Buscar

Questões Prova 01 -- HISTOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REVISÃO PARA PROVA TEÓRICA DE HISTOLOGIA
1- Com relação as características gerais dos tecidos epiteliais coloque V para verdadeiro e F para falso 
( ) O tecido é formado por 1 ou mais camadas de células fracamente aderidas, que recobre ou reveste as superfícies do corpo e forma as unidades funcionais das glândulas secretoras
( ) Os epitélios derivam da ectoderme, endoderme e mesoderme
( ) Os epitélios pluriestratificados possuem polaridade estrutural e funcional, apresentando dois domínios distintos na sua membrana plasmática: Domínio apical e Domínio baso-lateral
( ) A maioria das células epiteliais não se renova continuamente por mitose 
( ) Os epitélios não possuem um suprimento sanguíneo e linfático direto. Os nutrientes são transferidos por difusão e, dessa forma, devem apresentar muitas substancias intercelulares livres.
( ) Sobre a lâmina basal pode-se dizer que é constituída por integrinas que constituem a porção extracelular da própria célula epitelial e que se vai ligar a laminina e fibronectina e por uma camada de matriz extracelular em contato direto com a célula epitelial. 
2- Sobre as moléculas de adesão: Indique, na primeira coluna, quais são as moléculas de adesão que apresentam as características citadas na segunda coluna.
	
	Estabelece a ligação entre o citoesqueleto interno de uma célula e a face externa de outra, formando dímeros num padrão de alinhamento paralelo e mantendo um pequeno espaço intercelular entre elas.
	
	Se ligam a carboidratos e cada uma tem um domínio de reconhecimento especifico com afinidade de ligação para uma glicoproteína ou a um glicolipideo especifico. Participam no movimento dos leucócitos 
	
	Estabelece a ligação entre o citoesqueleto interno de uma célula e a matriz extracelular. São heterodimeros: subunidades alfa e beta. Que se liga a laminina e fibronectina.
	
	Interrompe a ligação reversível mediada pela integrina, apresentando um domínio que se liga competitivamente a ela e possui uma metaloprotease que degrada os componentes da matriz.
 
3- Sobre as junções celulares : indique, na primeira coluna, quais são as junções celulares que apresentam as características citadas na segunda coluna:
	
	Estão localizadas na região mais apical da célula do epitélio simples, fechando os espaços intercelulares de modo a que o conteúdo do lúmen não possa penetrar entre as células de revestimento. Cada junção uma faixa circunferencial em redor da célula. As membranas externas das células adjacentes estão parcialmente fundidas, devido a existência de um conjunto de proteínas que obturam o espaço.
	
	Estabelecem ligação célula-célula. São contituidas por microfilamentos de actina associados por intermédio da caderina. Forma uma faixa continua rodeando a célula e promovendo um reforço estrutural 
	
	Selam pontualmente as membranas formando uma ligação célula-célula. As glicoproteínas envolvidas são as caderinas 
	
	Funcionam como canais que permitem a passagem de moléculas de uma célula para a outra. Estes canais são constituídos por 2 conexões, formadas por conexinas, um de cada célula e permitem a passagem de Ca2+ e Camp
	
	Estruturas assimétricas que estabelecem a ligação célula-matriz, sendo que a glicoproteína envolvida é a integrina. Predominam na zona basal das células epiteliais 
	
	Apresentam as seguintes proteínas envolvidas: ocludina, claudina e complexo proteico ZO-1, ZO-2, ZO-3 e AF-6
4- Sobre o tecido epitelial glandular indique quais afirmações são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F)
	
	As glândulas originam-se a partir do crescimento e diferenciação de botões celulares existentes em epitélios de revestimento.
	
	As moléculas secretadas pelas glândulas endócrinas podem também atuar localmente, em células vizinhas ou mesmo na própria célula que as produziu. Estas vias de ação chamam-se autócrina e parócrina, respectivamente. 
	
	As glândulas exócrinas podem ser classificadas em: Cordonal-com as células dispostas em cordões que se anastomosam e que estão separados por inúmeros capilares (ex:suprarrenal,paratireoidea e hipófise) e Vesicular- composto por vesículas ou folículos fechados, de forma esférica, revestidas por células epiteliais secretoras achatadas ou cúbicas (ex: tireóidea)
	
	As glândulas endócrinas são constituídas por células epiteliais que se desenvolveram no seio do tecido conjuntivo e que perderam o contato com a superfície epitelial.
5- Sobre tecido conjuntivo indique quais afirmações são VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).
	
	O tecido conjuntivo tem origem mesodérmica e ectodérmica e fornece sustentação estrutural e metabólica para outros tecidos e órgãos
	
	Os tecidos conjuntivos são quase sempre vascularizados, mediando trocas metabólicas e de produtos de excreção entre os tecidos e o sistema circulatório. 
	
	Ao contrario das células epiteliais, as células do tecido conjuntivo estão amplamente separadas pelos componentes da MEC.
	
	A matriz extracelular dos tecidos conjuntivos contem sistemas fibrosos colágenos e elásticos, que lhe conferem elasticidade e resistência mecânica, respectivamente.
	
	A matriz extracelular apresenta complexos agregados moleculares localizados entre as fibras e as células, as quais permitem manter um ambiente hidratado e laxo, adequado para difusão de moléculas e migração celular facilitada.
6- Com relação aos tipos celulares do tecido conjuntivo: escreva na primeira coluna a célula correspondente às características listadas na segunda coluna.
	
	Célula fusiforme com núcleo elíptico, alongado na direção das fibras colágenas. Função: síntese e agrupamento das fibras elásticas e de colágeno, isto é, sintetizam proteoglicanos, glicoproteínas e moléculas precursoras de colágeno e elastina.
	
	Possui propriedades fagociticas. Derivam dos monócitos os quais se diferenciam no tecido conjuntivo; migram para os locais de inflamação atraídos por certos mediadores. 
	
	Tem origem em precursores celulares agranulares produzidos na medula óssea. Os grânulos possuem histamina, heparina e mediadores quimioterápicos (atraem neutrófilos e eosinófilos).
	
	Deriva da diferenciação de linfócitos B. Função: síntese e secreção de imunoglobulinas (glicoproteínas). 
	
	Funções: eliminação de fibras senescentes e de material da matriz extracelular; indicação da presença de antígenos aos linfócitos (resposta inflamatória e imunológica).
7- Com relação à matriz extracelular dos tecidos conjuntivos coloque V para afirmações verdadeiras e F para falsas.
	
	A MEC é uma associação de colágenos, glicoproteínas não colagenosas e proteoglicanos que circundam as células e as fibras do tecido conjuntivo e as células presentes contêm receptores para os constituintes da MEC (ex: integrinas).
	
	Os principais componentes da MEC são agregados de proteoglicanos, que são formados por: uma molécula axial de ácido hialurônico, proteínas do eixo aderidas à molécula de ácido hialurônico por intermédio de uma proteína de ligação e glicosaminoglicanos aderidos ao eixo proteico.
	
	A MEC pode ser degradada por metaloproteinases de matriz, uma família de proteases Zn-dependentes secretadas como zimogênios, ativos na MEC, sendo que esta degradação ocorre apenas em situações em que o tecido esta exposto às condições anormais ( infecções, partículas estranhas, ferimentos...)
	
	Os proteoglicanos têm elevada densidade de carga e, logo, pressão osmótica significativa, fazendo com que o tecido conjuntivo resista à compressão, em função da elevada capacidade hidrofílica destas moléculas.
8- Com relação ao tecido adiposo coloque V para afirmações verdadeiras e F para afirmações falsas:
	
	É um tecido de armazenamento de energia sob a forma de triglicerídeos, que provêm da dieta, da síntese no fígado e nos próprios adipócitos 
	
	É um tecido vascularizado que recebe seus nutrientes e gases da célula adjacente
	
	É responsável pela absorção de choques mecânicos, isolamento térmico do organismo e preenchimento de espaços entre tecidos adjacentes.
	
	O aumento do tecido adiposo ocorrefundamentalmente pela acumulação de lipídeos em células adiposas preexistentes e não por divisão dos adipócitos, sendo que a adipogênese ocorre nos estados pré e pós-natal, diminuído com a idade.
	
	O tecido adiposo unilocular tem a função termogênica (dissipação de energia sob a forma de calor, devido à presença de termogenina, proteína mitocondrial, que impede a utilização dos prótons para a síntese de ATP).

Outros materiais