexões. Reflexão permanente do educador sobre sua realidade, e acompanhamento de todos os passos do educando na sua trajetória de construção do conhecimento.
Segundo Hoffmann, a avaliação é:
I. Um processo excludente, através do qual educandos e educadores não aprendem sobre si mesmos e sobre a realidade escolar.
II. Um processo interativo, através do qual educandos e educadores aprendem sobre si mesmos e sobre a realidade escolar no ato próprio da avaliação.
III. Um processo inclusivo, através do qual educandos e educadores desconhecem sobre si mesmos e sobre a realidade escolar no ato próprio da avaliação.
1. Nenhuma alternativa está correta
2. Apenas as alternativas I e II estão corretas
3. Apenas a alternativa II está correta
4. Apenas a alternativa I está correta
5. Apenas a alternativa III está correta

O desenvolvimento pleno do sujeito depende do aprendizado que realiza no contexto social em que está inserido culturalmente, a partir da interação com outros sujeitos da sua espécie.
Pensando nisso, deve-se avaliar o estudante...
1. É necessário que o processo avaliativo esteja centrado na criança, dando encaminhamento à formação humana e plena de cada sujeito. Deve-se perceber que na Educação Infantil a avaliação se pauta basicamente pela observação e registro, em uma perspectiva de acompanhamento do processo de desenvolvimento infantil.
2. O processo avaliativo não precisa estar centrado na criança, mas sim nas metodologias adotadas pelo professor ao avaliar.
3. O desenvolvimento pleno do sujeito depende do aprendizado que ele adquire unicamente na escola.
4. A avaliação não é um aspecto importante na aprendizagem da criança. O que ela aprende não precisa ser avaliado, mas sim compreendido.
5. O meio social onde o estudante está inserido não é algo relevante no processo de aprendizagem, tão pouco nos meios avaliativos adotados pelo professor.

No acompanhamento da aprendizagem do educando, o professor deve conhecer os diferentes processos que envolvem a construção do conhecimento.
Considerando estes apontamentos, o professor deve se utilizar dessas informações para diagnosticar:
1. comportamento e as dificuldades de escrita dos alunos.
2. os avanços e as dificuldades de seus educandos.
3. o potencial e fracassos dos educandos.
4. os alunos mais inteligentes dos menos inteligentes.
5. rastrear os erros dos alunos e professores.

As tendências progressistas originaram-se na França, em 1968, e chegaram ao Brasil com a denominada Revolução Cultural, movimento que transformou a arte, a cultura e os costumes, que mesmo após meio século continuam atuais.
Sobre a pedagogia progressista, analise as afirmativas a seguir:
I. Na pedagogia progressista, enquanto concepção, a avaliação tem como propósito a inclusão e a qualidade da aprendizagem. Resulta, pois, em tendências que realizam uma análise crítica das realidades sociais, caracterizando as finalidades sociopolíticas da educação.
II. A pedagogia progressista busca formar sujeitos conscientes e ativos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para tanto, o ensino é focado na figura do professor, e o objeto é promover a construção do conhecimento acumulado historicamente para compreender sobre a realidade que se vive.
III. A pedagogia progressista se subdivide em: tendência liberal renova–progressista libertador, libertária e critico-social dos conteúdos.
1. Apenas as afirmativas I e II estão corretas
2. Apenas as afirmativas II e III estão corretas
3. Apenas a afirmativa III está correta
4. Apenas a afirmativa I está correta
5. As afirmativas I, II e III estão corretas

Uma das atitudes essenciais no trabalho do professor enquanto avaliador é a observação, por meio dela ele terá ao seu dispor elementos riquíssimos para proceder à avaliação da criança da Educação Infantil.
Com base neste contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente o papel do professor na Educação Infantil:
1. professor educacional infantil.
2. cuidador de crianças.
3. educador infanto-juvenil.
4. mediador da aprendizagem.
5. pré-alfabetizador infantil.

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
0,45/0,45
Atualmente, os teóricos e a maioria dos profissionais da educação já encaram a avaliação da aprendizagem como um processo pedagógico que deve refletir sobre o desempenho do educando nas diferentes áreas do conhecimento, e, portanto, relacionado aos objetivos da ação educativa, aos conteúdos, metodologia e outros. Assim sendo, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, em relação ao que se compreende hoje como avaliação da aprendizagem.
(__) Uma concepção correta de avaliação deve integrar, em diferentes momentos, os aspectos quantitativos e qualitativos.
(__) Utilização da avaliação como premiação aos “bons” alunos e penalidades aqueles considerados desinteressados e indisciplinados.
(__) O professor superestima a capacidade de aprendizagem dos educandos, por isso precisa aplicar avaliações e registros formais, devido à obrigatoriedade da burocracia mesmo.
(__) As avaliações não contribuem em nada, apenas prejudicam o desenvolvimento e a criatividade dos educandos.
(__) A avaliação deve orientar, se necessário, o redimensionamento do planejamento e a ação docente. A avaliação é muito mais do que apenas atribuir notas e conceitos aos educandos. Ela deve ser sinônimo de uma ação ética, democrática, comprometida com a construção do conhecimento e do desenvolvimento das capacidades e habilidades dos educandos.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, F, V, F
2. 
V, F, F, F, V
Resposta correta
3. 
V, F, V, V, F
4. 
V, V, F, V, V
5. 
V, V, V, V, F
2. Pergunta 2
0,45/0,45
A avaliação em Língua Portuguesa deve se valer muito da interação entre professor e educando, mas, fundamentalmente, deve utilizar técnicas e instrumentos avaliativos variados, que contemplem os objetivos propostos e as atividades diversificadas. Pensando nisso, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Para a avaliação da oralidade, o professor deve organizar atividades que propiciem a observação dos educandos em situações formais (debates, discussões, apresentações de trabalhos) e informais (conversas entre amigos, atividades recreativas, passeios, entre outros). Especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é importante avaliar a leitura oral, observando o nível de fluência que o educando apresenta.
Resposta correta
2. 
Na produção de textos, a avaliação não precisa necessariamente considerar aspectos estruturais e temáticos. Assim, as produções e suas reescritas não se tornam instrumentos efetivos de avaliação no aprendizado dos diferentes gêneros textuais.
3. 
Demonstrar compreensão do sentido global de textos lidos em voz alta não é necessariamente um critério de avaliação abordado pelos parâmetros curriculares.
4. 
No segundo ciclo, os estudantes não necessitam revisar os próprios textos com o objetivo de aprimorá-los.
5. 
A avaliação das atividades de interpretação de texto possibilitam verificar se o educando decodifica um texto. 
3. Pergunta 3
0,45/0,45
Segundo Santos, Stival e Withers (2015, p. 75): “A escola, enquanto instituição responsável pela educação escolarizada, desempenha importante papel no desenvolvimento de crianças e adolescentes, especialmente aqueles que frequentam a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Além da sistematização dos saberes, também é espaço de construção de novas amizades e de novas relações sociais, referências que também interferem no desenvolvimento humano”.
Considerando o texto, analise as afirmativas e posteriormente marque a resposta correta:
I. É papel da escola desenvolver um trabalho pedagógico que favoreça o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas dos estudantes, ou seja conhecimento por meio da percepção.
II. Crescimento e desenvolvimento são sinônimos. Nesse sentido, a escola deve trabalhar sobretudo com o desenvolvimento, visto que este está relacionado à aquisição de conhecimentos.
III. A aquisição de novas habilidades está relacionada tanto à faixa etária da criança quanto às interações vividas com outras pessoas que integram o grupo social em que a criança esteja inserida.
Assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas a afirmativa III está correta
2. 
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
3. 
As afirmativas I, II e III estão corretas
4. 
Apenas as afirmativas I e III estão corretas
Resposta correta
5. 
Apenas a afirmativa I está correta
4. Pergunta 4
0,45/0,45
Na leitura do Livro “Avaliação Educacional”, de Josiane Gonçalves et al., capítulo “Aspectos legais da avaliação no Brasil”, compreende-se que a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, LDB n. 9.394/96, não poderia deixar de se pronunciar sobre a avaliação, visto que é um direito do estudante ter avaliada a sua aprendizagem. Daí a importância da legislação assegurar a avaliação de cursos, instituições, procedimentos e professores, ou seja, é um processo amplo que se desenvolve nos diferentes níveis e etapas de ensino:
Analise as afirmativas e posteriormente assinale a resposta correta:
I. Educação Infantil, Ensino Fundamental.
II. Ensino Médio.
III. Ensino Superior.
Assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas a afirmativa III está correta
2. 
As afirmativas I, II e III estão corretas
Resposta correta
3. 
Apenas as afirmativas I e II estão corretas
4. 
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
5. 
Apenas a afirmativa I está correta
5. Pergunta 5
0,45/0,45
Vários pesquisadores passaram a se dedicar ao estudo de diferentes testes e às suas aplicações, ampliando a ideia de avaliação como instrumento de registro do comportamento das crianças, de definição de padrões de rendimento aceitáveis, segundo os quais os níveis de desempenho das crianças seriam considerados satisfatórios. A partir dos anos de 1970, Michael Scriven e Benjamin Bloom trazem a ideia de que a avaliação desempenha vários papéis, ainda que com um único objetivo, que é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
elucidar o rendimento do IDEB na escola avaliada.
2. 
demonstrar os alunos de ‘sucessos’ e os alunos ‘fracassos’ da escola.
3. 
ter dados precisos de como está a educação em diferentes escolas do município.
4. 
apontar o valor ou o mérito do “objeto” avaliado.
Resposta correta
5. 
apontar quais são os alunos que não precisam tanto da ajuda do professor.
6. Pergunta 6
0,45/0,45
De acordo com Hoffmann (2008, p. 17), A avaliação é a reflexão transformada em ação. Ação, essa que nos impulsiona a novas reflexões. Reflexão permanente do educador sobre sua realidade, e acompanhamento de todos os passos do educando na sua trajetória de construção do conhecimento. Segundo Hoffmann, a avaliação é:
I. Um processo excludente, através do qual educandos e educadores não aprendem sobre si mesmos e sobre a realidade escolar.
II. Um processo interativo, através do qual educandos e educadores aprendem sobre si mesmos e sobre a realidade escolar no ato próprio da avaliação.
III. Um processo inclusivo, através do qual educandos e educadores desconhecem sobre si mesmos e sobre a realidade escolar no ato próprio da avaliação.
Assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Nenhuma alternativa está correta
2. 
Apenas as alternativas I e II estão corretas
3. 
Apenas a alternativa II está correta
Resposta correta
4. 
Apenas a alternativa I está correta
5. 
Apenas a alternativa III está correta
7. Pergunta 7
0,45/0,45
O desenvolvimento pleno do sujeito depende do aprendizado que realiza no contexto social em que está inserido culturalmente, a partir da interação com outros sujeitos da sua espécie. Essa concepção considera que é o aprendizado que possibilita o despertar de processos internos do ser humano, ligando o desenvolvimento da pessoa à sua relação com o ambiente sociocultural em que vive e à sua situação de organismo que não se desenvolve plenamente sem suporte de outros sujeitos de sua espécie. Pensando nisso, deve-se avaliar o estudante...
Ocultar opções de resposta 
1. 
É necessário que o processo avaliativoesteja centrado na criança, dando encaminhamento à formação humana e plena de cada sujeito. Deve-se perceber que na Educação Infantil a avaliação se pauta basicamente pela observação e registro, em uma perspectiva de acompanhamento do processo de desenvolvimento infantil.
Resposta correta
2. 
O processo avaliativo não precisa estar centrado na criança, mas sim nas metodologias adotadas pelo professor ao avaliar.
3. 
O desenvolvimento pleno do sujeito depende do aprendizado que ele adquire unicamente na escola.
4. 
A avaliação não é um aspecto importante na aprendizagem da criança. O que ela aprende não precisa ser avaliado, mas sim compreendido.
5. 
O meio social onde o estudante está inserido não é algo relevante no processo de aprendizagem, tão pouco nos meios avaliativos adotados pelo professor.
8. Pergunta 8
0,45/0,45
“No acompanhamento da aprendizagem do educando, o professor deve conhecer os diferentes processos que envolvem a construção do conhecimento. Além dos aspectos relacionados ao trabalho pedagógico, é preciso considerar as etapas do desenvolvimento humano, e dessa forma evitar interpretações e ações equivocadas sobre os resultados de aprendizagem de seus educandos, pois cada indivíduo é único, com ritmos próprios de desenvolvimento e de aprendizagem” (GODOI, 2004, p. 37). Os ensinamentos de Piaget sobre o desenvolvimento humano resultaram na elaboração de quatro diferentes fases do desenvolvimento das crianças que exigem do indivíduo organizações mentais específicas e, consequentemente, caracterizam o crescimento. No contexto escolar, o professor é o principal observador do desenvolvimento dos educandos. Considerando estes apontamentos, o professor deve se utilizar dessas informações para diagnosticar:
Ocultar opções de resposta 
1. 
comportamento e as dificuldades de escrita dos alunos.
2. 
os avanços e as dificuldades de seus educandos.
Resposta correta
3. 
o potencial e fracassos dos educandos.
4. 
os alunos mais inteligentes dos menos inteligentes.
5. 
rastrear os erros dos alunos e professores.
9. Pergunta 9
0,45/0,45
As tendências progressistas originaram-se na França, em 1968, e chegaram ao Brasil com a denominada Revolução Cultural, movimento que transformou a arte, a cultura e os costumes, que mesmo após meio século continuam atuais. Sobre a pedagogia progressista, analise as afirmativas a seguir:
I. Na pedagogia progressista, enquanto concepção, a avaliação tem como propósito a inclusão e a qualidade da aprendizagem. Resulta, pois, em tendências que realizam uma análise crítica das realidades sociais, caracterizando as finalidades sociopolíticas da educação.
II. A pedagogia progressista busca formar sujeitos conscientes e ativos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para tanto, o ensino é focado na figura do professor, e o objeto é promover a construção do conhecimento acumulado historicamente para compreender sobre a realidade que se vive.
III. A pedagogia progressista se subdivide em: tendência liberal renova–progressista libertador, libertária e criticosocial dos conteúdos.
Assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas as afirmativas I e II estão corretas
2. 
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
3. 
Apenas a afirmativa III está correta
4. 
Apenas a afirmativa I está correta
Resposta correta
5. 
As afirmativas I, II e III estão corretas
10. Pergunta 10
0,45/0,45
Uma das atitudes essenciais no trabalho do professor enquanto avaliador é a observação, por meio dela ele terá ao seu dispor elementos riquíssimos para proceder à avaliação da criança da Educação Infantil. É necessário que ele aprimore essa atitude de observador para que possa perceber as diferentes etapas de desenvolvimento por meio das condutas e da evolução que essas crianças apresentam no dia a dia da creche ou da Educação Infantil. Com base neste contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente o papel do professor na Educação Infantil:
Ocultar opções de resposta 
1. 
professor educacional infantil.
2. 
cuidador de crianças.
3. 
educador infanto-juvenil.
4. 
mediador da aprendizagem.
Resposta correta
5. 
pré-alfabetizador infantil.

Mais conteúdos dessa disciplina