Buscar

Atividade Contextualizada - A ABORDAGEM BUROCRÁTICA DE MAX WEBER

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A ABORDAGEM BUROCRÁTICA DE MAX WEBER
Nome:
Matrícula:
Curso: Gestão de Recursos Humanos
Um dos pensadores mais influentes, fundador e defensor do que hoje é considerado a teoria sociológica clássica, Max Weber possui como objetivo o estudo das organizações, a sua estrutura e o seu desenvolvimento histórico-social. Sua noção de burocracia foi formulada em termos de elementos legais que surgiram no século XIX e foi originalmente concebida por juristas para designar funções administrativas públicas com normas, atributos específicos, áreas de competência claramente definidas e critérios para orientar a seleção de pessoal.
Um método semelhante à teoria de Max Weber foi usado nos tempos antigos. As pessoas também usam soluções burocráticas para organizar a relação entre o Estado e pessoas e entre as pessoas. No entanto, a burocracia que existe hoje tem origem nas mudanças religiosas pós-renascentistas. Max Weber afirmou que o sistema de produção moderno surgiu não da mudança tecnológica ou das relações de propriedade, como afirmou Karl Marx, mas de um novo conjunto de normas sociais morais, que ele chamou de "Ética Protestante".
Escritores e intelectuais se basearam nos fundamentos teóricos de Weber para formar uma teoria sólida que consolidou e refinou os mecanismos teóricos clássicos e as teorias românticas das relações humanas. Segundo Chiavaneto, "a burocracia é uma forma de organização humana baseada na razão, ou seja, o ajuste dos meios aos fins desejados de modo a garantir a maior eficiência possível na consecução desses fins". Na teoria burocrática, a autoridade é fortalecida. 
Weber fez muitas contribuições para o estudo de como as organizações organizam e implementam estilos de trabalho, processos e procedimentos administrativos para torná-los mais organizados. As principais características do modelo ideal de Weber para a burocracia são a previsibilidade das operações da empresa para garantir velocidade, integridade e organização para reduzir conflitos e disciplinar a liderança para garantir o sucesso organizacional e o escopo das tarefas metas definidas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MACHADO, Carina Teixeira da Costa. A burocracia weberiana e sua aplicabilidade na administração federal brasileira: os estudos de caso da década de 1970 e dos dias atuais. Revista Ensaios, v. 9, n. 1, p. 49-59, 2015. 
PROTETTI, Fernando Henrique. A burocracia na sociologia da dominação de Max Weber: contribuições à pesquisa educacional. Em Tese, v. 18, n. 01, p. 253-277, 2021. 
QUEIROZ, Robson Franco de. A burocracia na sociologia compreensiva de Max Weber. Revista de Iniciação Científica da FFC, v.4, n.1, p. 52-62, 2004.
CHIAVENATO, Idalberto - Administração nos novos tempos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 8º Reimpressão.
CHIAVENATO, Idalberto - Introdução à Teoria Geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

Continue navegando