Buscar

Em quais frentes o designer pode atuar hoje? (Atividade 1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade A1
Em quais frentes o designer pode atuar hoje?
O Design é uma atividade responsável pelo planejamento, criação e desenvolvimento de produtos e serviços. É uma área que busca procurar soluções criativas e inovadoras para atender as necessidades do cliente e da empresa de forma sintonizada com as demandas e oportunidades do mercado. Mas em quais frentes o designer atua hoje?
Antes de tudo o que significa Design? Para muitos, Design pode ser definido como criatividade ou habilidades técnicas. Segundo Cardoso (2008) a palavra surgiu do verbo latim designare, que significa designar, determinar ou até mesmo desenhar algo. Mas até hoje é um desafio encontra uma definição certa para a palavra.
Existem várias personalidades que podem ser eleitas como precursor do design, como Leonardo Da Vinci, por conta do seu legado na área da arte, Vitruvius, pela sua frase famosa (solidez, utilidade e beleza), e Giorgio Vazari, que diferenciou o desenho interno e o desenho externo. O rei Luiz XIV (apelidado de Rei Sol) também deixou o seu legado, as Manufaturas Reais, como a fabrica de Gobelins na França por volta de 1667. A idéia do rei era a seguinte, se tiver uma coisa bem organizada e uma pessoa que toque nesses projetos, poderia ter pessoas que não precisavam ser artesão, desenvolvendo a indústria que conhecemos hoje.
A indústria textil foi muito importante para a evolução do design ma indústria, e o início dela foi a mais proveitosa para o design. A principal idéia dos industriais foi era mecanizar a produção com máquinas industriais, reduzindo o numero de pessoas e colocando as máquinas para trabalhar. Charles Chaplin fez uma grande crítica a maquinização do ser humano com o filme “Tempos Modernos”. Outro fator importante de liga o design com a indústria foi a técnica criada por Michael Thonet de dobrar varas de madeira, algo que era bem complicado para a indústria de fabricação de cadeiras. Thonet cria um método de pegar uma vara de madeira, segura-la pelas duas pontas e jogar vapor d’água no centro, e conforme ele ia fazendo pressão ele conseguia fazer um tipo de arco com a vara. Esse método logo evoluiu para a dobra de tubos de metal, com a ajuda de escola de design alemã chamada Bauhaus, que aproveitou da técnica da indústria de aviões para a dobra de tubos de metais.
Hoje em dia a profissão está bem mais evoluída do que antigamente, agora jovens criativos que pretendem trabalhar em uma área para participar de projetos de diversos setores, existe o curso de design, que oferece várias oportunidades para o mercado. Algumas delas são:
- Design de Moda
Responsável por desenhar, desenvolver peças de vestuário, tendo como base as tendências da moda.
- Design Gráfico e Digital
Responsável pela criação de peças de comunicação visual para publicações de impressas, como jornais, revistas ou outros sites.
- Design de Produto
Responsável por projetar ou aprimorar melhorias em qualquer área, em forma de produtos.
- Design de Serviços
Encarregado de cuidar do relacionamento entre a empresa e o cliente, tendo como foco a satisfação do público.
- Design de Interiores
Focado para a composição e decoração em ambientes internos, como casas, escritórios ou espaços públicos.
- Design de Moveis
Responsável pelo desenvolvimento de moveis. Está ligado a arquitetura.
- Design de Animação
Responsável pelo desenvolvimento de animações analógicas e digitais, utilizando métodos 3D e 2D.
Essas são as principais áreas que uma pessoa com mente criativa pode atuar hoje em dia. Conhecendo cada uma delas melhor, os jovens poderão optar por escolher a área com que será a mais adequada para eles entrarem no mercado de trabalho.

Continue navegando